Mercado

Profissionais da obra: 5 dicas para o seu dia a dia no canteiro de obras

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
profissionais-de-obra-5-dicas-para-o-seu-dia-a-dia-no-canteiro-de-obras.jpeg

Sabemos que todas as profissões exigem certas responsabilidades, independente de qualquer nível de formação técnica. No ramo da construção civil não é diferente, principalmente quando se trata de funcionários que acabaram de entrar no mercado. Nesse caso, vale destacar algumas importantes dicas para pedreiros iniciantes.

Seja para planejar, ou durante a execução de uma obra, esses operários precisam ficar atentos à detalhes que ajudam a melhorar suas condições de trabalho e que ainda os fazem ser bem vistos pelo chefe. Por isso, confira a seguir 4 valiosas dicas para serem colocadas em prática no canteiro de obras:

1. Sempre use os EPI’s

Não tem como imaginar uma equipe de construção com funcionários que não utilizam os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Toda obra deve seguir a regra de segurança do trabalho em primeiro lugar, logo é obrigatório o uso de todos os artigos de proteção, mesmo em locais que aparentam não precisar ou em situações que a princípio não demonstram grandes riscos.

É fundamental que todos os profissionais desse ramo atuem pelo menos com:

  • capacetes;
  • luvas;
  • botinas; e
  • protetor auditivo.

Assim, além de garantir acima de tudo sua própria segurança, você melhora suas condições de trabalho e consegue produzir mais e com eficiência.

2. Tente manter o ambiente limpo e organizado  

A organização e limpeza constante no canteiro de obras são extremamente importantes sob vários aspectos:

  • evita atrasos na execução do serviço;
  • passa uma boa impressão;
  • ajuda a otimizar as tarefas;
  • diminui o risco de acidentes.

Sabemos que as vezes é difícil manter o local da obra sem sujeira e arrumado, entretanto, aplicando essas práticas na sua rotina, as suas chances de realizar um serviço de qualidade, sem dúvidas, aumentam.

3. Procure aprender as principais técnicas 

Antes de levantar uma parede por exemplo, os conceitos de nivelamento, enquadro e alinhamento obrigatoriamente devem ser bem dominados. Saber bem essas técnicas evita retrabalho, pois um muro fora dos padrões pode comprometer toda uma estrutura e atrasar consideravelmente o planejamento.

Além de conhecer essas técnicas, vale ressaltar também a importância em saber manusear corretamente os equipamentos que ajudam na execução desses procedimentos, como esquadro, linha de pedreiro, nível de madeira e mangueira de nível.

4. Atenção aos detalhes 

Você pode finalizar um serviço dentro do prazo estabelecido, seguro e bem estruturado, entretanto se o acabamento não estiver bem feito já é motivo suficiente para enfurecer o cliente. Tenha cuidado e capricho na hora de realizar o acabamento final mesmo que a pressa de concluir a tarefa seja alta, pois causar uma boa impressão logo de início é essencial para deixar o cliente satisfeito.

5. Respeite a todos

Trabalhar em um ambiente onde há muitas pessoas pode se tornar difícil devido ao conflito de ideias e personalidades. Entretanto, é importante que o profissional mantenha sempre uma postura educada no ambiente de serviço, esforçando-se ao máximo para preservar o bom relacionamento com os companheiros e evitar atritos desnecessários.

Dessa forma, as tarefas fluem mais facilmente, até porque todos se ajudam e contribuem para o fortalecimento profissional da equipe de trabalho.

Um profissional que se dedica e sempre mostra interesse em atualizar-se, já está bem encaminhando para alcançar maiores objetivos em sua carreira. Portanto, essas dicas para pedreiros iniciantes podem ser decisivas na manutenção do emprego e para futuras promoções.

Conteúdos similares a este e informações atuais são importantes para muitos membros de uma equipe de construção. Aproveite e confira, em mais um de nossos posts, ideias geniais de inovações para pedreiros.

Tags:, , , ,
conheca-os-principais-epis-que-nao-podem-faltar-na-construcao-civil.jpeg

Conheça os principais EPI’s que não podem faltar na construção civil

Mercado
veja-5-dicas-para-uma-boa-pintura-residencial.jpeg

Veja 5 dicas para uma boa pintura residencial

Amigo Construtor Ensina