Cuidados com a Casa

Saiba agora mesmo como identificar um vazamento e sua causa 

vazamento

Problemas no encanamento são uma das grandes causas de aumento na conta de água de uma residência. Eles podem causar vários transtornos, como mofos e goteiras, que trazem reformas caras e trabalhosas. Por isso, saber como identificar um vazamento, além da sua causa, é muito importante.

Neste post, daremos dicas simples e eficazes para te ajudar a encontrar onde o defeito está acontecendo e as razões por trás dele. Afinal, só assim é possível resolvê-lo! Continue lendo e veja como economizar dinheiro e preservar o imóvel:

Observe as paredes da residência

O surgimento de manchas e mofo nas paredes é um forte sinal de vazamentos. Na verdade, é o sinal mais óbvio e simples de se perceber. É provável que exista um furo no encanamento naquele local, causando a infiltração.

Analise a sua conta de água

Nem sempre os erros na encanação são tão visíveis. Por isso, é preciso ter atenção aos detalhes — e um deles é o valor da conta de água. A quantidade gasta continua a mesma, mas o valor da taxa continua subindo? Então há uma grande possibilidade de haver algum defeito.

Se for o caso, uma medida simples para se certificar é observar o hidrômetro. Basta fechá-lo durante uma hora e não utilizar nenhum equipamento hidráulico. Marque a localização do ponteiro no início e no final: se ocorrer alguma alteração, existe algum vazamento.

Você também pode se interessar por: Aprenda agora como instalar uma torneira de água quente

Realize testes de verificação

Com testes simples em lugares estratégicos, você pode identificar o local desse vazamento e a sua possível causa. Alguns exemplos são:

Teste da torneira

Esse é o mais simples dos testes. Basta fechar a torneira e observar se ela continua pingando. Se sim, existe vazamento ali e é provável que a causa seja a vedação.

Apesar de muito fácil, por desatenção essa medida acaba não sendo feita. E dá para fazer o mesmo para equipamentos similares, como chuveiros, por exemplo.

Teste do vaso sanitário

Coloque uma pequena quantidade de pó de café dentro do vaso e deixe-o lá durante uma noite. Se a quantidade diminuir, é provável que exista um vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

Nesse caso, é preciso analisar a situação. Pode ser necessária a troca da válvula ou apenas um simples aperto de algumas peças com uma chave inglesa.

Teste da caixa d’água

Feche todos os utensílios que utilizem água e não use o sanitário. Então, marque o nível da caixa d’água. Espere, no mínimo, duas horas e confira se esse nível abaixou. Se sim, existe algum vazamento na canalização ou nos sanitários que recebem água da caixa.

Depois de confirmar é preciso encontrar o local exato. Para isso, faça os testes que já citamos nos locais que são alimentados pela caixa. Caso não encontre, o mais indicado é contratar encanadores para te auxiliar.
Enfim, saber como identificar um vazamento traz economia e poupa muita dor de cabeça em qualquer obra. Por isso, fique atento!

E agora que você já sabe mais sobre como identificar um vazamento, aproveite para compartilhar este post nas suas redes sociais para que ele atinja mais pessoas!

Assuntos relacionados: , , , ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Cuidados com a Casa