Sua Casa

7 pequenos reparos para fazer em casa durante a quarentena

12 de maio de 2020
FacebookTwitterLinkedInWhatsApp

Ao ficar em casa durante a quarentena, os PEQUENOS REPAROS que precisam ser feitos na casa ficam mais evidentes. Então, que tal usar esse tempo para colocar as mãos à obra e dar um trato no lar?

Existem diversos reparos que você mesmo pode fazer para deixar tudo em ordem e funcionando corretamente. Com isso, a sua casa também fica mais bonita e aconchegante.

Dicas importantes

Mas para fazer pequenos reparos em casa é preciso se atentar à segurança, tanto na execução da atividade quanto aos cuidados para se proteger do Covid-19.

Por isso, lembre-se de fazer tudo atentando-se à segurança, mesmo nas tarefas que parecem ser mais simples. Isso inclui o uso dos EPIs necessários e cuidados específicos sobre cada tarefa, conforme indicamos abaixo.

Outra dica importante é que você pode comprar os materiais e ferramentas necessários sem furar a quarentena. Para isso, você pode comprar em lojas de materiais de construção que fazem atendimento delivery.

Abaixo, confira quais reparos você pode fazer em casa e dicas para fazê-los bem.

1. Reparar chuveiro pingando

Chuveiro pingando pode ser um grande incômodo. Além do barulho constante da goteira, o desperdício e, consequentemente, o aumento na conta de água são grandes problemas.

Porém, felizmente, chuveiro pingando entra na categoria de pequenos reparos que você mesmo pode fazer em casa. Aqui no blog, já ensinamos o passo a passo de como consertar chuveiro pingando e até como substituir reparo de registro.

2. Trocar resistência de chuveiro queimada

Chuveiro queimado também é simples de resolver em poucas etapas.

  1. Compre uma resistência do mesmo modelo da atual. Para isso, basta informar o modelo da ducha ao vendedor. Na dúvida, envie uma foto do seu chuveiro para a loja.
  2. Antes de começar a troca, desligue o disjuntor.
  3. Desenrosque a tampa do chuveiro e observe a posição em que está a resistência. A nova resistência deverá ser instalada na mesma posição. Para garantir, você também pode tirar uma foto para servir de referência.
  4. Com um alicate de ponta, retire a resistência queimada e instale a nova.
  5. Por fim, feche a tampa do chuveiro e deixe o aparelho ligado por alguns minutos. Isso evita que ele queime novamente depois que o disjuntor for religado.

3. Consertar buracos nas paredes

E que tal deixar a parede parecendo nova tampando os pequenos buracos que dão uma aparência gasta para o cômodo? Para isso, você só vai precisar de massa corrida e uma lixa.

Basta passar uma pequena quantidade de massa corrida nos buracos até preenchê-los e deixar secar por pelo menos 3 horas. Depois, use a lixa para dar o acabamento e deixar a parede uniforme.

4. Pintar a parede

Uma vez que você consertou os buracos na parede e deixou a superfície nivelada, ela está pronta para receber a pintura. Esse é um exemplo de reparo que pode deixar a sua casa mais bonita.

Além disso, se você está em casa e sentiu a necessidade de mudar o visual do seu lar, esse é um modo eficiente e simples de fazer isso. Para pintar a parede, você só vai precisar de um rolo, tinta e forro para cobrir os móveis e os lugares que não receberão tinta. Aqui, damos mais dicas de como pintar parede.

5. Trocar lâmpadas

Trocar lâmpadas é um dos pequenos reparos que exigem cuidados extra com a segurança. Algumas atitudes que evitam acidentes na execução desse serviço são:

  • Desligue o interruptor para trocar as lâmpadas de teto.
  • Para trocar lâmpadas de luminárias, tire-as da tomada.
  • Para lâmpadas de teto, também é indicado usar óculos de proteção, pois elas acumulam poeira que pode cair nos olhos durante a troca.
  • Se for subir em escada, tenha certeza de que ela está estável antes de subir. Tenha sempre alguém com você para te ajudar.
  • Antes de tocar na lâmpada, verifique se não está muito quente. O ideal é apagá-la e aguardar alguns minutos antes de iniciar a troca.

6. Reparar móveis

Com o passar do tempo, os parafusos dos móveis podem afrouxar, deixando frestas, portas que não fecham direito e diferenças de altura. Por isso, é possível transformar o visual dos seus móveis apenas apertando esses parafusos com uma chave Philips.

Além disso, esse é o momento de trocar maçanetas e puxadores de portas e gavetas, seja porque estão quebrados, seja para dar um novo visual para a mobília. Esses itens são facilmente encontrados em lojas de materiais de construção e até em supermercados.

Se você tem móveis de madeira, você também pode aproveitar a oportunidade para pintá-los ou reforçar o verniz para melhorar a aparência.

7. Remover mofo e bolor

Mofo e bolor são causados por fungos que se proliferam na umidade. Para evitar que eles surjam, é importante um bom trabalho de impermeabilização na casa. Mas se eles já se instalaram, você pode removê-los com algumas receitas caseiras, que você encontra neste artigo do Amigo Construtor.

Fazendo esses pequenos reparos em casa, você consegue passar por esse período de forma um pouco mais tranquila.

Gostou das dicas? Então compartilhe com seus amigos e continue acompanhando o Blog do Amigo Construtor.

Com informações de Casa e Jardim, Gazeta do Povo

Mais vistos:

error: Alert: Content is protected !!