Mercado

Como ser um bom profissional da obra: 5 habilidades importantes à profissão

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
Profissional da construção

Hoje a exigência das empresas de construção, empreiteiros e dos contratantes é muito grande. Esse contexto faz com que alguns profissionais da obra tenham certas dificuldades para conseguir uma vaga.

Então, vencer a concorrência e as dificuldades é muito importante para que os profissionais da construção busquem se qualificar e trabalhar com muito capricho, garantindo a satisfação de todo e qualquer contratante.

Para ajudá-lo, separamos 5 habilidades importantes para você ser um profissional que se destaque diante os demais profissionais. Confira!

  1. Pontualidade

Essa é uma característica essencial para todo profissional da construção civil e deve ser demonstrada logo no primeiro contato, ou seja, na entrevista de emprego. Ser pontual é uma habilidade que todo empregador considera fundamental, visto que constantes atrasos podem até mesmo comprometer o prazo de entrega da obra.

Portanto, em qualquer entrevista e reunião o profissional deve se atentar para chegar na hora certa e portar-se bem diante do provável contratante.

Outro ponto que vale ser citado é que para o profissional se destacar, ele deve ser pontual em todos os compromissos e, principalmente, na hora do trabalho.

  1. Organização

Todo empreendedor ou gerente de obra deseja sempre manter a organização do canteiro de obras. Por isso, é muito importante ser bastante atencioso e manter o ambiente devidamente em ordem.

Além disso, após utilizar as ferramentas, elas devem ser limpas e guardadas no local correto — caixas de ferramentas ou na ferramentaria da obra. Já as sobras de materiais, as embalagens e outros resíduos, devem ser devidamente separados e jogados no lixo.

É importante lembrar que para ser um bom profissional vai muito além de apenas realizar um excelente trabalho, é ter organização e portar-se corretamente no canteiro de obras.

  1. Educação

Toda pessoa gosta de ser tratada com educação e ser respeitada, correto? Sendo assim, todo profissional precisa manter uma boa postura no serviço e ser respeitoso com os demais trabalhadores. Essa é uma qualidade valorizada não apenas no ambiente de trabalho, mas em todo e qualquer lugar.

  1. Capricho

A qualidade do trabalho é um dos detalhes mais bem-vistos pelos responsáveis da obra. Por esse motivo, todos esperam que os profissionais da construção prestem um serviço de excelência e entreguem as tarefas com qualidade.

Desse modo, para que um trabalhador consiga se destacar no mercado e possuir boas referências, é muito importante que ele mantenha o capricho nas obras e satisfaça o contratante. Em outras palavras, é fundamental realizar todos os trabalhos com atenção e entregar a obra com alto padrão de qualidade.

  1. Saber ouvir críticas

Por último, é fundamental que toda pessoa saiba receber conselhos e ouvir críticas. Isso permite que o trabalhador entenda quais são os detalhes e maneiras de agir que devem ser mudadas ou aperfeiçoadas. É o que permite que o funcionário da construção civil seja um profissional melhor a cada dia.

Não existe uma receita que mostre detalhadamente como ser um bom profissional da obra. O importante é saber como se portar, não ter problemas em se relacionar com outras pessoas. Enfim, fazer tudo com excelência e saber escutar as críticas, para melhorar sempre os serviços realizados.

Gostou das nossas dicas? Agora leia o nosso artigo sobre as 5 melhores dicas para conseguir trabalho em obras e veja como ele pode fazer a diferença na sua vida!

Tags:, , ,
dicas para economizar na obra

Construção barata: 4 dicas para economizar dinheiro na sua obra

Amigo Construtor Ensina
dicas natal

Faça você mesmo: Dicas de Decoração de Natal

Como se faz