Construção

Como definir a posição da casa no terreno 

blank

Se você comprou um terreno e quer construir, algumas perguntas devem ter brotado na sua mente. Por onde começo? Já vou escavando para iniciar as fundações? Preparo a instalação elétrica e hidráulica em conjunto? Pois bem, a resposta é que não é bem por aí que devemos começar. É fundamental, antes disso, pensar na posição da casa no terreno.

blank

Leis de zoneamento

Antes de construir, precisamos verificar algumas informações que serão a chave para determinar ONDE, COMO e QUANTO podemos construir.
Na prefeitura de cada cidade temos as leis de zoneamento, que indicam os parâmetros de uso e ocupação do solo que, em resumo, definem:

  • o tipo de construção permitida por região;
  • os recuos frontal e lateral que a sua obra deve ter;
  • a taxa máxima de ocupação permitida do terreno;
  • o coeficiente de aproveitamento, que indica a área construída máxima;
  • a taxa de permeabilidade, que indica a porcentagem do terreno que não pode ser impermeabilizada em hipótese alguma.

Definidas essas questões (somente elas já valem um bate-papo separado), já é possível ter uma boa ideia da posição da casa no terreno e da altura máxima que pode ser construída. Agora, se você tem terreno para dar e vender e espaço de sobra, temos que abordar esse posicionamento mais a fundo.

Posição da casa no terreno: possibilidades

A sua construção pode ter quatro posicionamentos diferentes: no meio do terreno, nos fundos, na frente ou na divisa. Veja as imagens abaixo:
Posição da casa no terreno: centro

Figura 1: Casa construída no meio do terreno – Crédito: Casa Dicas

Posição da casa no terreno: fundos

Figura 2: Construção de fundos do terreno – Crédito: Viva Decora

Posição da casa no terreno; casa de divisa

Figura 3: Casas de divisa. (exemplo sobrados geminados). – Crédito: Planta Pronta

Posição da casa no terreno: frente

Figura 4: Construção na frente do terreno – Crédito: Barbara Borges

E o que torna uma escolha melhor que a outra?

Pois bem, terrenos pequenos e estreitos, via de regra, necessitam utilizar todo espaço lateral de uma das divisas laterais, de forma que qualquer outra disposição da construção não teria a funcionalidade máxima esperada. No entanto, quando há problemas de infiltrações na divisa com o vizinho, a casa pode apresentar, a longo prazo, algumas patologias em decorrência de umidade excessiva.

Terrenos largos ou compridos permitem a adoção de casas que podem ser posicionadas na frente, nos fundos ou no meio, e ainda permitem que haja janelas em qualquer uma das fachadas, tornando a construção arejada e prevenindo problemas de mofo e umidade. No entanto, por não explorar lateralmente toda a possibilidade do terreno, perde-se uma pequena parte de área construída.

A escolha da posição da casa no terreno (fundos, frente ou meio), tem muito mais a ver com o que você deseja ter e o que faz mais sentido, do ponto de vista de privacidade, do que um valor propriamente técnico.

Por exemplo: uma casa sem muro frontal ou com aberturas que permitam a visão da rua torna a frente do terreno um local favorável para a disposição de uma garagem. A imagem abaixo ilustra esta questão muito bem:
Casa com garagem

Figura 5: Casa com recuo frontal – Crédito: Planta Pronta

Mas se nós observarmos as casas construídas na frente ou no meio do terreno, fica livre uma área de fundo que pode ser utilizada para lazer, permitindo a construção de piscina, churrasqueira e preservando a privacidade dos moradores. Veja o exemplo abaixo:
Casa com espaço de lazer nos fundos

Figura 6: Casa com espaço de lazer nos fundos – Crédito: Decor Fácil

Dica

Observe primeiro as exigências da prefeitura do local onde fica seu terreno, então, pense no que você quer, como irá construir e as possibilidades que o terreno oferece antes de decidir onde será feita a obra.

blank

Lembre-se que não existe uma posição da casa no terreno melhor e nem pior, tudo vai depender do que você deseja: um espaço de lazer, uma garagem ampla e aberta. Enfim, as opções são quase infinitas. Pensando na funcionalidade de cada alternativa, você conseguirá decidir onde posicionar a casa em seu terreno.

Por Guilherme Aznar – Consultor Técnico InterCement

Assuntos relacionados: , , , , ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Construção