Mercado

Paisagismo: você conhece essa profissão?

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
Paisagismo

paisagismo é a arte e a técnica que, trabalhando junto com a arquitetura, cria espaços agradáveis, combinando natureza a elementos sintéticos (não naturais) de forma equilibrada.

É o paisagista quem faz o planejamento de espaços públicos, como praças e parques. Além disso, o profissional pode atuar em empresas e residências, planejando, principalmente, jardins e outras áreas verdes.

O projeto de paisagismo, além de jardinagem, envolve iluminação, geografia, cores, estilo arquitetônico e a área útil do espaço a ser trabalhado.

Por isso, esse profissional deve ter conhecimentos artísticos e de ciências exatas (matemática, desenho espacial), ciências naturais (solo, climatologia, biologia) e ciências socioculturais.

Quem pode trabalhar com paisagismo?

No Brasil, existe apenas uma graduação específica para Paisagismo, o curso 
de Composição Paisagística, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Porém, profissionais graduados, como engenheiros agrônomos, arquitetos e agrônomos, podem fazer a pós-graduação na área.

Além disso, existem cursos livres, como os de introdução ao paisagismo e de iluminação aplicada ao paisagismo, que são oferecidos por instituições como o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial).

Qual o salário de um paisagista?

De acordo com o site VAGAS, o salário de um paisagista varia entre R$ 2000 e R$ 4000,  e o profissional trabalha geralmente de maneira autônoma.

A profissão ainda não é regulamentada, o que é um dos maiores desafios para os profissionais. A Associação Nacional de Paisagismo busca por essa regulamentação, que atualmente tramita no Congresso, no Projeto de Lei 2043/2011.

Quer saber mais sobre o mercado de trabalho na Construção Civil? Confira no Blog do Amigo Construtor.

Com informações da Associação Nacional de Paisagismo (ANP) e agências de notícias

Tags:, , ,
Supervendedor depois da venda

Revenda de materiais de construção: como ser um supervendedor até depois da venda

Vídeos
Parede de tijolos aparentes

Confira 3 formas de fazer uma parede de tijolos aparentes

Como se faz