Grandes Construções

Grandes Construções: conheça o One World Trade Center, em Nova York

O One World Trade Center, localizado em Nova York, nos EUA, é o maior edifício de todo o hemisfério ocidental e figura entre as construções mais altas de todo o planeta, na sexta posição. Com 541 metros, o edifício foi construído no mesmo local onde ficavam as Torres Gêmeas, destruídas por um atentado no ano de 2001, e é considerado um símbolo de resiliência à memória de todas as vítimas do ocorrido.

Logo após os ataques, ocorreram longos debates para definir o melhor uso para o espaço. Após os projetos iniciais, as obras para a construção do novo One World Trade Center se iniciaram em 2006 e envolveram mais de 10 mil construtores durante os anos seguintes, até a derradeira inauguração, em novembro de 2014.

O edifício foi construído sobre uma base de concreto de 57 metros de altura, revestida por lâminas de vidro, desenvolvida para suportar o peso da torre. Tal fundação faz com que o restante do prédio necessite de poucas colunas estruturais, o que permite espaços mais amplos nos 104 andares que acomoda. A partir da base, a estrutura segue um padrão de afunilamento, sendo mais estreita à medida que se aproxima do topo.

Excelência ambiental

Com um design baseado em vidros laminados triplos e aço inoxidável, o One World Trade Center se destaca pela sustentabilidade. O edifício foi projetado para captar o máximo de iluminação solar, utilizando também da energia térmica para auxiliar na aclimatação da parte interna. Além disso, 95% do aço utilizado na construção é oriundo de reciclagem, enquanto o concreto aplicado recebeu adição de subprodutos industriais, reduzindo o impacto ambiental.

O edifício também recicla e reaproveita cerca de 80% dos resíduos gerados na torre. Por todas essas características, a torre obteve o selo GOLD da certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design – Liderança em Energia e Design Ambiental, em português), o nível mais alto entre os possíveis.

Guias de bolso

Uso do edifício

Dos 104 andares, 69 são ocupados por escritórios comerciais, mas também estão presentes na torre salas de conferência e eventos, restaurantes e até um observatório, que já recebeu mais de 10 milhões de turistas desde sua inauguração. O observatório ainda conta com um elevador exclusivo, que percorre os 102 andares da subida em apenas 47 segundos, uma cafeteria e um restaurante, com o visual panorâmico da cidade.

Gostou de aprender mais sobre o One World Trade Center? Então confira também outras Grandes Construções do Brasil e do mundo!

Assuntos relacionados: , ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?

E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Grandes Construções