Paisagismo

Parede verde: aprenda como fazer um jardim vertical

Jardim vertical em parede de cimento

Se você acha que não tem espaço para plantas dentro de casa, ter um jardim vertical pode ser a solução. Também conhecidos como paredes verdes, os jardins verticais são uma intervenção de paisagismo que permite cobrir paredes internas ou externas com plantas, trazendo mais verde mesmo para áreas urbanas e ambientes pequenos.

Existem diversas formas de fazer o seu jardim vertical, como você pode ver no vídeo abaixo. Mas a técnica da parede verde, que não deixa nenhuma parte do concreto aparecendo, exige algumas técnicas e alguns cuidados. Confira como fazer a sua!

Como fazer um jardim vertical ou parede verde

Materiais

1 galão de tinta asfáltica
1 galão de esmalte sintético Preto Brilhante
8 buchas
8 parafusos gancho
1 tela de aço reforçada de 15x15cm
10 abraçadeiras plásticas
1 lata de tinta spray Preto Brilhante
1 rolo de arame
Plantas pendentes em cuia 21 preta
Furadeira
Broca para concreto (ou o material da sua parede)
Alicate de corte
Chave Philips
Tesoura
Regador

Como se faz

1. Prepare e impermeabilize a parede
O primeiro passo para fazer o seu jardim vertical é impermeabilizar a parede. Mesmo que sua parede verde seja interna, esse passo é necessário pois as plantas precisarão ser regadas com certa frequência. 

[IMAGEM DE PAREDE SENDO PINTADA DE PRETO]

2. Pinte a tela de aço 
Enquanto a tinta asfáltica seca, você pode pintar a tela de aço, que também pode ser chamada de malha pop, com esmalte sintético. Assim, a tela irá se fundir com a cor da parede.
[IMAGEM DA PAREDE PRETA COM A TELA POR CIMA, EXEMPLO ABAIXO]

3. Marque os furos e instale os ganchos
Depois que a parede e a tela estiverem secas, é hora de marcar a posição dos oito ganchos. Eles devem ser espaçados de forma que toda a tela fique bem firme. Feito isso, instale as brocas e os parafusos ganchos na parede. Uma chave de fenda pode tornar esse trabalho mais fácil.

Para finalizar essa etapa, use as abraçadeiras plásticas para prender os ganchos na tela, deixando-a bem firme. Depois, corte o excesso das abraçadeiras e use a tinta spray para pintar os ganchos. Assim, você terá um acabamento impecável.

4. Encaixe os arames nos vasos
Para prender os vasos à tela, você precisará encaixar os arames nos furos que já vêm nos vasos. Para isso, corte pedaços de cerca de 15 centímetros e encaixe dois em cada vaso (um em cada furo) como na imagem abaixo.

5. Prenda os vasos à tela
Agora é a melhor parte: pendure e prenda as plantas na tela, intercalando-as ao seu gosto, mas deixando um espaço de 15 cm entre uma e outra. E está pronto o seu jardim vertical! 
Parede verde e cimento queimado

Onde instalar a minha parede verde?

A maior vantagem dos jardins verticais é que eles podem ser instalados em qualquer ambiente. Pode ser dentro de casa, seja na sala, cozinha ou até no banheiro, e em ambientes externos, inclusive em fachadas completas. 
Porém, é preciso que seja sobre uma estrutura vertical que você tenha certeza que suporte esse jardim. Lembre-se de que depois que colocadas as plantas, elas farão volume e um certo peso sobre a parede.

Quais plantas podem ser usadas em um jardim vertical?

O jardim vertical também pode receber os mais diversos tipos de plantas. Então a escolha vai do seu gosto e do local onde ela vai ser colocada. 

Para qualquer tipo de jardim, é necessário analisar a quantidade de sol que o ambiente proporciona e as intempéries, caso esteja em um ambiente externo. 

Marantas
As marantas crescem até um metro de altura, não precisam de luz solar e são muito resistentes.

Por exemplo: se você fará seu jardim vertical dentro de casa, você deve escolher uma planta que não tenha muita necessidade de luz natural, como a calathea ou a espada de São Jorge. Mas se a parede verde receberá muita luz solar, aposte em plantas mais resistentes como jibóia, flor-canhota ou colar-de-pérolas.

Manutenção de um jardim vertical

Como qualquer jardim, uma parede verde precisa de alguns cuidados, que vão depender do tipo (ou dos tipos) de planta que você escolher.
Mas é preciso ficar atento ao excesso de água. Além de fazer mal às plantas, o acúmulo de água pode atrair insetos, como o mosquito da dengue, e danificar a casa.
Por isso, em alguns casos, é interessante utilizar um sistema de drenagem, semelhante ao utilizado em fontes. Mas se você não tem como investir em um desses, você pode apenas irrigar um um regador e fazer a manutenção regularmente, secando o excesso de água dos vasos. 
Agora que você já sabe como fazer um jardim vertical, mãos à obra! E não se esqueça de mostrar para a gente como ficou. Confira também mais imagens no nosso Pinterest para você se inspirar.

Fontes: Leroy Merlin, A Arquiteta e agências de notícias
Imagens: Pinterest

Assuntos relacionados: , , ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?

E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Paisagismo