Mercado

Mês da Mulher: Empresas formadas por mulheres na Construção Civil

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
Mulheres na Construção Civil

O empoderamento feminino tem avançado em diversos setores da sociedade e também chegou aos canteiros de obras. O número de mulheres na construção civil vem aumentando significativamente nos últimos anos.

Segundo O Ministério do Trabalho e Emprego, a quantidade de amigas construtoras aumentou em 44,5% entre 2007 e 2009. Além disso, mais de 200 mil trabalham no setor de forma autônoma.

Mas ainda há muito espaço para as mulheres nesse universo. Hoje, existem até empresas com mão de obra ou liderança 100% feminina. Vamos dar uma força para esse movimento divulgando o trabalho delas? Conheça algumas dessas empresas!

Empresas formadas por mulheres na construção civil

Renovar Engenharia

É uma empresa em Minas Gerais, liderada pelas amigas Amanda Kelly Ponciano de Oliveira, Alice Portela e Andrea Cristina Barros de Oliveira.

A empresa nasceu no curso de Engenharia de Produção Civil do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Hoje, as engenheiras realizam serviços de reformas e manutenções de qualquer natureza e tamanho em imóveis residenciais, comerciais e industriais.

Diosa

É uma plataforma de divulgação de mão de obra feminina na área de manutenção geral de residências, com sede em Porto Alegre (RS).

Nela, você pode se cadastrar para divulgar os seus serviços de elétrica, hidráulica, pintura, decoração, reforma, marcenaria ou outros. Quem tiver interesse em contratar um desses serviços pode procurar e contratar um profissional pelo site.

Com uma busca simples, a pessoa deve informar o que precisa. Depois, a plataforma indicará várias opções de orçamentos e o cliente irá escolher entre eles. Por fim, o pagamento é feito diretamente pelo site.

Além disso, a empresa ainda realiza oficinas e conteúdos sobre reparos.

Working Girl

Também de Minas Gerais, é uma empresa de manutenção comercial e residencial que atende exclusivamente o público feminino.

Entre os serviços oferecidos estão: hidráulica, pintura, elétrica, instalações e montagem de móveis, bem como workshops de capacitação na área.

M’Ana – mulher conserta para mulher

É uma empresa de manutenção residencial com mão de obra exclusivamente feminina. As profissionais realizam instalações de prateleiras, cortinas e quadros, montagem de móveis, elétrica, hidráulica, pintura, drywall e muitos outros.

A fundadora da empresa, Ana Luisa, iniciou o projeto nas redes sociais, após ter sofrido assédio de um prestador de serviço em sua casa, em agosto de 2015. Hoje, junto com a sua sócia Katherine, ela atende em São Paulo e tem o intuito de estender os serviços para mulheres em outras cidades.

Formação

Mulher em Construção
Crédito: Mulher em Construção

Por fim, se você quer ingressar na construção civil e não sabe por onde começar, a melhor opção é buscar cursos na área. Existem várias instituições que têm por objetivo engajar mais mulheres na construção.

O Projeto Mão na Massa, idealizado pela Engenheira Civil Deise Gravina, é voltado para mulheres de 18 a 45 anos, com escolaridade igual ou superior ao 5º ano do Ensino Fundamental. Ele forma pedreiras, carpinteiras de fôrma, pintoras e eletricistas em canteiro de obras.  

As participantes não pagam nada por isso. Elas ainda recebem equipamento de proteção individual e um kit de ferramentas. Assim, podem começar a trabalhar e gerar a própria renda. Você pode se inscrever aqui.

Outro projeto de capacitação é a ONG Mulher em Construção. Ela desenvolve cursos de formação na área da construção civil para mulheres, por meio de parcerias entre profissionais e empresas ligadas ao setor.

Neles, as mulheres aprendem leitura e interpretação de planta baixa, empreendedorismo e cooperativismo. Além disso, é abordado o desenvolvimento de pensamento crítico com relação a sexualidade, autoestima, relações interpessoais em local de trabalho.

Divulgue seu trabalho

Se você é uma amiga construtora e quer divulgar o seus serviços, cadastre-se no Encontre um Profissional, ferramenta de divulgação de profissionais do Blog Amigo Construtor. Assim, você nos ajuda a montar uma rede mais diversa e, ainda, promove seu trabalho.

Gostou das dicas? Conte para nós o que mais você gostaria de ver aqui no Amigo Construtor sobre mulheres na construção civil. Aproveite e veja mais informações e tutoriais sobre construção e decoração.

Tags:, , ,
Concreto

5 curiosidades sobre o uso do concreto que você precisa saber

Amigo Construtor Ensina
Pedreiro: cuidados com as mãos

Cuidados com as mãos para os profissionais da construção

Amigo Construtor Ensina