Histórias da Construção

Série Estilos do Brasil: Os encantos da cultura alemã na arquitetura de Santa Catarina 

blank

A influência alemã faz parte do dia a dia de qualquer brasileiro, seja no hábito cervejeiro de ambas as nações, seja na gastronomia recheada de salsichas e batatas. Na arquitetura não é diferente, pois ela é uma das influências enraizadas nas estruturas muito presentes na região sul do Brasil, principalmente no estado de Santa Catarina: o estilo enxaimel. Veja a seguir mais detalhes sobre a cultura alemã na arquitetura brasileira!

Os primeiros imigrantes alemães chegaram ao Brasil ainda durante o reinado de Dom Pedro I e estabeleceram-se nas regiões Sul e Sudeste. Em 1824, fundaram a colônia alemã de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

blank

Entre 1920 e 1930, após o fim da Primeira Guerra Mundial, cerca de 75 mil imigrantes germânicos chegaram ao Brasil em busca de melhores condições de vida, devido aos problemas sociais que se espalhavam pela Alemanha e por outros países da Europa.

A imigração da população alemã teve um papel de extrema importância na formação da cultura brasileira, contribuindo com o processo de urbanização, industrialização e diversificação da agricultura familiar e introduzindo o cultivo do trigo e a criação de suínos, considerados traços característicos da cultura camponesa na Europa Central.

blank

Braunfels – Alemanha

O modelo arquitetônico enxaimel surgiu na Alemanha no fim da era romana e no início da medieval e tem características particulares marcadas pela beleza e imponência das construções que carregam a identidade alemã. Os primeiros registros da presença do estilo no Brasil foram construções feitas pelos próprios alemães no processo de imigração. Eles mesmos fabricavam tijolos, telhas e pisos que traziam toda a sofisticação germânica.

O que caracteriza o estilo enxaimel são o grande telhado, a madeira trabalhada na fachada e cores vibrantes como vermelho, alaranjado, amarelo, azul e verde, que trazem impacto e preenchem a construção por completo. A palavra “enxaimel” quer dizer “enchimento” e simplifica de forma geral como as casas eram construídas. Inicialmente, sua estrutura era toda em madeira, e depois se preenchiam os espaços vazios, geralmente com materiais disponíveis na cidade, como tijolos maciços, barro e pedras.

blank

Estação de trem em Joinville – Santa Catarina

Nas construções atuais, apesar de o estilo manter a mesma personalidade, as vigas de aço e chapas de fibrocimento substituem as toras de madeira do estilo enxaimel. Da mesma maneira, os preenchimentos são feitos de alvenaria ou vidro temperado, sempre de acordo com a função da parede na casa ou dentro de um cômodo. Já os telhados passaram a ter diferentes níveis de altura e inclinação, sempre com um propósito mais estético do que funcional.

blank

blank

Pomerode – Santa Catarina

No Brasil, a cidade de Pomerode, em Santa Catarina, tem a maior concentração de casas de enxaimel fora da Alemanha. Além da beleza arquitetônica, a cidade tem grande força no turismo local graças à preservação da cultura alemã, não só nas construções, mas também na gastronomia.

O passeio Rota do Enxaimel é um grande atrativo para turistas que visitam o município. A atração turística fica localizada na zona rural de Pomerode e percorre 16 quilômetros, passando por 60 casas que preservam o estilo arquitetônico e trazendo um pedacinho da Alemanha para a região sul do Brasil. Além disso, algumas atrações são casas de famílias de alemães que permitem a visita de turistas e contam um pouco da vivência dos imigrantes à época.

blank

Museu Nacional de Imigração e Colonização – Joinville/Santa Catarina

Na cidade de Joinville, o Museu Nacional de Imigração e Colonização preserva memórias, objetos e diversas histórias que contam a chegada dos imigrantes ao país. No espaço do museu, é possível visitar os galpões do Transporte e Tecnologia Patrimonial, que guardam essas memórias e também foram construídos no estilo enxaimel.

blank

Prédio da Prefeitura Municipal de Blumenau – Santa Catarina

O prédio da sede da prefeitura municipal de Blumenau é um charmoso edifício no qual, anteriormente, funcionava a estação ferroviária da cidade. O município passou a abrigar a prefeitura no local em setembro de 1982, e essa é considerada uma das maiores e mais modernas prefeituras do estado.

blank

Parque Vila Germânica – Blumenau/Santa Catarina

A Vila Germânica, localizada em Blumenau, é considerada um dos maiores pontos turísticos do estado de Santa Catarina. Além de apresentar belezas arquitetônicas, o parque é palco dos eventos Oktoberfest, Sommerfest, Magia de Natal, entre outros, e, assim, é responsável por atrair pessoas de todos os cantos do Brasil.

Gostou de saber um pouco mais da influência e curiosidades da arquitetura alemã no Brasil? Então acesse e conheça A Febre do Ouro em Minas Gerais.

blank

Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Histórias da Construção