Ferramentas

Saiba como escolher o alicate ideal para cada necessidade 

alicates

As ferramentas são itens importantes que precisam estar presentes em lugares estratégicos, como em nossas casas. O alicate é um desses itens indispensáveis para montar uma caixa de ferramentas. Quer entender melhor quais são os tipos de alicate e para que servem? Continue a leitura!

O que são alicates?

No momento em que surge a necessidade de realizar consertos, obras ou reformas em casa, é fundamental conhecer a finalidade de cada ferramenta utilizada a fim de executar os serviços de forma mais rápida e com qualidade. 

No mercado existem vários tipos de alicates que se diferem em razão da finalidade de cada um. Ou seja, entre os tipos de alicates disponíveis, cada um tem uma função específica que se adequa às demandas do dia a dia. 

rede do amigo

Os diversos tipos de alicates são utilizados em diferentes segmentos de atuação. Por isso, existe uma grande variedade de tipos de alicates com características específicas para o desenvolvimento de determinada atividade.

Mas, antes de te apresentarmos os tipos de alicates que existem, é crucial que você compreenda o que são os alicates para decidir qual dos tipos de alicates você está precisando para realizar seu trabalho.

Os alicates são ferramentas manuais com finalidades diferentes de acordo com os tipos de alicates. Eles podem ser utilizados tanto em ambiente de trabalho por um profissional quanto em casa para realizar reparos. Diante disso, podemos afirmar que os alicates são materiais essenciais para qualquer oficina, serralheria ou residência, visto que podem ser usados para múltiplas finalidades.

Os alicates são um dos itens de reparos mais conhecidos e usados por todos, porque podem ser considerados como uma extensão das mãos humanas. Os tipos de alicates são construídos por peças articuladas, capazes de multiplicar a força aplicada. 

Como mencionamos anteriormente, há um leque de tipos de alicates com propósitos diferentes. Se você ficou interessado em conhecer os tipos de alicates e decidir qual dos tipos de alicates é o ideal para a realização do seu trabalho, prossiga para o próximo tópico deste artigo!

Para que servem os alicates?

Antes de apresentarmos os tipos de alicates existentes e suas funções, vale ressaltar a função de um alicate e como ele funciona. Então, se você estava pesquisando por “para que serve alicates”, acabou de encontrar a resposta.

De forma resumida, a função de um alicate é multiplicar a força, ou seja, o alicate tem uma vantagem mecânica. Por meio de uma alavanca, a força exercida do lado do cabo é multiplicada na cabeça do alicate. Assim, utilizando apenas a força dos músculos, se torna possível dobrar ou cortar materiais manuseando um alicate. 

Agora que você entendeu as principais informações sobre os alicates, vamos conferir os tipos de alicates e descobrir qual a finalidade de cada um deles!

Quais os tipos de alicates existentes e suas funções?

Conhecer os tipos de alicates e as funções de cada um dos tipos de alicates é imprescindível para que você escolha qual entre os tipos de alicates ter na sua oficina, serralheria ou até mesmo na sua casa. Então, trouxemos os oito tipos de alicates mais comuns. Veja:

Alicate de pressão

O alicate de pressão é um dos principais tipos de alicates. Ele é utilizado para segurar e pressionar peças e superfícies. Ademais, crimpar terminais e desapertar parafusos e porcas também são funções do alicate de pressão. 

O alicate de pressão conta com uma variedade de formatos destinados para diversas funções, por exemplo, existe o alicate de pressão específico para soldador, o alicate de pressão tipo c, alicate de pressão reto, alicate de pressão triangular, entre outros.

Na maior parte das vezes, o alicate de pressão é o escolhido entre os tipos de alicates para trabalhos mais pesados. 

Alicate turquesa

O alicate turquesa é um dos melhores tipos de alicates para fazer cortes. Porém, o seu uso é bastante variado. Como o alicate turquesa conta com uma lâmina afiada, é fundamental ter muito cuidado na hora do manuseio. 

Alicate para anéis

O alicate para anéis possui duas pontas bem finas que possibilitam a inserção de anéis de retenção. Ele é indicado para colocar e retirar anéis externos que fazem parte de máquinas e equipamentos.

Alicate eletricista

É um dos tipos de alicates cruciais para a área da elétrica. O alicate eletricista é formado por orifícios que servem para encaixar o fio, permitindo descascá-los. Mesmo que existam outros tipos de alicates que possibilitam o corte de fios, o de eletricista traz vantagens relacionadas ao acabamento do trabalho. 

Alicate universal

Com certeza, esse é o tipo de alicate mais conhecido e utilizado no cotidiano, visto que grande parte dos indivíduos possui um desse em casa. O alicate universal tem uma ponta chata e a mordida estriada, facilitando o aperto e a dobra de chapas e fios. 

O alicate universal conta com uma abertura circular que ajuda a pegar parafusos e dutos. Além disso, ainda há uma lâmina de corte. Ou seja, o alicate universal possui uma ampla variedade de usos, sendo considerado indispensável. 

Alicate crimpador

O sexto tipo de alicate que separamos para você é o alicate crimpador. Ele é utilizado para fixar conectores em cabos, mas também conta com variações. O alicate crimpador é bastante manuseado durante trabalhos que dependem da instalação de cabos. Para comprar um alicate crimpador, é preciso se atentar ao modelo correto, visto que cada um se adapta aos tipos diferentes de conector que serão crimpados. 

Alicate bico redondo

O alicate de bico redondo tem um perfil cônico nas mandíbulas, logo é ideal para fazer voltas em arames ou fios. Esse é um tipo de alicate bastante utilizado em projetos de artesanato e joalheria, visto que proporciona a realização de acabamentos decorativos.

Alicate bico fino

Esse alicate também é conhecido como alicate de ponta e é utilizado para manutenção elétrica em locais de difícil acesso. O alicate de bico fino também faz a torção e o corte de fios e cabos. O bico desse tipo de alicate pode ser reto ou curvo. 

Como escolher o alicate certo?

Diante da enorme variedade de tipos de alicates, é claro que pode ser um grande desafio escolher o alicate certo. Mas, conhecer os principais tipos de alicates e suas funções é o primeiro passo, pois, assim, não terá erros na hora de escolher a ferramenta para seu trabalho. 

Outra dica para escolher o alicate certo é verificar se a ferramenta apresenta boas condições. Quando um alicate está empenado ou com cabos rachados, podem ocorrer acidentes. Então, pegue o instrumento e avalie. Se você optar por adquirir um alicate em loja online, faça o mesmo quando ele chegar até as suas mãos, e, se houver defeitos, não hesite em fazer a troca.

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender melhor os tipos de alicate existentes no mercado e o propósito de cada um. Acesse o Amigo Construtor e conheça os nossos conteúdos para que você aprimore suas habilidades no ramo da construção!

Assuntos relacionados:
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Ferramentas