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Confira 4 dicas para fidelizar clientes

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Independentemente de falarmos de uma grande empresa ou de um profissional autônomo, uma coisa é certa: fidelizar clientes é fundamental! Isso porque é justamente o consumidor que divulga o seu trabalho, servindo como uma espécie de termômetro sobre a qualidade do serviço prestado.

Resumindo: se o que você faz não tiver uma avaliação positiva por parte do seu público-alvo, provavelmente, seu negócio não se desenvolverá do jeito que você deseja. Por isso, focar na fidelização é preciso!

1. Trate bem os clientes

Pode parecer um conselho óbvio, mas, acredite, alguns profissionais concentram tanto esforço na atividade que estão desempenhando que acabam deixando um pouco de lado o trato com a sua freguesia. Não caia nesse erro!

É, sim, muito importante oferecer algo de qualidade e que realmente agregue valor, só que mais importante ainda é entregá-lo do jeito certo. Do contrário, do que adiantaria fornecer um serviço impecável se, no fim do dia, nem mesmo há diálogo com o seu contratante? Não faz sentido, não é?!

Para evitar esse tipo de situação, pare e reflita um pouco. Pense em detalhes que vão desde uma apresentação agradável, acompanhada de um sorriso simpático e um “bom dia” gentil até o encerramento amigável da tarefa, colocando-se à disposição para ocasiões futuras. Isso faz toda a diferença!

2. Cumpra sempre os prazos

Quem gosta de esperar? Ninguém, não é mesmo? Principalmente se a pessoa estiver pagando por algo!

Obviamente, alguns profissionais precisam de um pouco mais de tempo para entregar ou terminar uma determinada tarefa, como é o caso dos marceneiros. Mesmo assim, é preciso pensar sempre nas melhores estratégias e tentar solucionar essas questões de prazo no menor tempo possível.

Para isso, mantenha contato com seus fornecedores com a finalidade de reduzir os períodos de entrega de materiais e sempre diga o prazo de conclusão correto — nem a mais e nem a menos. Se conseguir entregar antes, ótimo! No entanto, se você atrasar, isso irá gerar um desconforto, o que será péssimo para o seu processo de fidelização.

3. Ofereça pacotes de descontos

Outro aspecto muito importante para a fidelização são os tais pacotes de desconto, que funcionam como kits pré-prontos. Quando você estiver bem afiado com o seu nicho de trabalho e conhecer bem a sua clientela, será capaz de montar algumas opções de pacotes, oferecendo, inclusive, descontos. Isso gera praticidade e facilidade na escolha.

Sem falar que quase ninguém resiste a um bom desconto. Pense nisso!

4. Pense em qualidade

A qualidade deve ser o carro-chefe da sua vida profissional. Afinal, se o serviço que você presta “não for lá essas coisas”, a sua clientela poderá diminuir e até esvair-se — eles certamente, procurarão outro profissional que preste o mesmo serviço, a preços similares e com qualidade superior.

Por isso, invista em qualidade! Utilize matéria-prima de primeira, capriche nos detalhes e verifique se o resultado está agradando a todos. E, se detectar que alguma coisa está errada, corra e tente ajustar o mais rápido possível.

Pode não ser fácil, mas as rotinas para trabalhar firme na fidelização não são muito complexas e nem exigem um grau de qualificação elevado. No entanto, elas demandam atenção e zelo constantes.

Preparado para fidelizar clientes? Então, aproveite para seguir a nossa página no Facebook e mostre que você é um profissional de valor. Vamos lá!

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