Mercado

Como aprimorar a carreira de pedreiro gastando pouco?

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
carreira de pedreiro

Crescer na carreira de pedreiro não é moleza: é preciso trabalhar duro para construir uma boa reputação, conseguir bons serviços e ter o seu ofício valorizado. Mais que isso, o profissional também deve investir naquilo que é o mais importante para o seu sucesso: a sua formação.

Para se desenvolver na área de construção, o pedreiro nunca pode parar de estudar. E hoje, com as possibilidades oferecidas pela internet, é possível aprender muita coisa de graça ou por preços que cabem no bolso.

Aprenda com o YouTube

O YouTube é hoje uma excelente fonte de conhecimento, se for bem utilizado. Como qualquer um pode postar um vídeo ensinando algum detalhe sobre uma técnica de construção, existem boas e más lições no site.

Portanto, vale a pena sempre assistir mais de um vídeo sobre um mesmo tema e selecionar com cuidado, assinando os canais de alto nível e salvando os melhores conteúdos em listas de reprodução para facilitar consultas posteriores.

Acompanhe blogs de construção

Outra forma de aprender de graça na internet é com os blogs de construção civil e de outros pedreiros que também passam dicas valiosas sobre a profissão. Naturalmente, não podemos deixar de citar o Amigo Construtor.

Com muito material para quem pretende crescer na carreira de pedreiro, o blog é uma excelente referência, mas não fique restrito apenas a ele: busque por outras páginas e adote o costume de ler um pouco sobre a profissão todos os dias.

Pesquise por cursos online

Além dos aprendizados gratuitos, também é possível encontrar cursos online remotos que ensinam técnicas específicas e com mais detalhamento. Em alguns deles, é possível, inclusive, interagir e tirar dúvidas com o instrutor — e sempre é uma boa ouvir e ser ouvido por quem sabe mais.

Esses cursos normalmente são pagos, mas não são caros. A dica aqui é pesquisar por bons cursos e se inscrever apenas naqueles que tiverem recomendações favoráveis.

Forme grupos de estudo com outros pedreiros

Uma das melhores formas de aprender é com outras pessoas, compartilhando dúvidas e lições. Por isso, não deixe a ideia de concorrência atrapalhar seu desenvolvimento e tome a iniciativa de formar grupos de estudos com colegas de profissão.

Marque encontros periódicos com temas pré-definidos e reúna uma turma boa de serviço para que todos possam evoluir juntos. Além de ajudar no aprendizado, essa pequena comunidade também pode ser boa para conseguir clientes: se um colega não consegue pegar um serviço porque já está em outro, por exemplo, tem a opção de indicar um parceiro do grupo.

Faça cursos rápidos no Senai e Sebrae

Além de oferecerem cursos técnicos de alta qualidade na área de construção, o Senai e Sebrae também costumam realizar formações rápidas e oficinas práticas de tempos em tempos.

Diferentemente dos cursos técnicos que são completos e bem mais extensos, esses workshops raramente duram mais de dois dias e têm um preço bem em conta, sendo que, em alguns casos, podem ser até gratuitos.

Enquanto no Senai as oficinas envolvem temas práticos como interpretação de projetos, hidráulica, segurança no trabalho e outros, no Sebrae os assuntos geralmente são empreendedorismo, administração e finanças, que também são importantes para o pedreiro crescer como profissional.

A dica aqui é pesquisar pelos cursos disponíveis no Senai e Sebrae da sua região e ficar por dentro do calendário deles.

Já sabe como desenvolver sua carreira de pedreiro gastando pouco? Ótimo! Aproveite o embalo e aprenda a fazer um currículo para impressionar qualquer um!

Tags:, , , ,
infiltração na parede

Infiltração na parede: descubra quais são as causas e os impactos

Amigo Construtor Ensina
lista de materiais

Como fazer uma lista de materiais adequados para a obra?

Amigo Construtor Ensina