Sua Casa

Casas diferentes: conheça estilos e estruturas diferentes para se inspirar

31 de janeiro de 2020
FacebookTwitterLinkedInGmail

O mercado de construção civil é um dos pilares da economia brasileira. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), após 20 trimestre consecutivos de queda, este setor voltou a crescer 2% no segundo trimestre de 2019.

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) divulgou daods que apontam um aumento de 16% na venda de imóveis no segundo trimestre de 2019 em relação ao mesmo período do ano anterior.

Com isso, o mercado imobiliário se estabelece como uma grande força deste ano até agora.

Construir uma casa desde a sua fundação pode ser uma experiência transformadora tanto para os proprietários quanto para todos os profissionais envolvidos. Isso porque se envolver com este tipo de projeto é desenhar e realizar sonhos.

Conheça algumas casas com diferentes estilos arquitetônicos que podem ajudar a definir projetos e inovar em seus trabalhos!

Chalé de campo

Casas de campo são famosas residências conhecidas por serem retiros de descanso e, por isso, é muito importante ter um ambiente super acolhedor nas montanhas.

O arquiteto Martin Videgård construiu um chalé com 180m² e terreno e o resultado é impressionante.

A residência é uma junção de praia e montanha, já que fica localizada no topo da colina e ainda tem a vista do mar logo em frente à casa.

Por isso, a fachada da casa traz um ar contemporâneo, onde o exterior é revestido com folhas de metal preto dobradas assimetricamente.

O aspecto pesado é quebrado por portas de vidro que enchem a casa de luz natural durante o dia e cria uma conexão com a natureza que cerca a casa.

O interessante dessa obra, além do seu aspecto estético extremamente diferente, é que o arquiteto usou técnicas de construção leve, levando forros, paredes de OSB e painéis formados por aparas de madeira. Isso tudo leva a um preço final mais barato.

Casa de Vidro

O uso do vidro em projetos residenciais ganhou força nas últimas décadas.

Para este tópico, separamos uma das grandes obras de Lina Bo Bardi: a Casa de Vidro.

Em 1951, a renomada arquiteta brasileira do século XX, que projetou o Museu de arte de São Paulo (MASP), construiu a sua casa no Morumbi, em São Paulo.

A residência funciona como uma caixa, flutuando de forma equilibrada sobre finos pilares de aço e vigas de concreto armado.

Crédito: CASACOR
Crédito: CASACOR

Casa-barco

Para quem gosta do mar, morar nele parece ser um sonho. Os arquitetos espanhóis do Mano de Sato construíram a “Punta de Mar”. A casa-barco é trabalhada em linhas retas, tons neutros e materiais naturais.

OCom cerca de 70m², o projeto visava transformar a experiência das pessoas em alto mar tendo um espaço que se conectasse inteiramente com a natureza ao redor.

O design minimalista tem uma infraestrutura tecnológica, na qual o hóspede pode controlar o ambiente inteiro através de um aplicativo. Indo desde iluminação e som até a temperatura e aromas.

É possível ver o mar por quase todos os cantos da casa. Isso porque as paredes são ripadas ou envidraças.

Na parte superior do barco, quase não há intervenções. Assim, os convidados podem relaxar e aproveitar o sol.

Casa enrolada

A casa enrolada foi construída Milyang, na Coreia do Sul, e suas especificidades seriam um desafio para qualquer um: terreno triangular, estreito e inclinado.

O nome “Casa Enrolada” vem porque a residência é cheia de janelas irregulares, dando a impressão de que ela se enrola nela mesma.

As divisórias no térreo foram descartadas e a sala de estar, copa e cozinha ocupam formam um contínuo.

Assim, a disposição aumenta e há mais espaço para criar um ambiente que fuja dos padrões.

Casa espiral na praia

Nesta residência em Connecticut, nos Estados Unidos, a praia faz parte do cenário. A Casa Espiral foi desenvolvida pelo estúdio Joeb Moore & Partners.

Para o projeto, foi estabelecido o objetivo de ter uma casa transparente, que não obstruísse a vista do oceano e nem atrapalhasse as brisas marítimas e luzes naturais.

Desta forma, o arquiteto construiu uma estrutura de dois andares de forma espiral com faces retas e composição de vidro, madeira e concreto.

A parte da frente possui camadas de ripas de cedro que formam um tapume que vai desde o primeiro andar até o segundo.

Entre cada linha de madeira há janelas camufladas que permitem a entrada de ar e luz ao espaço. Esse recurso vem para não afetar o projeto e ainda trazer privacidade aos dormitórios e cômodos centrais.

Todos esses estilos e modelos de casas podem te ajudar a chegar em um projeto final. Acompanhe o blog do Amigo Construtor e fique por dentro das tendências da construção civil.

Tags: , , ,

Posts Recentes

Posts recentes