Mercado

Como fazer um currículo de pedreiro e impressionar o contratante?

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
currículo de pedreiro

O currículo é o contato inicial entre o trabalhador e a empresa. Ali estará a descrição de toda sua experiência e suas qualificações, garantindo sua continuidade no processo seletivo de contratação.

Muitos profissionais ainda se perguntam como fazer um currículo. Estamos aqui para auxiliá-lo nessa tarefa. Confira!

Qual a importância do currículo?

O currículo é peça fundamental para o trabalhador e para a empresa contratante. Nele, você destacará de maneira clara e objetiva informações sobre sua trajetória profissional como pedreiro e todo seu potencial. Por isso, investir algum tempo para fazer seu currículo vale a pena e traz retorno.

Antes de escrever seu currículo, é importante refletir sobre sua carreira profissional e se planejar. Para isso, dois pontos precisam ser previamente anotados e bem definidos.

Qual área deseja atuar?

Essa definição o ajudará a selecionar quais são as informações mais relevantes para colocar no currículo. Por exemplo, se você deseja a área de construções, é importante focar apenas nas informações relacionadas a essa área. Outros tipos de trabalho não acrescentam na análise do currículo.

Quais são suas qualificações e experiências?

Pedreiros costumam ter grande experiência em construção. É claro que essa característica é muito positiva, mas descrever todas as informações pode ser cansativo para você e para o recrutador. Então, selecione os dados mais importantes. Essa etapa auxilia na organização das suas ideias.

Qual a formatação do currículo?

Ao escrever um currículo, há certas formatações tradicionais que devem ser mantidas. Assim, você evita uma bagunça visual que pode atrapalhar no momento da leitura. Ou seja, quanto mais limpo visualmente, melhor.

As margens devem ser fixas e as fontes mais recomendadas são Times New Roman ou Arial, tamanho 12 e espaçamento normal ou 1,5. Se houver algo que você deseja destacar, opte pelo negrito ou itálico. Quando pronto, salve o documento também em PDF, para não perder a formatação original.

Qual a estrutura do currículo?

Um currículo deve ser claro e objetivo. Portanto, é melhor apresentar no máximo três páginas, sendo duas o ideal. Assim, você poderá transmitir experiência e resultado sem rodeios e sem deixar informações essenciais de lado.

Seu currículo não pode ser feito rapidamente. Você precisa pensar e rascunhar. Veja a seguir os dados que não podem faltar.

Dados pessoais

É preciso constar nome completo, data de nascimento, endereço, cidade, estado civil, LinkedIn e informações para contato, como telefone e e-mail.

Objetivos

Nessa etapa, você comunicará sua área de atuação, como “construção civil”. Não escreva especificamente o cargo que você deseja atuar, como “pedreiro”. Isso poderá limitar suas opções.

Formação

Seja objetivo ao escrever sua formação e sua capacitação profissional. Use a ordem cronológica, do mais recente para o mais antigo. Descreva o nome do curso, da instituição e a data de conclusão.

Qualificações

Essa é a parte que exige um cuidado maior. Escolha aquelas qualificações que resumam seu potencial e suas habilidades. Evite termos abstratos como “profissional dedicado e carismático”.

Experiências profissionais

Nessa parte, é importante que constem suas contratações, cargos e funções exercidas. Faça uma pequena descrição sobre as atividades e o resultado que você trouxe para aquela ocupação. Se possível, use dados numéricos.

Organize essas informações de maneira clara, coesa e cronológica, selecionando informações suficientes que despertem a atenção do recrutador, para que ele queira saber mais sobre você.

O que não se deve colocar em um currículo?

Essa é uma questão importante. Veja quais equívocos não cometer:

  • números de documentos, como RG ou CPF;
  • foto — deve ser entregue apenas se solicitada;
  • hobbies pessoais irrelevantes;
  • pretensão salarial;
  • e-mail pouco profissional;
  • recadinhos para o recrutador.

Seguindo essas dicas, usando sua experiência profissional como referência e escrevendo de forma organizada, você poderá fazer um bom currículo.

Viu como fazer um currículo pode exigir um pouco de dedicação, mas também pode ser algo muito favorável para impressionar o contratante? Gostou de saber sobre o assunto e quer conhecer mais? Então leia o artigo Carreira de pedreiro: conheça o mercado de trabalho e fique informado!

Tags:, , , ,
curiosidades

Saiba mais sobre grandes construções pelo mundo e suas curiosidades

Mercado
decoração

Conheça as 5 principais tendências de decoração e construção civil para 2018

Mercado