Arquitetura

Fique por dentro dos cuidados necessários para a construção da sua piscina 

construção de piscinas

Construção de piscina é algo que pode parecer fácil e simples mas requer muito cuidado, pois uma piscina mal construída pode ocasionar em diversos problemas futuros, fazendo com que seus domingos ensolarados sejam desperdiçados – tudo por conta da construção da piscina mal feita.

Uma construção de piscina mal planejada vai dar uma dor de cabeça que você nem imagina. Problemas como esgoto, tubos elétricos, pontos de serviço e até mesmo falta de água potável são alguns desses tormentos que você pode ter se não souber planejar bem uma piscina. 

Então, mãos à obra que vamos começar a ver quais são as melhores maneiras de planejar, valores e como finalizar uma ótima construção de piscina para valorizar a sua casa.

piscinas

 

Planejamento da construção

Nesse início da construção da piscina, você deve imaginar o que pensa para sua piscina, para que futuramente não tenha nenhum arrependimento. Agora vamos ver alguns pontos de extrema importância para seu planejamento na hora da construção piscina:

Local de construção da piscina

Quando você for pensar em um local para a construção da piscina, é importante saber em que lugar mais o sol aparece no seu terreno, pois ninguém quer pegar uma piscina sem um sol forte para aquecer, não é mesmo? É recomendável que você use a parte norte do imóvel para a construção da piscina, porque o sol é mais intenso desse lado, por conta do local em que ele nasce e assim fica por mais tempo visível para você aproveitar. 

É importante também saber se há muitos prédios em volta da sua casa ou muitas árvores, pois isso pode atrapalhar – e muito – a entrada dos raios solares na sua residência. No caso das árvores, tem um probleminha a mais, que são as folhas que caem dela durante os dias, isso pode gerar uma piscina suja, fazendo com que você tenha que limpá-la muitas vezes.

Estude o seu terreno

Nessa fase da construção da piscina, é importante contratar um especialista para analisar direito o seu terreno e ver se está nos conformes para a construção da piscina. Isso deve ser feito rapidamente, pois mostrará se o local é totalmente horizontal e estável para receber uma piscina.

Qual o tamanho e formato ideal para o seu terreno

Se você seguiu as dicas anteriores, agora é hora de decidir qual é a melhor piscina para o seu ambiente. Neste caso, é imprescindível você saber quem vai usar a piscina, pois se crianças forem utilizar, é importante ver uma profundidade adequada para elas. E depois disso, veja o modelo que deseja e o formato que melhor encaixa naquele seu espaço para iniciar a construção da piscina.

Orçamento disponível

O orçamento da construção da piscina deve ser a maior preocupação de todos que querem fazer a construção da piscina no lar, mas aqui vamos mencionar diversos tipos e valores para facilitar na sua escolha.

Piscina de alvenaria

Para começar a construção da piscina de alvenaria, devemos explicar o que é uma piscina de alvenaria, certo? Vamos lá, essa piscina é a mais clássica entre todas as construções, pois o processo dela é muito mais seguro e flexível para qualquer formato que o cliente desejar.

Nela são colocados muitos blocos estruturais para manter a sua sustentação. Como a construção da piscina de alvenaria é um projeto muito versátil é capaz de você escolher todas as curvas que sua piscina vai ter e isso dá um toque único ao ambiente. 

A alvenaria não se destaca apenas pela sua versatilidade nas formas, mas também pela sua durabilidade, que pode chegar a 30 anos se tiver uma manutenção regular e bons cuidados. O que pode prejudicar esse tempo de duração é a utilização errada de produtos de limpeza na piscina, então escolha direito os acessórios de limpeza de piscina.

O preço de uma piscina de alvenaria pode depender bastante do local, do projeto e da mão de obra, o valor calculado em média fica em 24 mil reais por 4x8m, mas é importante procurar um engenheiro ou arquiteto para ter uma dimensão muito mais esclarecedora dos valores.

Piscina de concreto

Outro modelo muito conhecido é a piscina de concreto, que tem uma durabilidade de 20 anos (um pouco menos que a de alvenaria), mas que exige menos manutenção. A construção de piscina de concreto é um projeto mais simples e mais direto que vai te proporcionar muita qualidade também, mas lembre-se de procurar um especialista para organizar a construção dela. 

O preço de uma piscina de concreto depende bastante de local para local, mas o valor calculado gira em torno de 30 mil reais.

3 cuidados que devem ser tomados antes de começar a construir sua piscina

1. Escavação

Para ter um melhor resultado na construção da piscina, é bom se atentar ao tamanho que vai ocorrer a escavação, pois ela não deve passar de 15m de profundidade.

2. Escoramento

E para evitar qualquer acidente, é recomendável o uso de tábuas de madeira para segurar a escavação. Pois isso vai facilitar demais o trabalho dos demais processos.

3. Drenagem

É muito importante haver uma leve queda de piso em direção ao ralo para que ocorra o escoamento da água, que é de extrema importância para sua piscina.  

Pense em tudo isso antes de construir, pois é essencial saber onde cada coisa vai ficar na obra.

Importância do acabamento final

Pense no melhor acabamento para a sua piscina:

Azulejo

O revestimento de azulejo é o mais utilizado por ter um processo mais simples, ter o preço mais acessível do que outros e uma aplicação muito semelhante à feita em banheiros. Com um pouco de imaginação, é possível fazer com que ele seja bem destacado na sua piscina.

Pastilhas

As pastilhas vão dar um toque muito mais refinado à sua piscina, pois elas são únicas e possuem um nível de cuidado gigantesco na hora da sua aplicação. Com seus pequenos pedaços, elas dão um toque necessário no fundo e nas paredes das piscinas

Construção de piscina não é algo fácil, não né? Então, para isso, existe o Amigo Construtor, que vai te auxiliar nessa tarefa com serviços e cursos para que você não tenha mais problemas com a piscina. Acesse o site e tire as suas dúvidas com o Amigo Construtor!

 

Assuntos relacionados:
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Arquitetura