Mercado

O que você precisa saber sobre organização financeira para pedreiro

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
organização financeira

pedreiro autônomo não tem renda fixa e precisa lidar com a sazonalidade de trabalho em obras, por isso é essencial ter organização financeira. Dessa forma, a carreira tem vantagens, como maior flexibilidade de horário, por exemplo, mas também apresenta vários desafios. Esteja preparado para eles.

Diferencie os gastos fixos dos variáveis

A separação entre tipos de gastos é importante e faz parte da organização. Os fixos são aqueles que não têm data estabelecida para acabar, como o consumo de água, energia elétrica, internet, telefone e aluguel, por exemplo.

Já os variáveis são despesas com prazo definido, como os empréstimos. É recomendável que as parcelas não excedam 35% do seu faturamento.

Categorizar os gastos é a primeira etapa para verificar quais são as despesas necessárias e quais são supérfluas, e que podem ser cortadas ou reduzidas.

Conheça as suas fontes de receita

É usual ter mais de uma fonte de renda, no entanto lembre-se de verificar qual ou quais dão mais retorno e também se alguma delas está sendo um gargalo de produtividade. Não esqueça de precificar corretamente os seus serviços. Reveja seus custos e preços periodicamente.

Revise os valores semestralmente. Esse é um bom período para reajustar, além de os ajustes gradativos impedirem surpresas dos consumidores.

A atividade de conhecer seus gastos e reajustar preços assegura que você não tenha prejuízos em suas negociações.

Elabore um planejamento financeiro

Planejar é estabelecer a longo prazo o que será feito com o dinheiro. Saiba como organizar seus rendimentos para poder escolher onde investir. É importante elaborar tanto uma programação individual quanto familiar.

Estabelecer metas proporciona segurança para investir. Revise o planejamento e considere questões como provisões e aposentadoria.

Use o cartão de crédito com cautela

O cartão pode ser aliado ou vilão das suas finanças, portanto muito cuidado com o seu uso. Uma das principais vantagens é a possibilidade de utilizar o vencimento para programar os gastos. Atenção ao parcelamento do cartão, pois essa opção sempre vem acompanhada de juros. Então, opte pelo pagamento à vista.

Crie um fundo de reserva

Como os profissionais autônomos têm recebimento variável, um fundo de reserva atua como respaldo para imprevistos e gastos adicionais. Separe parte do seu faturamento e opte por investimentos com liquidez. Caso as suas despesas sejam maiores que as receitas, você poderá quitá-las sem comprometer as finanças.

Separe os gastos pessoais dos gastos do negócio

Um erro muito comum é tratar as duas despesas juntamente. É essencial para a sua saúde financeira separar as despesas e as receitas, bem como elaborar planejamentos separados. Nesse caso, usualmente a desorganização é sinônimo de fracasso.

Os investimentos comerciais serão distintos dos pessoais, daí a importância de não misturar as contas.

Siga as nossas dicas para melhorar a sua organização financeira e assegure que as suas contas terão planejamento e controle!

Quer saber mais sobre o dia a dia no canteiro de obras? Confira a nossa página no Facebook e explore uma série de conteúdos importantes.

Tags:, , ,
WhatsApp

Aprenda as melhores práticas de atendimento pelo WhatsApp

Amigo Construtor Ensina
Diga que ferramentas usa e te direi que profissional você é?

Diga que ferramentas usa e te direi que profissional você é?

Testes