Sua Casa

Terreno pequeno: 6 dicas para projetar uma casa com pouco espaço – Parte I

13 de fevereiro de 2020
FacebookTwitterLinkedInGmail

Muitas vezes, o terreno pequeno e pouco dinheiro podem criar a sensação de que não há muito o que fazer com o projeto.

Antes de qualquer coisa, é preciso sempre analisar o potencial do seu terreno e avaliar as condições físicas e geográficas da área, como inclinações e dimensões de terreno.

Assim, você consegue executar o projeto tão sonhado com segurança e dentro do que pode ser feito. Para isso, conte com a ajuda de profissionais da construção civil que irão nortear a obra.

Dito isso, fizemos dois textos com dicas imperdíveis para te ajudar a otimizar o espaço e ajudar a construir uma casa linda e funcional dentro de um terreno pequeno. Confira a primeira parte e fique atento à segunda!

Verticalização

Não é porque você tem um terreno pequeno que a sua casa precisa, necessariamente, ser pequena também.

Uma alternativa muito utilizada nos projetos de hoje em dia é a verticalização das casas, que permite construir sobrados ou pequenos edifícios residenciais.

Este tipo de construção aproveita bastante o espaço, porque você consegue ter mais cômodos na casa ao invés de otimizar somente a parte térrea da residência. Uma boa dica é deixar as áreas mais pessoais, como os quartos, na parte superior para manter a privacidade dos moradores.

Ambientes integrados

A divisão dos cômodos da casa pode ser um grande desafio para um projeto dentro de um terreno pequeno. Isso acontece porque as divisórias ocupam um espaço que poderia ser utilizado para aumentar o conforto dos moradores.

Por isso, ambientes integrados são uma ótima alternativa para trazer maior alcance visual para os espaços. Além disso, a iluminação irá se distribuída de forma mais abrangente, uniforme e com menos sombreados.

Ainda assim é possível criar uma certa delimitação de ambientes, utilizando elementos que contrastem visualmente e marquem os diferentes cômodos. Tapetes, rebaixo de forro, elementos de marcenaria e até mesmo revestimentos de parede podem criar essa sensação.

Luz natural

Iluminação é sempre o segredo de muitos projetos. A sensação de bem-estar dos moradores é guiada também pela percepção de condicionantes naturais, como a iluminação natural.

Esse tipo de iluminação ajuda a manter a higiene e a boa saúde da casa. Além disso, também aumenta a sensação de amplitude dos espaços.

Para este tipo de construção, as claraboias (aberturas no teto) com fechamento em vidro ou polímero translúcido irão favorecer os espaços.

Portas e janelas de vidro para as áreas externas ou jardins de inverno também irão trazer esta sensação, caso não seja possível construir as claraboias.

Portas e janelas de vidro para as áreas externas ou jardins de inverno também irão trazer esta sensação, caso não seja possível construir as claraboias.

Gostou da primeira parte das dicas? Vá aplicando todas ao seu projeto enquanto a segunda parte do nosso texto não sai. Fique ligado para não perder as outras dicas!

Posts Recentes

Posts recentes