Sua Casa

Sala de estar: dicas e ideias de decoração inspiradoras

01 de julho de 2020
FacebookTwitterLinkedInWhatsApp

A sala de estar é o cartão de visitas de uma casa. Esse cômodo é passagem obrigatória para moradores e visitantes. Nela, todos se reúnem para ver TV, jogar, conversar ou apenas relaxar.

Por isso, é importante que a sala de estar seja confortável, aconchegante e bonita. O lado bom disso é que existe uma grande variedade de opções para decorar essa área. Trouxemos algumas ideias para você se inspirar e começar a decorar a sua sala de estar ou repaginar a que já tem. Confira!

Distribuição dos móveis

A forma como os móveis são distribuídos são a chave para garantir um ambiente aconchegante. Isso porque a posição dos móveis pode interferir no espaço e noo conforto ao usarmos esse cômodo.

O primeiro pensamento ao planejar a distribuição dos móveis da sala de estar é garantir a boa circulação. Não deixe nenhum móvel ou item de decoração bloqueando a passagem. Se for preciso, abra mão de algum item, como a mesa de centro. Além disso, não deixe o sofá de costas para a porta. Isso passa a sensação de que quem entra não é bem-vindo.

Se você tem uma sala pequena, o mais indicado é pendurar a TV na parede. Para não deixá-la em um espaço “vazio”, você pdoe decorar essa parede com prateleiras, quadros e até plantas. Outra boa opção para atingir esses mesmos objetivos é trocar um sofá grande por poltronas ou cadeirões.

E mais: nem tudo precisa ficar encostado na parede. Isso pode criar um grande espaço sem utilidade no centro, o que também afasta as pessoas. Além disso, deixar os móveis mais “soltos” também pode facilitar a circulação e deixar a decoração mais criativa.

Cores

O tamanho da sala de estar interfere diretamente na escolha da decoração.  Para começar, ele é importante para a escolha das cores. Por exemplo: se o seu cômodo é pequeno, é interessante apostar em cores neutras e espelhos para aumentar a sensação de amplitude. Se a sua sala de estar é grande, talvez os tons neutros possam deixá-la fria demais.

O importante é definir, antes de tudo, uma paleta de cores para a sua sala de estar. A partir daí, você irá escolher as cores do sofá, das paredes, dos móveis, objetos de decoração. Assim, você garante um ambiente harmonioso e equilibrado.

Móveis e objetos

Além disso, o tamanho da sala de estar determina o tamanho e o modelo dos itens básicos desse cômodo: sofá, TV e rack ou painel. O posicionamento desses objetos também dependem das aberturas da sala (portas, janelas e vãos).

Se você for investir em um sofá cama retrátil, por exemplo, certifique-se de que o sofá aberto não interfira na circulação.

Em uma sala pequena, é indicado um painel de TV ao invés de um rack. Assim, você poupa espaço no chão.

Cortinas

As cortinas são um item indispensável na sala de estar. Além de darem um charme a mais na decoração desse cômodos, elas são importante para controlar a entrada de luz solar.

Como esse é um ambiente para relaxar, você pode fechar as cortinas para assistir um filme ou tirar um cochilo, abrir quando for ler um livro ou quiser aproveitar a luz do dia.

 

Tapetes

Os tapetes têm mais funções do que muitos pensam. Além de decorar, ele aquece o ambiente e proporciona mais espaço para as pessoas se acomodarem. Existem modelos dos mais diversos estilos e materiais para você escolher.

Sala de estar integrada

As salas de estar podem ser integradas à sala de jantar, à cozinha ou até mesmo à varanda. Esse tipo de divisão de ambientes é uma boa escolha para aproveitar melhor o espaço e aproximar as pessoas. Porém, é importante que a decoração desses espaços se conversem entre si.

 

O importante é que a sua sala de estar seja confortável e tenha a sua cara. Se você gostou dessas dicas, veja também 6 dicas de decoração de banheiro que você precisa conhecer.

Tags: , ,

Mais vistos:

error: Alert: Content is protected !!