Sua Casa

Confira maneiras corretas de colar espelhos na parede

10 de fevereiro de 2020
FacebookTwitterLinkedInGmail

Usar espelhos na decoração da casa traz várias vantagens, mas você sabe como colar espelhos na parede?

O espelho é um item quase indispensável nos ambientes da casa, seja no quarto, sala ou no banheiro. A função mais atribuída a este objeto é o fato de que ele reflete a imagem das pessoas, mas os seus atributos vão muito além disso.

Eles podem ampliar ambientes pequenos, como corredores, lavabos, banheiros e closets. Além disso, aumentam a luminosidade, ajudam a refletir a área externa da casa e compõem a decoração dos espaços da casa.

A sua fixação pode ser por meio de botões, prolongadoes, garras ou molduras. Porém, outro método muito recorrido para fixar sem danificar a estrutura da parede é a colagem.

Porém, a sua aplicação pode ser um problema se feita de maneira errada. Antigamente, a colagem de espelhos em paredes era feito com adesivo de contato para marcenaria (“cola de sapateiro”). O problema é que o solvene que evaporava tinha cheiro forte e podia causar problemas à saúde. Além disso, o adesivo podia causar manchas, principalmente se entrasse em contato com a borda do espelho.

Mas com o passar do tempo, surgiram novas formas de criar aderência sem prejudicar a parede e nem o espelho. Pensando nisso, separamos algumas alternativas para uma colagem com sucesso.

Silicone

É muito comum incluir o silicone na hora de botar em prática o projeto dos ambientes. Porém, é muito importante utilizar o silicone de cura neutra para a aplicação. Isso porque o acético libera ácido no processo de cura e corrói a tinta atrás do espelho, produzindo manchas.

A maior vantagem do silicone é a sua resistência à umidade, raios UV e diferentes temperaturas. Por vez, a desvantagem é que sua aderência pode variar conforme os materiais. Na madeira, por exemplo, ele não fixa tão rapidamente e precisa ficar apoiado por, no mínimo, 48 horas.

Fixa-espelho

Outro método muito comum para colagem é usar produtos fixa-espelho, mas é necessário sempre estar de olho nas fórmulas dos produtos.

Adesivos de pouretano (PU) são ótimos para aderir a materias como madeira, azulejos, superfícies pintadas e alvenaria. Necessitam de 6 a 12 horas para segurar o espelho sem apoio.

Os Polímeros híbridos, MS ou Siloxano possuem boa resistência à umidade e funcionam bem com diversos materiais. E um ponto à favor é que o tempo de cura é menor e permite a retirada do apoio de 2 a 6 horas após a aplicação.

Fita dupla-face

 

Esta técnica é feita há muitos anos e não agride o espelho, podendo ser usada sem problemas. Porém, como todo produto, há vantagens e desvantagens em usar este tipo de material.

O lado bom é que ela possui uma aderência imediata. Isso é um ponto positivo porque não precisa aguardar a cura do adesivo e, consequentemente, dispensa o suporte inicial.

Já a desvantagem é que a fita dupla-face não permite erros. Assim que o espelho é colocado, a correção de possíveis erros fica prejudicada. Além disso, ela não é indicada para espelhos em azulejos em locais úmidos, pois pode haver deslocamento com o tempo.

Uma outra maneira de utilizar a fita é somar com o fixa-espelhos, pois apesar do custo mais alto, a instalação é mais produtiva e segura.

Suporte colado

Com a entrada dos fixa-espelhos, foram criados suportes que vão na parte lateral dos espelhos para pendurá-los.

Com os suportes, é possível colocar o espelho sem furos, botões ou molduras. Além disso, o espelho pode ser preparado com antecedência e depois apenas pendurado no local.

Porém, é preciso levar alguns pontos em consideração, principalmente no que se refere à segurança. Para espelhos grandes, o suporte colado não é tão recomendado, pois pode não suportar o peso. Como não há moldura e só há um ou dois pontos de fixação, se o espelho quebra, os cacos se espalham pelo chão.

Inspirações

Agora é com você! Certifique-se que o espelho que você quer colar está de acordo com as particularidades de cada tipo de colagem para não comprometer a segurança do seu ambiente.

Tags: , ,

Posts Recentes

Newsletter

Posts recentes
Banner