Cuidados com a Casa

Confira as nossas dicas de limpeza pós-obra 

limpeza pós-obra

O momento mais esperado pelos proprietários após todas as etapas da construção é finalmente ver a sua casa pronta para morar.  Mesmo que durante a execução da sua construção os operários deixem o materiais e entulhos soltos. Para isso, é fundamental uma boa limpeza pós-obra.

Existem cidades em que há estações para descarte de entulho que seguem rigorosamente as legislações federais sobre o assunto. Portanto, fique atento ao que é exigido pela lei da sua cidade para livrar-se corretamente dos resíduos.

blank

Proteja móveis e ambientes que não fazem parte da obra

O primeiro passo para evitar a sujeira é cobrir adequadamente os móveis e ambientes da casa que não fazem parte da obra. Isso poupa uma grande quantidade de trabalho posterior, acredite!

Não deixe o entulho se acumular

Apesar de ser difícil de deixar a sua obra sempre limpa, uma das técnicas mais eficazes para ajudar na limpeza pós-obra é fazer pequenas faxinas durante a construção. Retire o material excedente com certa frequência, diariamente, por exemplo, para que você tenha menos trabalho ao final do serviço. Isso também vale para aumentar a segurança do seu canteiro, já que menos entulho no local significa menos risco de tropeçar e cair, por exemplo.

Comece pela sujeira pesada

A sujeira mais pesada, ou seja, os entulhos maiores, devem ser os primeiros a serem retirados na sua limpeza pós-obra. Não adianta se preocupar com poeira e pequenos detritos até que todo o material pesado esteja fora da sua obra, já que eles acabam soltando pó e sujeira na própria movimentação de retirada.

Elimine todos os pós da construção

Depois que todo o entulho for recolhido, chegou a hora de tirar o pó da construção. Alguns materiais, como gesso, acabam gerando uma poeira fina, que se espalha por toda a casa. Por isso, é importante limpar, não apenas o cômodo construído ou reformado, mas também os demais ambientes da casa.

Utilize os produtos corretos

É fundamental utilizar os produtos de limpeza corretos, não apenas para uma retirada eficiente de toda a sujeira, mas também para evitar danificar a casa de seu cliente. Os porcelanatos, por exemplo, precisam ser limpos apenas com água e detergente neutro, pois têm a superfície mais delicada. Já os rejuntes podem ser limpos com itens caseiros, como vinagre branco ou bicarbonato de sódio.

blank

Os vidros, por sua vez, podem receber produtos específicos, como limpa-vidros. Para respingos de tinta, o ideal é utilizar os solventes recomendados pelo fabricante do produto.

Gostou das nossas dicas para uma limpeza pós-obra eficaz? Então confira também algumas dicas para um canteiro de obras mais sustentável!

Fonte: Triider

Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Cuidados com a Casa