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Positivação no PDV: qual é sua importância? 

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A positivação do ponto de venda é uma estratégia fundamental para o convencimento do cliente e a manutenção da competitividade da sua loja de materiais de construção. Ela nada mais é do que a exposição de merchandising das marcas que você vende em locais estratégicos da loja para mostrar suas opções ao cliente e convencê-lo da qualidade dos produtos.

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Por mais que a internet e as redes sociais representem uma boa parcela das vendas, ainda é na loja física que os consumidores mais compram. Sendo assim, é muito importante que seu estabelecimento seja preparado para receber clientes, expondo produtos e marcas nos locais e na medida certa para incentivar e facilitar a venda.

O visual da loja conta muito

A estética de sua loja representa um grande passo na positivação. Imagine a seguinte situação: você vai a um mercado, e os corredores estão escuros e sujos, as prateleiras estão desabastecidas, e os produtos, desorganizados e sem etiqueta de preço. A vontade é de virar as costas e sair sem comprar nada, não é mesmo?

A mesma premissa vale para sua loja. Mantenha as prateleiras sempre abastecidas ou pelo menos traga os produtos para a parte frontal da estante, deixando-os sempre organizados. Certifique-se de que as etiquetas de preço estejam visíveis e atualizadas.

Além disso, garanta que sua loja esteja sempre limpa e com uma boa iluminação, de modo a valorizar os produtos que você exibe. Retire materiais de merchandising velhos ou danificados, evitando colar adesivo sobre adesivo, por exemplo. Quando esses materiais estão rasgados, desbotados ou descolados, passam uma impressão negativa ao consumidor.

Outro ponto importante é sempre pensar no que está à altura dos olhos do cliente. Os produtos e materiais promocionais que ficarem a essa altura devem sempre ser os mais valorizados da sua loja, já que eles serão notados primeiro.

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Utilize os materiais fornecidos pelas marcas parceiras

As marcas de materiais de construção já costumam produzir e enviar materiais de merchandising para as lojas. Use-os sempre de acordo com as instruções da marca, posicionando-os em locais estratégicos, normalmente próximo ao produto em si ou ao caixa. É importante cuidar para não deixar expostos materiais rasgados, quebrados ou muito antigos, já que eles podem manchar não apenas a imagem da sua loja, mas também a da marca que ofereceu o material.

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Veja a seguir alguns dos materiais mais comuns:

  • Réguas de gôndola: são posicionadas na horizontal, na prateleira onde ficam os produtos. Costumam chamar a atenção do cliente para o produto, diferenciando-o dos demais.
  • Stoppers: são posicionados em um ângulo de 90° em relação às prateleiras, para que o cliente enxergue de frente enquanto estiver andando pelos corredores.
  • Adesivos de chão: devem ser feitos de materiais resistentes, já que os consumidores da loja passarão por cima deles. A ideia é chamar a atenção para um produto próximo ou então na fila do caixa.
  • Wobblers: são materiais pequenos, normalmente em formato circular, que parecem estar “saltando” das prateleiras. Indicam alguma promoção ou novidade relacionada ao produto anunciado.
  • Banners: são peças de comunicação maiores, normalmente posicionadas em vitrines ou cavaletes. Normalmente, são produzidas com materiais de gramatura maior, com mais qualidade, já que têm maior impacto no cliente.

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Agora que você já sabe mais da importância da positivação de sua loja, coloque em prática o que você aprendeu aqui para aumentar as vendas e a satisfação do seu cliente! Fique atento para o próximo conteúdo, voltado exclusivamente para lojas de materiais de construção, aqui no Amigo Construtor.

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