Decoração

Pedras para cozinha e banheiro: qual escolher? 

blank

Muito utilizadas em cozinhas e banheiros, as pedras naturais, como o mármore e o granito, e as industrializadas estão cada vez mais em alta nas construções. Mas como escolher a melhor pedra para cozinha e banheiro?

Um dos motivos de escolher pedras para cozinha e banheiro é o fato de serem fáceis de limpar, mas é preciso tomar cuidado e saber como fazer isso. Apenas um pano úmido já é suficiente e evita danos ao material.

Além disso, existem mais de 25 tons de cores de granitos, mais de 12 de mármores e ainda cerca de 90 tons de pedras industrializadas. Com tantas opções, fica difícil escolher, né? Mas estamos aqui para te ajudar!

blank

Entenda a diferença entre granito e mármore

O mármore é uma pedra feita apenas com um mineral (rocha metamórfica exposta a altas temperaturas), e o granito é composto por três minerais: quartzo, feldspato e mica.

O granito é uma das pedras mais utilizadas na bancada da cozinha, pois, além de deixar o ambiente mais bonito, garante facilidade na hora da limpeza, não mancha e não é riscado com facilidade.

Já no banheiro, o mármore é o mais indicado, visto que tem diferentes texturas que podem combinar muito bem com a decoração do seu banheiro ou lavabo. Ele também passa a sensação de conforto e limpeza, algo imprescindível em um banheiro.

Alguns tipos de granito para a cozinha

O granito Preto São Gabriel é um dos mais utilizados na cozinha, visto que pode combinar com diversos tipos de cores de armários e acessórios.

Granito São Gabriel
Fonte: Pinterest

 

Existe também o granito na cor Café Imperial, que pode significar mais sofisticação para o ambiente, além de combinar com madeira.

Granito café imperial
Fonte: Pinterest

 

Quem gosta de branco vai se apaixonar pelo Branco Polar, que conta com manchas pretas pequenas e espaçadas, valorizando a decoração.

Granito branco
Fonte: Pinterest

 

O granito Cinza Andorinha tem manchinhas pretas espalhadas. Muito interessante para quem deseja ter uma cozinha mais clássica e discreta.

Granito cinza
Fonte: Pinterest

 

Mármore para banheiros

mármore para banheiro

mármore para banheiro

O mármore é uma das pedras mais utilizadas para decorar banheiros, por isso, é uma das nossas indicações. Ele se adapta a diferentes tipos de cor e textura, além de poder se moldar a vários tamanhos.

Como o material é poroso, recomenda-se que seja feita sua impermeabilização para que a água não prejudique a aparência e durabilidade da pedra. Além disso, quando o material é polido, isso pode prolongar a vida útil do mármore.

Pedras industrializadas

 

pedras para banheiro

Você também pode utilizar outros tipos de pedra para banheiro e cozinha, inclusive os industrializados.

As pedras industrializadas são fabricadas a partir das películas das rochas naturais misturadas a outros agentes. Sua superfície costuma ser menos porosa, e, geralmente, elas são encontradas em diferentes cores.

Têm maior durabilidade, levando em consideração que são mais resistentes a calor, umidade e riscos. Além disso, utilizando as pedras industriais, você colabora com o meio ambiente. Entre elas, estão:

Quartzo artificial: tem qualidade superior à da pedra natural, mas costuma ter o mesmo peso e textura, além de ser considerado um produto sofisticado.

Nano Stone: feita com nanotecnologia (construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos), apresenta grande parte dos benefícios do produto natural.

Mármore artificial: feito a partir de partículas de mármore com resina de poliéster, costuma ser mais homogêneo que o mármore natural.

Gostou de saber mais sobre as pedras para cozinha e banheiro? Então continue de olho no Amigo Construtor para mais dicas como essa!

Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Decoração