Revestimentos

Piso para garagem e varanda: qual é o melhor?

Hoje em dia, a garagem é, muitas vezes, o único acesso ao interior de residências ou escritórios, o que demanda uma maior atenção na hora de escolher os materiais e itens decorativos para esse espaço, como o piso. Já as varandas devem ser locais acolhedores, aconchegantes e prazerosos.

Ambos os locais apresentam características que afetam diretamente o revestimento, como a possível exposição à incidência de sol e chuva e um nível maior de tráfego na garagem. Tudo isso mostra que é necessária a qualidade do revestimento escolhido para ser aplicado nesses ambientes.

 

Conheça as melhores recomendações

Se a garagem estiver num local mais “escondido”, aonde só os moradores da residência têm acesso, você pode optar por um piso mais simples. No entanto, para os casos de garagens em que o revestimento é o mesmo do acesso à residência, o ideal é buscar um material mais sofisticado.

Em garagens externas, o mais recomendado é utilizar pisos intertravados ou concregrama, mosaico português e pedras naturais, pois permitirão a drenagem da água. Mas é preciso ter cuidado: esses materiais são porosos e, por isso, podem absorver óleos e graxas que se soltem dos veículos, assim como traços da borracha dos pneus, o que torna a limpeza difícil.

Piso intertravado + concregrama para garagem. Fonte: https://www.vivadecora.com.br/revista/piso-para-garagem-modelos/
Mosaico português para garagem. Fonte: https://www.vivadecora.com.br/revista/piso-para-garagem-modelos/
Piso de pedra natural para garagem. Fonte: https://www.vivadecora.com.br/revista/piso-para-garagem-modelos/

Outra opção bacana são os ladrilhos hidráulicos, que hoje apresentam um acabamento bem semelhante ao porcelanato. Caso sejam feitos à mão, como antigamente, podem surgir problemas, como a absorção de óleo, além de serem mais porosos e absorverem marcas feitas por pneus. Outro ponto negativo é que têm tendência a acumular sujeira e gordura.

Ladrilho hidráulico para garagem. Fonte: https://www.vivadecora.com.br/revista/piso-para-garagem-modelos/

Para garagens internas, assim como para as varandas, as opções preferidas são os materiais antiderrapantes, pois evitam acidentes quando molhados e são uma boa pedida para quem tem crianças, idosos ou animais em casa. O ideal é buscar pisos que tenham elevada resistência à abrasão, que é o desgaste proporcionado pelo tráfego. Esta característica é informada com base no índice PEI, que varia de 0 a 5 (quanto maior o número, maior a resistência). Para garagens, é bom trabalhar com pisos que sejam PEI4 ou PEI5.

O porcelanato é um revestimento bem resistente às lavagens, além de ser pouco poroso (e, por isso, corre pouco risco de manchar). O acabamento acetinado é a melhor opção, pois é mais aderente para quem caminha no piso, ao mesmo tempo em que evita o acúmulo de sujeira. Existem opções que imitam madeira e pedras e permitem diversas combinações.

Porcelanato para garagem. Fontes: https://www.vivadecora.com.br/revista/piso-para-garagem-modelos/
Porcelanato para varanda. Fontes: https://www.decorfacil.com/piso-para-varanda/

Modelos de pisos cerâmicos são uma opção mais em conta. O ideal é buscar por peças com maior resistência à abrasão (PEI4 e PEI5) e acabamento acetinado. São mais porosos do que os porcelanatos, de modo que é preciso tomar mais cuidado com a manutenção para evitar manchas. Se forem antiderrapantes, melhor ainda.

Piso cerâmico para garagem (com textura antiderrapante). Fontes: https://www.vivadecora.com.br/revista/piso-para-garagem-modelos/
Piso cerâmico para varanda. Fontes: https://www.decorfacil.com/piso-para-varanda/

Os pisos de pedras naturais também podem ser aplicados nas varandas, e as opções mais comuns são a ardósia, o mármore e o granito. No entanto fica a ressalva quanto à porosidade, que pode levar à absorção da água e apresenta tendência a manchas.

Piso de ardósia na varanda. Fonte: https://www.imovelweb.com.br/noticias/decoracao/tem-varanda-veja-como-escolher-os-melhores-materiais-para-o-seu-piso/
Piso de mármore na varanda. Fonte: https://www.decorfacil.com/piso-para-varanda/

Guias de bolso

Mariana Ribeiro – Consultoria Técnica InterCement Brasil

 

 

Assuntos relacionados: ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?

E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Revestimentos