Rede do Amigo

Conheça músicas inspiradas na Construção Civil

24 de março de 2020
FacebookTwitterLinkedInGmail
Músicas inspiradas na construção civil

A construção civil é, há muito tempo, um dos setores mais importantes da economia e da história do Brasil. Assim, ela acabou inspirando também a arte do nosso país. Na Música Popular Brasileira é possível encontrar diversas canções inspiradas no dia a dia dos trabalhadores da obra. Confira abaixo algumas dessas músicas inspiradas na construção civil.

Canteiro de Obra, de Wilson Moreira

A música Canteiro de Obra, escrita por Wilson Moreira e Sérgio Fonseca, conta a história de um homem que saiu do sertão para trabalhar na construção civil na cidade grande. A canção fala sobre os sonhos, a saudade e as dificuldades da vida desse trabalhador. Confira um trecho da letra e a música completa abaixo:

“Trouxe a esperança

Que não se envergonha

De não ter tempo de esperar em vão

Pois tudo aquilo que o seu peito sonha

Se concretiza em outra construção…”

Cidadão, Zé Ramalho

Composta pelo baiano Lúcio Barbosa, Cidadão também fala das dificuldades do migrante que vai para a cidade grande trabalhar como pedreiro. Cantada em primeira pessoa, o pedreiro mostra todas as construções que são importantes para a cidade que ele ajudou a construir.  Porém o lado triste da música é que, mesmo sendo peça importante dessas construções, ele não tem o direito de entrar nelas.

“Tá vendo aquele edifício, moço?

Ajudei a levantar

Foi um tempo de aflição

Era quatro condução

Duas pra ir, duas pra voltar..”

Construção Civil, Capital Inicial

A música Construção Civil foi composta por Renato Russo, mas gravada pela banda Capital Inicial. Na música, um jovem pensa sobre o que quer ser no futuro e busca referência do seu primo, que trabalha na Construção Civil.

“Eu tenho um primo que trabalha

na Construção Civil

E me conta coisas,

diz que eu tenho que esperar

Entre uma cerveja e outra

Se lembra do aluguel

Então me explica como é feliz…”

Construção, Chico Buarque

Construção é uma música do escritor e compositor Chico Buarque. Ela conta a rotina da vida de um trabalhador da construção civil e é considerada uma das mais brilhantes da música brasileira por sua letra e melodia. 

“Subiu a construção como se fosse máquina

Ergueu no patamar quatro paredes sólidas

Tijolo com tijolo num desenho mágico

Seus olhos embotados de cimento e lágrima”

Por essas músicas, é possível ver a importância do trabalhador da construção civil, não é mesmo? E você sentiu falta de alguma música nessa lista? E se você gostou dessas dicas, confira também filmes e séries sobre construção para ver na Netflix.

Tags: , , , , ,

Posts Recentes

Posts recentes