Grandes Construções

Grandes construções: conheça o Taipei 101 

Taipei 101

O Taipei 101, localizado em Taiwan, é maior “edifício verde” do mundo, contando com 101 andares. A referência a um prédio amigo do meio ambiente não é à toa: em 2011, o Taipei 101 foi premiado com a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) na categoria platina, o maior entre todos os selos de construção sustentável.

Construído entre 1999 e 2003, o edifício foi considerado o maior do mundo, com 508,2 metros, desde sua inauguração até 2010, quando foi superado pelo Burj Khalifa, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

tipos de box

Na parte externa, o prédio conta com uma fachada em vidros azulados com filtro UV, o que reduz em 50% a influência da temperatura externa na parte interna. Também é possível observar painéis de alumínio em ângulo parcialmente inclinado. Isso ajuda o edifício a ter alta resistência contra terremotos de até 7 graus na Escala Richter e contra tufões com ventos de mais de 216 km/h, que constantemente atingem a região.

Taipei 101

 

Sustentabilidade

Em um ambicioso projeto em parceria com a Siemens Building Technologies, o Taipei 101 foi modernizado em 2011 para atender às mais modernas exigências sustentáveis. O Sistema de Monitoramento e Controle de Energia controla o processo de resfriamento do edifício. Isso gerou uma economia anual de 2,995 toneladas em emissões de CO2 provenientes do uso de eletricidade, gás e óleo.

Além disso, os aparelhos de ar-condicionado do local monitoram a quantidade de CO2 dos ambientes, expelindo o excedente para manter um nível máximo de 600 partes por milhão no ar de toda a parte interna. A efeito de comparação, a média para o ar livre de Taiwan é de 1000 partes por milhão.

Taiwan

Estrutura

Para sustentar o prédio contra todas as intempéries que poderiam colocar a estrutura projetada pelo arquiteto local C. Y. Lee em risco, foi instalado um amortecedor de massa, de uso pioneiro à época, que funciona como um pêndulo. O sistema é formado por uma bola, com 5,5 metros de diâmetro e 660 toneladas, presa por cabos de aço. Conforme a construção balança, o amortecedor ajuda o prédio a manter seu centro de equilíbrio.

amortecedor do Taipei 101

Ao todo, o edifício conta com 101 andares acima da terra, além de cinco andares subterrâneos. Uma curiosidade interessante é que o Taipei 101 não tem o 44º andar, por uma tradicional superstição asiática que transfere uma conotação negativa ao número. Em seu lugar, está o andar 43, enquanto o anterior foi batizado como 42A.

Rede do Amigo Construtor

Visitantes

O Taipei 101 é um dos principais pontos turísticos de Taiwan e conta com um observatório panorâmico entre os andares 88 e 89. Além disso, no local é possível ver o amortecedor em funcionamento, em um mirante interno revestido por vidros. Quem quer visitar o local paga cerca de 20 dólares na entrada e pode utilizar um dos elevadores de alta velocidade, que chegam a ultrapassar os 60 km/h, para acessar o andar correto.

observatório do Taipei 101

A maioria dos andares do prédio são preenchidos por escritórios. No entanto, além disso, o edifício ainda abriga diversos restaurantes, bares e até um shopping center.

shopping center dentro do edifício

Gostou de conhecer melhor o Taipei 101? Então confira outros textos da série Grandes Construções, exclusiva do Amigo Construtor!

Assuntos relacionados:
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Grandes Construções