Rede do Amigo

Outubro Rosa: conheça a campanha e como fazer os exames preventivos

FacebookGoogle+TwitterLinkedInWhatsApp
Outubro Rosa

Você já deve ter ouvido falar no Outubro Rosa. Ele é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama.

Assim, todos os anos, durante o mês de outubro, são realizadas ações por governos, empresas e diversas organizações com o intuito de levar informação sobre a doença e tornar mais fácil o acesso ao exame preventivo.

Muitos locais, como monumentos, estátuas e prédios importantes, são iluminados de rosa nesse período para divulgar a campanha.

A campanha foi criada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, maior organização de câncer de mama dos Estados Unidos da América, no início da década de 1990. Mais recentemente, a campanha também passou a abordar o câncer de colo do útero.

Câncer de mama

O câncer de mama é o tipo mais comum da doença entre as mulheres: a cada ano, de todos os registros de novos casos de câncer no Brasil, 29% são do de mama.

Por isso, a campanha Outubro Rosa é tão importante. E todas as pessoas podem fazer parte, seja fazendo os exames preventivos, seja incentivando mulheres a se precaverem.

Autoexame

Quanto mais cedo o câncer de mama for diagnosticado, maiores são as chances de cura. O sintoma mais fácil de ser identificado pela mulher é o aparecimento de caroço no seio, acompanhado ou não de dor.  

Por isso, o autoexame é tão importante em qualquer idade. Quando a mulher conhece bem o seu corpo, ela consegue identificar quando há alguma anormalidade.

Para fazer o autoexame, basta observar e apalpar a mama, em qualquer momento; pode ser durante o banho ou na troca de roupa, por exemplo. Se a pessoa identifica um nódulo na mama, ou algum outro sintoma, ela deve ir até o serviço de saúde mais próximo.

Mamografia

Mas nem todo caroço é câncer, e a ausência dele também não garante que está tudo certo. Por isso, o autoexame não substitui o exame clínico, que deve ser realizado por um profissional da saúde (médico ou enfermeiro).

Se o profissional achar necessário, ele irá solicitar a mamografia, que é um raio-X da mama, o qual permite descobrir o câncer mesmo quando o tumor ainda é pequeno.

Além disso, toda mulher com 40 anos ou mais precisa consultar o médico uma vez por ano para checar se está tudo bem. Mulheres que têm entre 50 e 69 anos também devem fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos.

Câncer do colo do útero

O câncer do colo do útero é o terceiro tumor maligno que mais atinge as mulheres, excluindo o câncer de pele não melanoma. Ele é causado pelo Papilomavírus Humano, ou HPV.

Assim como no câncer de mama, o diagnóstico precoce da doença é fundamental para aumentar as chances de cura. Por isso, é importante fazer o exame preventivo, que é o Papanicolau.

Como a doença é silenciosa (não apresenta sintomas), o exame preventivo é ainda mais importante.

Toda mulher, entre 25 e 64 anos de idade, que tem ou já teve vida sexual deve fazer o exame. O Papanicolau é feito de graça em qualquer Unidade Básica de Saúde que tenha um profissional capacitado para isso.

Então, amiga construtora, previna-se! Já você, amigo construtor, incentive as mulheres da sua vida a se cuidarem. Compartilhe essas informações!

Com informações do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (INCA)

Tags:, , ,
Como prevenir câncer de mama

Outubro Rosa: como se prevenir contra o câncer de mama

Rede do Amigo
Supervendedor depois da venda

Revenda de materiais de construção: como ser um supervendedor até depois da venda

Vídeos