Rede do Amigo

Outubro Rosa: como se prevenir contra o câncer de mama

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
Como prevenir câncer de mama

A campanha Outubro Rosa foi criada para que mais pessoas tenham acesso aos exames que diagnosticam o câncer de mama e de colo do útero. Mas, além disso, a campanha existe para que as pessoas saibam mais sobre a doença (sem medo de falar sobre ela) e como se prevenir.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis.

Então, confira abaixo o que você pode fazer para ter uma vida mais saudável e se prevenir contra o câncer.

5 formas de se prevenir contra o câncer

Praticar atividade física

Praticar atividades físicas é algo que pode prevenir inúmeros problemas de saúde, além de melhorar a disposição no dia a dia.

Por isso, é importante que algum tipo de atividade física faça arte da sua rotina diária. E não precisa ser um esporte específico, ou algo que precise ser feito em uma academia. Comece com algo que goste, como caminhar, andar de bicicleta, dançar e nadar.

Você pode pedalar ou fazer uma caminhada para o trabalho, ainda que seja apenas parte do trajeto, e trocar o elevador pela escada.

Estudos indicam que 30 minutos de exercício por dia já contribuem bastante para a sua saúde. Isso porque a prática de atividades físicas ajuda fortalecer as defesas do seu corpo e a manter o peso ideal, além de outros benefícios.

Ou seja: quanto mais você se movimentar, mais protegido você estará contra o câncer.

Alimentar-se de forma saudável

A alimentação é um dos principais fatores para uma vida saudável. Por isso, é importante incluir nas suas refeições frutas, verduras, legumes, grãos e cereais, além de evitar alimentos ultraprocessados, como fast food e comidas que são vendidas prontas para o consumo.

Neste artigo, nós falamos um pouco mais sobre como deixar a sua marmita mais saudável para o dia a dia na obra. Já é um bom começo para uma alimentação mais saudável.

Manter o peso corporal adequado

A falta de atividades físicas e uma má alimentação podem resultar em aumento do peso. Esse é um risco sério, pois manter o peso corporal adequado é uma das principais formas de prevenir o câncer, segundo o Ministério da Saúde.

Mas como saber qual o peso ideal? Existe uma fórmula para isso, chamada Índice de Massa Corporal (IMC).

Para calcular o IMC, você deve dividir o seu peso pela sua altura ao quadrado (altura x altura). Por exemplo: se você pesa 80 kg e
tem 1,70 m de altura, você deve fazer a seguinte conta:

80 ÷ 1,70² = IMC

80 ÷ 2,89 = 27,6 kg/m²

O peso corporal do adulto está adequado quando o IMC variar entre 18,5 e 24,9 kg/m². No nosso exemplo acima, a pessoa estaria acima do peso ideal, já que seu IMC foi de 27,6 kg/m².

Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

Diversos estudos mostram que o consumo de bebidas alcoólicas também contribui para o desenvolvimento de câncer de diversos tipos, inclusive o de mama.

E isso é válido para todo tipo de bebida, desde a cachaça até a cerveja. Combinado com o uso de tabaco, o perigo é ainda maior.

Isso porque o etanol tem efeito cancerígeno, afetando as nossas células. Quando ele chega ao intestino, o álcool age como um solvente, facilitando a entrada de outras substâncias carcinogênicas.

Amamentar

Você já deve ter ouvido o quão importante a amamentação é para o bebê. Todo recém-nascido (salvo quando há orientação médica do contrário) deve ser alimentado somente com leite materno até os seis meses de vida, no mínimo.

Mas além de proteger o bebê, a amamentação também protege a mãe, prevenindo contra o câncer de mama. Isso porque o movimento provocado enquanto o bebê suga o leite promove uma espécie de esfoliação do tecido mamário, eliminando e renovando células agredidas.

Além disso, quando termina a lactação, várias células se autodestroem, inclusive algumas que poderiam ter lesões no material genético. Assim, quanto mais prolongada for a amamentação, maior a proteção para a mãe e o bebê.

Agora, você aprendeu muito sobre como prevenir o câncer, mas não deve parar por aqui. É importante colocar essas dicas em prática e sempre fazer os exames preventivos regularmente, ou incentivar as mulheres da sua vida a fazê-los.

Faça parte da campanha Outubro Rosa e compartilhe essas dicas!

Tags:, , ,
Reformas de fim de ano

Como preparar a revenda para a temporada de reformas

Mercado
Outubro Rosa

Outubro Rosa: conheça a campanha e como fazer os exames preventivos

Rede do Amigo