Grandes Construções

Grandes Construções: conheça o Edifício Millennium Palace

Millennium Palace

Inaugurado em 2014 pela FG Empreendimentos na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, o Edifício Millennium Palace, com mais de 177 metros de altura arquitetônica e 46 andares acima do solo, foi considerado, até 2018, um dos prédios mais altos do Brasil.
Apesar de não obter mais este título, o Millennium Palace é uma grande construção não apenas por sua altura, mas também por ser um dos edifícios residenciais mais luxuosos que se pode encontrar no Brasil.
Localizado na Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, orla praiana da cidade catarinense, o condomínio Millennium Palace, com sua arquitetura no estilo clássico e um pé direito triplo, além de propor luxo e sofisticação aos seus proprietários, está de frente para o mar, permitindo uma visão infinita e permanente de toda a orla da praia, tornando o empreendimento grandioso e valorizando ainda mais o endereço.
Os apartamentos, distribuídos em uma unidade por andar, contam com mais de 313 m² de área útil, com um pé direito de 3,5 metros, 4 suítes. O destaque é para a suíte principal, que conta com hidromassagem panorâmica, closet, sala de banho e uma maravilhosa vista para o mar, além de 5 banheiros, piscina com borda infinita e acabamentos que vão do mármore à granitos e mosaicos.
Mas todo esse luxo tem um custo. Um alto custo. Os valores atualizados em dezembro de 2020, apontavam apartamentos à venda por cerca de R$ 16 milhões.
O Edifício Millennium Palace começou a ser erguido em 2010, gerando, ao longo dos 4 anos de obra, cerca de 600 empregos diretos e indiretos nas fases de fundação, estrutura e acabamento.

Planta de Apartamento no Millenium Palace – Crédito: FG Empreendimentos

Ventos fazem o prédio balançar

O edifício ficou ainda mais famoso em janeiro de 2018, depois que um vídeo viralizou na internet mostrando a piscina de um dos apartamentos transbordando devido ao balanço do prédio. Na ocasião, uma grande tempestade atingiu a cidade de Balneário Camboriú, com ventos de até 90 km/h, fazendo toda a estrutura predial balançar. Para muitos, o vídeo causou uma grande preocupação. Será que a altura do prédio oferecia um risco de desabamento?

O vídeo é impressionante, mas você sabia que esse balanço é normal?
Depois da tempestade, o Millennium Palace passou por uma vistoria que constatou que estava tudo em ordem. Além disso, diversos arquitetos foram ouvidos pela imprensa e disseram que oscilações como essa são normais e, inclusive, esperadas, mas não causam danos à estrutura. Claro que sempre que estiverem dentro de limites especificados em normas técnicas e previstas no projeto do edifício. Geralmente, essas oscilações passam despercebidas pelos moradores, mas elementos móveis, como a piscina desse apartamento, podem tornar esse balanço mais evidente.

Edifício Millennium Palace, em Balneário Camboriú
Divulgação

Título ameaçado

Ainda que Edifício Millennium Palace não seja mais o empreendimento mais alto do país, ainda pode ser considerado o maior da cidade de Balneário Camboriú. Pelo menos, até 2022.
Sua fama despertou concorrentes, além de servir como referência para pelo menos outras cinco grandes construções na mesma cidade, que prometem disputar com muito ferro e cimento esse título, que deve ter novo dono em 2022, quando serão entregues as obras.
São eles: o edifício Epic Tower, com 190 metros e 50 andares acima do solo; Infinity Coast, com 234,7 metros e 69 andares; duas torres do Yachthouse Residence Club, com 274 metros e 81 andares cada uma e, por último, a One Tower, com 280 metros e 70 andares.
Gostou de saber mais sobre o Edifício Millennium Palace? Então não deixe de conhecer também outras Grandes Construções do mundo da engenharia. Acesse agora mesmo e compartilhe em suas redes sociais.
Até a próxima!
Fontes: Revista Grandes Construções, Construtora FG Empreendimentos e Agências de Notícias.

Assuntos relacionados: , , ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?

E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Grandes Construções