Sua Casa

Parede verde: aprenda como fazer um jardim vertical

19 de outubro de 2020
FacebookTwitterLinkedInWhatsApp
Jardim vertical em parede de cimento

Se você acha que não tem espaço para plantas dentro de casa, ter um jardim vertical pode ser a solução. Também conhecidos como paredes verdes, os jardins verticais são uma intervenção de paisagismo que permite cobrir paredes internas ou externas com plantas, trazendo mais verde mesmo para áreas urbanas e ambientes pequenos

Existem diversas formas de fazer o seu jardim vertical, como você pode ver no vídeo abaixo. Mas a técnica da parede verde, que não deixa nenhuma parte do concreto aparecendo, exige algumas técnicas e alguns cuidados. Confira como fazer a sua!

Como fazer um jardim vertical ou parede verde

Materiais

1 galão de tinta asfáltica

1 galão de esmalte sintético Preto Brilhante

8 buchas

8 parafusos gancho

1 tela de aço reforçada de 15x15cm

10 abraçadeiras plásticas

1 lata de tinta spray Preto Brilhante

1 rolo de arame

Plantas pendentes em cuia 21 preta

Furadeira

Broca para concreto (ou o material da sua parede)

Alicate de corte

Chave Philips

Tesoura

Regador

Como se faz

1. Prepare e impermeabilize a parede

O primeiro passo para fazer o seu jardim vertical é impermeabilizar a parede. Mesmo que sua parede verde seja interna, esse passo é necessário pois as plantas precisarão ser regadas com certa frequência. 

 

[IMAGEM DE PAREDE SENDO PINTADA DE PRETO]

 

2. Pinte a tela de aço 

Enquanto a tinta asfáltica seca, você pode pintar a tela de aço, que também pode ser chamada de malha pop, com esmalte sintético. Assim, a tela irá se fundir com a cor da parede.

[IMAGEM DA PAREDE PRETA COM A TELA POR CIMA, EXEMPLO ABAIXO]

 

3. Marque os furos e instale os ganchos

Depois que a parede e a tela estiverem secas, é hora de marcar a posição dos oito ganchos. Eles devem ser espaçados de forma que toda a tela fique bem firme. Feito isso, instale as brocas e os parafusos ganchos na parede. Uma chave de fenda pode tornar esse trabalho mais fácil.

 

Para finalizar essa etapa, use as abraçadeiras plásticas para prender os ganchos na tela, deixando-a bem firme. Depois, corte o excesso das abraçadeiras e use a tinta spray para pintar os ganchos. Assim, você terá um acabamento impecável.

 

4. Encaixe os arames nos vasos

Para prender os vasos à tela, você precisará encaixar os arames nos furos que já vêm nos vasos. Para isso, corte pedaços de cerca de 15 centímetros e encaixe dois em cada vaso (um em cada furo) como na imagem abaixo.

 

5. Prenda os vasos à tela

Agora é a melhor parte: pendure e prenda as plantas na tela, intercalando-as ao seu gosto, mas deixando um espaço de 15 cm entre uma e outra. E está pronto o seu jardim vertical! 

Parede verde e cimento queimado

 

Onde instalar a minha parede verde?

A maior vantagem dos jardins verticais é que eles podem ser instalados em qualquer ambiente. Pode ser dentro de casa, seja na sala, cozinha ou até no banheiro, e em ambientes externos, inclusive em fachadas completas. 

Porém, é preciso que seja sobre uma estrutura vertical que você tenha certeza que suporte esse jardim. Lembre-se de que depois que colocadas as plantas, elas farão volume e um certo peso sobre a parede.

Quais plantas podem ser usadas em um jardim vertical?

O jardim vertical também pode receber os mais diversos tipos de plantas. Então a escolha vai do seu gosto e do local onde ela vai ser colocada. 

A flor-batom (à direita) gosta de ambientes iluminados, mas protegidos do sol extremo. Já o colar-de-pérolas (à esquerda) se adapta a  temperaturas amenas, mas vai gosta mais do calor em sol pleno.

 

Para qualquer tipo de jardim, é necessário analisar a quantidade de sol que o ambiente proporciona e as intempéries, caso esteja em um ambiente externo. 

 

Marantas

As marantas crescem até um metro de altura, não precisam de luz solar e são muito resistentes.

Por exemplo: se você fará seu jardim vertical dentro de casa, você deve escolher uma planta que não tenha muita necessidade de luz natural, como a calathea ou a espada de São Jorge. Mas se a parede verde receberá muita luz solar, aposte em plantas mais resistentes como jibóia, flor-canhota ou colar-de-pérolas.

Manutenção de um jardim vertical

Como qualquer jardim, uma parede verde precisa de alguns cuidados, que vão depender do tipo (ou dos tipos) de planta que você escolher.

Mas é preciso ficar atento ao excesso de água. Além de fazer mal às plantas, o acúmulo de água pode atrair insetos, como o mosquito da dengue, e danificar a casa.

Por isso, em alguns casos, é interessante utilizar um sistema de drenagem, semelhante ao utilizado em fontes. Mas se você não tem como investir em um desses, você pode apenas irrigar um um regador e fazer a manutenção regularmente, secando o excesso de água dos vasos. 

Agora que você já sabe como fazer um jardim vertical, mãos à obra! E não se esqueça de mostrar para a gente como ficou. Confira também mais imagens no nosso Pinterest para você se inspirar.

 

Fontes: Leroy Merlin, A Arquiteta e agências de notícias

Imagens: Pinterest

Tags: , , ,

Mais vistos:

error: Alert: Content is protected !!