Revestimentos

Rolos de pintura: qual usar? 

blank

A escolha do rolo de pintura correto é importante para garantir a qualidade do trabalho e do rendimento da tinta. No mercado existem tipos diferentes de rolos, cada um para uma finalidade específica, que leva em conta tanto o tipo de tinta quanto o tipo de superfície a ser pintada.

blank
Fonte: https://blog.tocaobra.com.br/tipos-de-rolo-para-pinturas/

 

Rolo de pintura de lã mista

Esse rolo de pintura tem em sua composição 50% de lã de carneiro e 50% de fibra de poliéster fixadas em um cilindro por um processo de termofusão.

Esse tipo de rolo é indicado para a aplicação de tintas à base de água em superfícies sem textura e bem preparadas.

blank
Fonte: https://www.taqi.com.br/rolo-roma-para-pintura-la-mista-pop-9cm-245-9/085709

 

Rolo de pintura de lã natural

Esse rolo tem 100% de lã de carneio em sua composição e é recomendado para aplicação de tintas à base de água. Oferece diferentes comprimentos de pelos. Os de tamanhos mais altos são mais recomendados para superfícies mais rugosas, pois têm maior capacidade de reter tinta, facilitando a aplicação. Os de pelos mais curtos são mais adequados para fazer o acabamento, pois não produzem respingos.

blank
Fonte: https://www.lojadomecanico.com.br/produto/83209/31/350/rolo-com-garfo-de-la-natural-15cm-atlas-32815

 

blank

 

Rolo de pintura de lã especial

Esse rolo é fabricado com uma manta de lã artificial de fibra de poliéster, que é fixada ao tubo por processo de termofusão.

Esse tipo de rolo de pintura foi desenvolvido especialmente para a aplicação de tintas à base d’água, além de esmaltes sintéticos, óleos e vernizes.

blank
Fonte: https://comercialpaulinhoabilla.com.br/produto/rolo-de-la-poliester-topa-tudo-15cm-anti-respingo-castor/

 

Rolo de pintura de poliéster ou de espuma

Esse rolo é fabricado com um material de maior densidade e apresenta uma estrutura celular mais fina. Assim, consegue proporcionar maior retenção e um melhor alastramento com qualquer tipo de tinta acrílica ou sintética.

Mas, diferentemente dos rolos de lã, eles são indicados apenas para superfícies lisas.

blank
Fonte: https://www.cosamapro.com.br/rolo-espuma-am-406-15a-p-pintura-15cm-c-cabo-atlas/p

 

Rolo de pintura de lã para epóxi

Esse rolo de pintura, como o próprio nome já diz, foi desenvolvido especialmente para aplicação de tintas à base de resina epóxi. Porém, como ele tem pelos mais curtos, também é usado com tintas à base de água (principalmente acrílica) para dar um acabamento mais perfeito.

blank
Fonte: https://www.amazon.com.br/Rolo-Epoxi-Condor-954-Pacote/dp/B077TYMVCQ

 

Rolo de pintura de veludo

Esse tipo de rolo de pintura é muito parecido com o rolo de lã, mas conta com uma pelagem mais baixa e é, principalmente, usado para acabamentos mais lisos em paredes sem texturas e preparadas.

blank
Fonte: https://www.magazineluiza.com.br/rolo-veludo-15cm-329-15-atlas/p/5826584/cj/rpta/

 

Como preparar o rolo de pintura para o primeiro uso?

A limpeza da superfície a ser pintada com o rolo de pintura é um processo extremamente importante para o resultado. As superfícies devem ser lixadas, e a poeira, removida com um pano umedecido para que depois receba a pintura (somente quando estiver seca). Paredes texturizadas também devem ser limpas com uma escova macia ou um pano úmido.

Outra dica importante para o primeiro uso do rolo de pintura é que ele deve ser preparado considerando a base da tinta que será aplicada.

Para tintas à base d’água, ele deve ser umedecido, porém, se a base da tinta a ser utilizada for solvente, o rolo deve ser embebido em solvente ou aguarrás.

Meu Álbum de Obras

Rolo de pintura: como limpar e armazenar após o uso

Após o término da pintura, o rolo deve ser lavado com água ou solvente (verifique a composição da tinta utilizada), possibilitando seu uso por mais de uma vez. Depois de limpo, o rolo de pintura deve ser armazenado em um local seco e arejado, para que seque completamente, durante quatro ou cinco dias.

Só depois de completamente seco, pode ser guardado em uma embalagem plástica até o próximo uso. Dessa forma, é possível prolongar a vida útil do rolo e proporcionar uma melhor absorção e homogeneidade da pintura ao longo do tempo de uso do rolo.

 

Auro Baier – Consultoria Técnica InterCement Brasil

Assuntos relacionados: , , ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Revestimentos