Mercado

Como criar portfólio nas redes sociais: Pinterest e Instagram

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
Portfólio no Pinterest

Você sabia que é possível criar seu portfólio nas redes sociais?

Um bom portfólio pode transformar sua carreira. Apresentar aquilo que você já fez e a evolução do seu trabalho passa confiança na hora de conquistar potenciais clientes.

E essa não precisa ser uma tarefa difícil: ter um portfólio nas redes sociais pode ser mais rápido e simples do que você imagina.

Divulgue seu trabalho

Sabe aquelas fotos que você tira da sua obra e acaba esquecendo, ou postando ‘de qualquer jeito’ nas suas redes sociais?

Que tal reunir todas elas em um único site, onde vão ficar disponíveis para outras pessoas com os mesmos interesses que você?

Essa é uma ótima forma de conseguir mais trabalhos, principalmente para quem é autônomo. Mostrando o que você já fez, as pessoas estarão mais dispostas a te contratar.

Duas redes sociais que são ideais para isso são o Pinterest e o Instagram. Ambas as ferramentas trabalham com imagens e podem servir de plataforma para você montar seu portfólio. Saiba mais sobre elas!

Pinterest

O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos, criada em 2009.

A rede funciona por meio de pastas de imagens, que podem ser “pinadas” em diferentes painéis com categorias diversas, do jeito que você achar melhor.

Assim, você organiza inspirações e ideias que você encontra na Internet, sem precisar ficar baixando imagens no seu celular. Além disso, você pode postar as suas próprias fotos.

Por exemplo: você quer organizar seus trabalhos em cerâmica? Basta criar uma pasta só com imagens desse tipo. Mas você também trabalha com gesso? Monte outro painel com esse tema.

Você pode “pinar” fotos de outros usuários também, mas o ideal é que o seu portfólio só tenha imagens suas.

Se quiser, pode criar pastas de inspirações, para poder reunir suas referências que encontrou na rede.

Mas o mais interessante para profissionais da construção é criar o próprio portfólio pelo Pinterest.

Quer um exemplo? Você pode começar seguindo o perfil do Amigo Construtor, onde reunimos diversos pins sobre assuntos que já tratamos aqui no Blog.

Instagram

O Instagram é uma rede bem mais popular que o Pinterest, atingindo um público mais diverso.

O funcionamento é simples: no Instagram, você publica fotos, vídeos, stories e faz transmissões ao vivo, tudo pelo celular.

Assim como o Pinterest, no Instagram o visual é o que conta. Quanto mais bonitas as imagens, mais chances elas têm de receber muitas curtidas, comentários e atingir mais pessoas.

Diferente de redes sociais como o Facebook, no Instagram os usuários não precisam ser seus amigos ou seguidores para visualizar as suas postagens. A não ser, é claro, que você configure a sua conta para o modo privado.

Porém, se tratando de portfólio, esse não é o objetivo. O ideal é que suas imagens cheguem ao maior número de pessoas possível e que essas pessoas tenham os mesmos interesses que você.

Dicas para seu portfólio nas redes sociais

Capriche na foto

As redes sociais, como já dissemos, valorizam a imagem. Por isso, é fundamental caprichar nos trabalhos e nas fotos.

Já falamos aqui no Blog que o acabamento é uma etapa fundamental da obra e para seu portfólio.

Assim, com um acabamento bem feito, você pode destacar o seu portfólio, deixando ele mais bonito e rendendo mais indicações.

Além disso, na hora de fotografar o que você fez, a sua obra precisa estar bonita e limpa. Não deixe que uma sujeirinha passe a impressão de desleixo.

Se estiver na dúvida sobre o melhor ângulo para tirar a foto, use as inspirações de outras contas do Pinterest e do Instagram como referência.

Imite as imagens que você achar mais bonitas, pois os clientes também acharão.

Hashtags

As hashtags são um recurso muito importante no Instagram.

Usar hashtags como #decoração#pedreiro#arquitetura#reforma, por exemplo, te ajuda a levar sua publicação até pessoas que curtem ou pesquisam esse tipo de conteúdo.

Evite usar hashtags muito longas ou em excesso e que não tenham a ver com o assunto do post.

Localização

A localização também é outro recurso disponível no Instagram, que pode te ajudar a encontrar clientes.

Se você fez um trabalho no bairro da Penha e esse é seu lugar de atuação, é interessante que as pessoas saibam que podem te contratar ali.

Vida pessoal x Portfólio

Para ter um bom perfil de portfólio, é necessário que ele seja exclusivo para o trabalho. Não adianta misturar a foto da obra com o vídeo da festa com os amigos.

É mais profissional e mais atraente para possíveis clientes que seu portfólio esteja separado da sua vida pessoal.

Gostou das dicas? Então agora é hora de pôr a mão na massa e trabalhar no seu portfólio. Confira também mais dicas para você impulsionar sua carreira aqui no Blog.

Tags:, , , ,
Mofo e bolor

Mofo e bolor: como prevenir que eles contaminem sua casa

Como se faz
Acabamento

A importância de um bom acabamento para a sua obra

Como se faz