Bricolagem

Rodapé de madeira: instale em apenas 5 passos 

blank

Você já deve ter ouvido falar em rodapé de madeira, não é mesmo? É uma prática muito comum para proteger as paredes de arranhões. Além disso, esconde as junções com o chão e também pode ser um excelente jeito de decorar a casa.

O lado bom é que você pode optar por diversos modelos de rodapé para o projeto. Porém, é sempre bom ter em mente as especificidades de cada um.

O rodapé de madeira, por exemplo, é muito utilizado, porque possui uma resistência muito alta a impactos e, portanto, tem uma durabilidade maior. A facilidade para limpar é outro ponto positivo deste material para o rodapé.

Porém, uma das maiores vantagens da madeira é a sua instalação que é simples. Confira o passo a passo e inclua no projeto da sua casa!

1. Meça o cômodo

blank

É muito importante ter as medidas exatas de onde o rodapé de madeira será instalado. Para além de criar uma noção espacial, você conseguirá saber o quanto de madeira precisa comprar para realizar a instalação.

Além disso, é recomendável comprar sempre um pouco a mais de madeira, pois você pode usar essa quantidade extra para corrigir erros ou rachaduras.

2. Corte a madeira

blank

Agora que você tem as medidas, corte a madeira conforme as anotações.

Assim, você evita erros de cortes sobressalentes e com falta de encaixe. Para isso, faça sempre cortes que obedecem ao ângulo de 45º.

3. Marque os pontos de fixação

rodapé de madeira

Para este passo você precisa apenas de um lápis para marcar os pontos onde o rodapé de madeira será fixado.

Para ter um padrão de instalação e evitar que um lado fique mais frágil que o outro, é sempre bom deixar um espaço entre cada ponto de mais ou menos 50cm.   

4. Fixe

rodapé de madeira

Para fixar, há três opções que podem ser utilizadas: pregos e martelo, pregos e punção e furadeira e parafusos.

Para usar pregos e martelo, é preciso certificar de que o preço passe de um lado para o outro, batendo com firmeza na madeira.

Já na punção, esconda os pregos dentro da madeira.

Com a furadeira é preciso escolher uma broca específica para escariação, fazendo com que o parafuso entre o mais dentro possível da madeira.

Agora que você optou pela sua fixação, antes de iniciar bata bem de leve com o martelo nos pregos ou parafusos para marcar a parede. Agora é maior à obra!

5. Faça o acabamento

rodapé de madeira

Para ter um fixação firme e segura, termine passando uma camada de cola na parte superior interna do rodapé de madeira. Deste jeito, ele terão uma aderência maior.

Feito isso, você pode esconder os pregos ou parafusos com uma massa para madeira ou pequenas tampas de madeira.

Por fim, finalize envernizando ou pintando o seu rodapé da forma como quiser.

É um procedimento super simples e que faz toda a diferença para o ambiente.

Gostou do passo a passo? Siga o Amigo Construtor, porque há várias dicas de levar os ambientes da sua casa ao máximo potencial.

Assuntos relacionados: , , ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Bricolagem