Mercado

8 dicas para ir bem em uma entrevista de emprego

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
Emprego na construção civil

A entrevista de emprego pode ser uma etapa difícil para quem está tentando uma recolocação no mercado de trabalho ou buscando sua primeira oportunidade.

Mas não existe tarefa impossível. Basta se preparar bem para que suas chances de ser aprovado nesta fase aumentem. Para te ajudar, reunimos algumas dicas de como ir bem em uma entrevista de emprego.

1. Seja pontual

Parece óbvio, mas tem muita gente que acaba perdendo pontos por chegar atrasado na entrevista de emprego. Uma dica é, se possível, conhecer o caminho antes da data marcada.

Se você não conhece bem o local, você pode pesquisar as rotas possíveis pela internet, com a ajuda do Google Maps ou Waze, por exemplo. O importante é se programar para chegar ao local com, pelo menos, 15 minutos de antecedência.

Mas atenção: chegar muito cedo para uma entrevista de emprego pode não passar uma boa impressão também. Então, não alimente sua ansiedade chegando uma hora antes do combinado. Se chegar, deixe para se apresentar apenas 10 minutos antes.

2. Estude seu currículo e portfólio

É importante que você leve uma cópia impressa e atualizada do seu currículo, mesmo que você ache que o recrutador já a tenha.

Se você tiver um portfólio, é importante levá-lo também. Caso tenha um portfólio online, lembre-se de colocar o link no próprio currículo, para que o recrutador possa acessar.

Ele provavelmente já irá saber as informações que você deu no currículo, mas irá questioná-lo sobre elas da mesma forma.

Aproveite para responder essas questões de forma mais completa e com exemplos reais do que você vivenciou. Você pode explicar melhor o que aprendeu nas outras empresas por onde passou ou nos cursos que fez. É uma forma mais natural de “vender o seu peixe”.

3. Estude a empresa

Por que você quer trabalhar aqui? Essa é uma pergunta que costuma pegar os candidatos de surpresa.

Para que isso não aconteça com você, pesquise bastante sobre a empresa, sua cultura com os funcionários, sua situação no mercado. Assim, você poderá dar respostas mais reais.

Isso porque o recrutador quer saber o que realmente te motiva a estar ali: O horário de trabalho? A cultura da organização? As possibilidades de crescimento profissional?

4. Faça perguntas

Algo que costuma impressionar os recrutadores é quando o candidato faz perguntas, demonstrando interesse na empresa e na vaga.

Se você fez a sua pesquisa sobre a empresa, provavelmente vai surgir alguma dúvida ou curiosidade. Não tenha medo de perguntar ao recrutador.

Você pode perguntar se existem líderes ou gestores que começaram na posição que você está se candidatando, por exemplo.

5. Nunca minta em uma entrevista de emprego

Os recrutadores são treinados para notar qualquer deslize ou sinal de mentira. Por isso, aumentar ou diminuir alguma informação pode ser muito arriscado.

Então, atenha-se aos fatos, valorize seu currículo, suas experiências e suas expectativas, sem deixar de ser verdadeiro. A autenticidade também é importante nesta etapa. Por isso, seja você mesmo.

6. Escolha a roupa de acordo com a empresa e a vaga

A dúvida na hora de se vestir para a entrevista costuma ser uma das maiores preocupações dos candidatos a um emprego.

Para não errar, basta estar atento ao item 3 desta lista: pesquise sobre a empresa. É uma organização mais formal, em que todos usam terno e gravata? Então na sua entrevista você deve fazer o mesmo. Por outro lado, se esse não for o costume, então não é necessário se vestir tão formalmente.

Para uma vaga de pedreiro, por exemplo, você não precisará usar terno. Mas se você será entrevistado em um escritório, deve ir com uma roupa mais formal, transmitindo seriedade e profissionalismo. Ficou na dúvida? Confira algumas dicas do que usar:

  • Camisa social de cor neutra (branco, preto, cinza, azul, bege)
  • Calça escura
  • Sapato escuro

O segredo é estar com uma aparência organizada, limpa e sem muitos adereços. Em todos os casos, é importante que você esteja confortável com o que está usando, para que isso não seja uma distração na hora da entrevista.

7. Atenção à higiene

Uma aparência limpa faz toda a diferença na entrevista de emprego. Então, vá sempre de banho tomado, barba feita, unhas curtas e limpas e o cabelo penteado. Atenção às roupas, para não parecerem sujas ou mal cuidadas.

8. Mantenha a postura

Coluna reta, nada de braços cruzados e olhos distantes. Uma postura relaxada e distante pode transmitir uma mensagem ruim ao recrutador.

Olhe nos olhos, sorria de forma natural e procure não gesticular de forma exagerada.

9. Desligue o celular

Sua atenção deve estar totalmente focada na entrevista, por isso o celular não pode ser uma distração.

Se, por algum motivo de força maior (como um familiar doente, por exemplo), você precise manter o celular ligado, avise o recrutador logo de início.

Esqueceu de desligá-lo e o celular tocou no meio da entrevista? Não se desespere: desligue, peça desculpas e continue a conversa naturalmente.

Quer mais dicas para a sua carreira? Confira mais no Blog do Amigo Construtor.

Tags:, , ,
Mesa lateral de concreto

Tutorial: aprenda a fazer uma mesa lateral de concreto

Como se faz
Plantas em ambientes internos

Plantas em ambientes internos: saiba como cultivar

Amigo Construtor Ensina