Decoração

Objetos de decoração: veja como inovar os ambientes da sua casa 

blank

​Por mais bonita e acolhedora que seja uma casa, ela nunca estará completa se não estiver bem decorada. E, para isso, não é preciso fazer grandes obras ou gastar muito, somente saber utilizar objetos de decoração. Além de mostrar ternura e cuidado, uma casa bem decorada acolhe quem a visita. 

Objetos de decoração não só mostram seu bom gosto, mas têm o poder de transformar todo o visual de um ambiente. Luminárias, livros, flores e até mantas são itens que você talvez já tenha em casa e que podem dar uma nova vida ao seu lar. Veja como!

Dicas de como usar objetos que você já tem em casa em sua decoração

​Uma das melhores e mais econômicas maneiras de repaginar o visual de sua casa é dar um novo uso a objetos que você já tem. Investir em uma nova mesinha de centro, um espelho ou estátua decorativa com certeza mudará qualquer ambiente, e hoje em dia pode ser feito completamente online. Mas, se você não tem tempo de procurar novos objetos de decoração ou simplesmente não quer gastar com isso, aqui estão algumas dicas de objetos que você talvez já tenha em casa e farão toda a diferença em sua decoração:

Luminárias

Um dos principais aspectos que se nota em uma casa durante seu projeto e compra é a iluminação. Ter luz é indispensável em qualquer ambiente, e uma luminária é o objeto de decoração perfeito para te ajudar com isso.

Com diferentes modelos, as luminárias não só têm o poder de iluminar um ambiente, mas de dar a ele um novo visual. Seja ela alta, baixa, de mesa ou de teto, uma boa luminária é um belo e útil elemento decorativo que pode ser encontrado em qualquer lugar – até naquele armário onde você guarda os objetos que não tem certeza de onde usar.

Livros

Quer você goste de ler ou não, livros são clássicos objetos para decoração, e é quase certo que sua casa tem pelo menos um livro escondido em algum lugar. Escolha seus livros mais bonitos e os posicione sobre uma mesa de centro, prateleira ou qualquer móvel que precise de um novo visual.

Livros grandes para folhear são ideais para suas mesinhas, enquanto a junção de alguns livros de tamanho normal podem complementar suas prateleiras ou até servir de apoio para objetos menores como cinzeiros.

objetos de decoração: livros

Mantas

Sabe aquela manta que você tem jogada em um canto e só usa quando sente frio? Por que não dar a ela uma nova utilidade? Uma manta é um objeto de casa que pode se adequar e mudar completamente a apresentação de seu quarto ou sala de estar, além de deixar qualquer ambiente mais quentinho e aconchegante.

Além de úteis, mantas estendidas sobre sua cama ou sofá trazem charme e dão uma nova cara aos móveis que as cercam. Um cesto com mantas dobradas também pode ser uma ótima opção para quem recebe visitas, além de um delicado objeto de decoração.

Espelhos

Espelhos têm o poder de transformar espaços pequenos. Além de ampliar a sensação de amplitude, eles deixam ambientes mais bem iluminados e cheios de estilo. São diversas opções de formatos e molduras que você pode escolher.

Flores e plantas

Incorporar a natureza dentro de casa traz diversos benefícios para saúde e o bem-estar. Para isso, incluir flores e plantas naturais no ambiente é uma ótima ideia de objetos de decoração. Elas alegram o cômodo, deixando o clima mais leve e delicado, além de trazer novas cores e nova vida ao seu ambiente.

Se você não tem tempo ou simplesmente nunca teve sorte ao cuidar de uma planta, existe também a opção de utilizar só os vasos, flores artesanais para decoração – que você mesmo pode fazer -, ou priorizar plantas artificiais, o que também traz cor e vida, mas poupa seus esforços.

Quadros e porta-retratos

Um ótimo ponto de partida para sua decoração são os quadros e porta-retratos! Não é necessário que seu quadro tenha uma grande obra de arte para que seja um bom objeto de decoração, só que se encaixe bem no ambiente.

Já os porta-retratos podem trazer quaisquer tipos de fotos ou até mesmo ser usados sozinhos, como o próprio objeto de decoração. É uma ótima maneira de introduzir novas cores ao seu ambiente.

objetos de decoração: porta-retratos

Velas

Mais um excelente objeto de decoração são as velas, que nem precisam ser acesas para complementar seu ambiente. Uma simples vela pode fazer a diferença em qualquer mesa ou estante, adicionando delicadeza à decoração. Além de trazer conforto, quando aromáticas, as velas também trazem novas essências à sua casa e permitem experimentar novos aromas para identificar o que mais combina com seu lar.

velas

Como harmonizar objetos

Um dos passos mais importantes para uma boa decoração é saber harmonizar os objetos usados. A lição mais importante é visualizar o ambiente antes da montagem, planejando cada objeto de decoração a ser usado e como eles trabalharão juntos de maneira que não polua visualmente seu espaço. O equilíbrio de tamanho e cores é a chave para inovar sem estragar seu espaço.

A mistura de cores e tamanhos dos objetos para casa é o que traz contraste para o ambiente. Porta-retratos, quadros ou almofadas coloridas são escolhas simples, mas que tiram o ar monótono que os móveis sozinhos costumam ter. Misturar objetos maiores e menores – sejam eles móveis ou itens decorativos, como estátuas – garante mais fluidez e harmonia para sua casa.

Objetos de decoração para áreas externas

Áreas externas, sejam elas grandes jardins ou pequenas varandas, são um diferencial que deve ser bem aproveitado. Objetos e móveis para o exterior são diferentes dos objetos de casa, e devem ser selecionados com cuidado, já que precisam resistir às ações climáticas. Plástico, ferro e fibras sintéticas são mais fáceis de manter, mas a madeira também pode ser escolhida. Almofadas e estofados têm que ser impermeáveis.

Plantas são ideais para complementar as áreas externas, então é interessante selecionar vários tamanhos e texturas, além de vasos que combinem entre si. Não se esqueça de que as coisas ficam mais sujas do lado de fora, então pense nisso na hora de escolher as cores a serem usadas.

decoração externa

DIY: Saiba personalizar sua decoração

Se você não tem nada em casa que esteja pronto para ganhar novo uso, é possível fazer seus próprios objetos de decoração! Além de trazer charme e originalidade ao seu espaço, ter objetos personalizados dá a satisfação de participar ativamente na renovação da sua casa.

Tutoriais na internet ensinam a criar coisas com o que parecia não ter uso. Tapetes feitos de cordas, suportes de vasos feitos de barbante e molduras feitas de palitos de sorvete são apenas alguns dos exemplos que você pode encontrar e reproduzir.

Se essa não é a linha que você quer seguir, mantas de tricô, vasos que você pintou e quadros feitos por você também dão um ar único ao ambiente e mudam totalmente a atmosfera. Personalizar seu espaço dá uma nova apresentação à sua casa, e pode ser feito de maneira simples, só é preciso usar os objetos de decoração certos.

Assuntos relacionados: , ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Decoração