Inspirações

Piscinas: tudo o que você precisa saber 

blank

O planejamento do seu 2022 pode começar agora. E por que não pensar em piscinas?

Para passar um tempo de qualidade em casa, com a família, nada melhor do que ter uma piscina para se divertir. Quando vamos construir uma piscina, alguns fatores precisam ser levados em consideração para que você possa escolher o tipo mais indicado para a sua casa e o seu bolso.

A insolação, por exemplo, é um fator muito importante na hora de escolher o local exato para construir a piscina. Locais muito sombreados, com pouca iluminação direta do sol, normalmente cobertos por telhados, muros e árvores, tendem a ter piscinas com a água mais fria.

Manter uma certa distância de telhados e árvores favorece a manutenção da limpeza da água. Telhados costumam trazer muita sujeira acumulada, visto que os primeiros minutos de chuva carregam muitas impurezas suspensas na atmosfera. Já as árvores, além de fazerem sombra, deixam cair folhas, gerando um trabalho extra na limpeza da água.

blank

Também é preciso ficar atento ao espaço destinado à casa de máquinas, onde ficarão o filtro e as bombas d’água e, dependendo do projeto, o aquecedor. Além disso, deve haver um local específico para armazenar os equipamentos de limpeza e os produtos químicos para evitar acidentes.

Outro ponto de atenção é em relação a normas da prefeitura: em alguns casos, é necessária uma licença do órgão autorizando a construção. No caso de ser em um condomínio, é preciso verificar as regras internas para iniciar a obra. Conheça os principais tipos de piscina no mercado.

Piscinas de concreto armado

Elas são construídas com concreto, e suas paredes têm cerca de 15 cm de espessura, contendo duas camadas de malhas de aço, que, em conjunto com o concreto, absorvem os esforços gerados pela água nas paredes da piscina.

As vantagens das piscinas de concreto armado são muitas, mas as principais são a durabilidade e a versatilidade. Piscinas de concreto têm uma vida útil estimada de pelo menos 30 anos, ou seja, pelo menos 3 vezes mais do que as opções mais baratas disponíveis no mercado. Outro diferencial das piscinas de concreto são as possibilidades construtivas, pois podem ser confeccionadas em qualquer formato e profundidade, possibilitando um melhor aproveitamento de espaços.

blank

 

Piscinas de fibra de vidro

Neste caso, as piscinas têm seu tamanho e profundidade definidos e são encaixadas no local escolhido direto na escavação.

Suas principais vantagens são o baixo custo e a pouca manutenção. Porém elas não podem ser vendidas em qualquer formato, o que impossibilita a personalização. Além disso, sua vida útil é de aproximadamente 10 anos, bem inferior à da piscina de concreto.

As paredes lisas podem ficar manchadas por algas ou cloro, e não é possível drenar a água em sua totalidade para evitar danos à estrutura.

blank

 

Piscinas de vinil

São piscinas normalmente construídas em alvenaria que recebem um revestimento de uma película de vinil para deixá-las estanques.

Entre as suas principais vantagens estão o seu baixo custo de instalação e manutenção e fácil limpeza, o que faz esse modelo ser uma das principais opções do mercado.

Porém uma de suas desvantagens é a necessidade de cuidado excessivo, então é preciso ter cuidado com objetos pontiagudos, pois elas são muito frágeis em comparação com os outros modelos.

blank

blank

 

Piscinas de vidro

Podem remeter a grandes aquários e proporcionar um ambiente agradável. Uma de suas principais vantagens está no apelo visual, visto que são muito modernas e apresentam facilidade na hora da manutenção ou limpeza.

A maior desvantagem desse tipo de piscina, com certeza, é o custo. É considerada uma das opções mais caras do mercado, pois pedem estruturas específicas com quadros de aço que sustentam os vidros.

blank

blank

 

Auro Baier – Consultoria Técnica InterCement Brasil

Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Inspirações