Mercado

Conheça os principais EPI’s que não podem faltar na construção civil

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
conheca-os-principais-epis-que-nao-podem-faltar-na-construcao-civil.jpeg

Os trabalhadores que atuam em construções e reformas em geral conhecem muito bem os perigos que existem na rotina de um canteiro de obras. Infelizmente acidente de trabalho nesse ramo não é algo raro de acontecer, principalmente quando não há o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Sabemos que imprevistos podem ocorrer a qualquer momento e em qualquer situação, entretanto, é preciso que tanto a empresa, quanto o profissional da área saibam quais são os equipamentos de segurança adequados e suas funções. Por isso, destacaremos a seguir os principais EPI na construção civil.

1. Capacete de segurança

Pode ser considerado um dos principais artigos de segurança, isso porque protege a região do corpo humano mais crítica: a cabeça. Seja no levantamento de uma simples casa, ou de um prédio, é impensável um trabalhador atuar nesse ramo sem o uso do capacete.

Funções e vantagens

  • proteger a cabeça de objetos em queda e obstáculos fixos;
  • evitar a exposição direta aos raios solares;
  • diminuir o risco de choques elétricos caso a cabeça entre em contato com alguma fonte elétrica.

 2. Calçado fechado

Trabalhar com algum tipo de calçado que envolva os pés de maneira a protegê-los e ao mesmo tempo não atrapalhar na locomoção é fundamental. Popularmente conhecido por botina, esse equipamento também deve ser usado obrigatoriamente durante todo o turno de trabalho.

Funções e vantagens

  • manter os pés seguros em caso de impacto na queda de objetos pesados;
  • diminuir o risco de choques elétricos caso os pés entrem em contato com alguma fonte elétrica;
  • evitar escorregões através do seu solado antiderrapante.

3. Protetor auditivo

O ouvido é um órgão bem sensível do corpo humano, sua proteção se faz necessária em caso do ambiente de trabalho ser considerado barulhento demais. O uso correto do protetor auricular garante, acima de tudo, que o trabalhador não irá desenvolver doenças auditivas posteriormente.

Funções e vantagens

  • proteger o ouvido no caso de atividade executada em local com ruído excessivo, prevenindo assim a surdez;
  • ao minimizar o barulho, ajuda na concentração do trabalhador.

4. Luvas

Há funcionários que reclamam e não gostam de utilizar luvas ao realizarem tarefas no canteiro de obras. Queixas como má adaptação e incômodos são frequentes desculpas para o desuso. Entretanto, esse é mais um EPI na construção civil que não pode ser negligenciado.

Funções e vantagens

  • protegem as mãos de calos, objetos cortantes e ferimentos em geral;
  • conforto térmico caso o trabalhador necessite fazer o carregamento de objetos aquecidos.

É importante destacar que é obrigação de toda empresa disponibilizar todo e  EPI na construção civil, em contrapartida, cabe ao funcionário a obrigação de usar os equipamentos. O funcionário deve também procurar seus direitos e dialogar com o setor responsável pela segurança do trabalho no canteiro de obras. Criar esses hábitos de proteção é essencial para que acidentes em obras sejam evitados ao máximo.

Como vimos, o uso dos equipamentos de segurança não devem ser negligenciados, tanto pela empresa quanto pelos trabalhadores. Assine a nossa newsletter na coluna ao lado e tenha acesso a mais informações e conteúdos sobre obras em geral.

Tags:, , , ,
sustentável

6 práticas para um canteiro de obras mais sustentável

Mercado
profissionais-de-obra-5-dicas-para-o-seu-dia-a-dia-no-canteiro-de-obras.jpeg

Profissionais da obra: 5 dicas para o seu dia a dia no canteiro de obras

Mercado