Mercado

Topógrafo: conheça mais sobre essa profissão

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
Topógrafo

A palavra topografia vem do grego e significa descrição do lugar. Essa é a ciência que estuda acidentes geográficos, descrevendo todos os detalhes contidos na superfície a ser trabalhada.

O topógrafo é o profissional que faz esse tipo de estudo, tendo grande relevância para a construção civil. A topografia é a base para os projetos de engenharia, desde edifícios a obras de infraestrutura, rodovias etc.

Essa ciência acompanha todas as etapas de um empreendimento, desde o planejamento até a execução, levantando as informações de formas e dimensões do relevo.

O topógrafo realiza os levantamentos topográficos, determinando as localizações dos elementos para marcar as referências de níveis e de localização.

Além disso, ele é responsável pela elaboração de plantas e desenhos.

Para isso, o profissional utiliza aparelhos com tecnologia avançada de medição, conhecidos como Estação Total, além do GPS.

Qual é a formação de um topógrafo?

Você pode fazer o curso técnico ou tecnólogo em agrimensura, que o habilita a realizar a medição de propriedades rurais e urbanas.

O curso técnico dura três semestres, e o tecnólogo, cinco.  Entre os temas abordados estão: conceitos gerais de topografia, planimetria, gramometria, cálculo de áreas planas, altimetria, entre outros.

Para fazer o curso técnico, é preciso no mínimo estar matriculado no ensino médio. Já o tecnólogo exige ensino médio completo.

A formação acadêmica é fundamental, já que, para exercer a profissão, é necessário ser registrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).

Existem diversas instituições de ensino certificadas pelo MEC, particulares e públicas, que oferecem esses cursos. Você pode consultar o CREA e as escolas técnicas federais e estaduais (ETECs) da sua região para saber onde se inscrever.

Qual o salário de um topógrafo e onde trabalhar?

Segundo o site VAGAS, um topógrafo ganha em média, no Brasil, um salário de R$ 3.500,00.

O profissional pode trabalhar em construtoras e empresas ligadas à construção civil, além de órgãos governamentais, como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra) e Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa).

Para conhecer mais sobre as profissões e o universo da construção civil, não de acompanhar o Blog do Amigo Construtor!

Com informações de agências de notícias

Tags:, , , ,
Cimento

Descubra a quantidade correta de cimento para a sua obra

Amigo Construtor Ensina
Revenda

Revenda de materiais de construção: saiba o que fazer para conquistar clientes antes mesmo da venda

Vídeos