Conteúdo Técnico

Tipos de fundação – Parte II 

blank

Na primeira parte do artigo sobre Tipos de Fundação, falamos sobre fundações rasas e suas principais características. Hoje falaremos sobre os principais tipos de fundações profundas. Como existem diversos tipos, trataremos deste assunto em dois posts, tudo bem?

Tipos de fundação: Tubulões

Elemento de fundação profunda cujas cargas são resistidas preponderantemente pela ponta. Neste tipo de fundação, é necessário o trabalho manual ao menos para realizar o alargamento da base ou limpeza do fundo. Podem ser executados a céu aberto (acima do nível do lençol freático) ou a ar comprimido (abaixo do nível do lençol freático, sob necessidade de acrescentar ar comprimido para permitir a execução das escavações. A execução é perigosa para os operários).

blank
Tubulão a céu aberto. Disponível em: <https://www.inovacivil.com.br/os-principais-tipos-de-fundacoes/>. Acesso em 03 nov. 2020.
blank
Tubulão a ar comprimido. Disponível em: <https://www.meiacolher.com/2015/08/fundacao-com-tubuloes-o-que-e-e-como.html>. Acesso em 03 nov. 2020.

Tipos de fundação: Estacas

São elementos de fundação executados inteiramente por equipamentos ou ferramentas, sem necessidade de trabalho manual em profundidade. Podem ser pré-moldadas ou moldadas in loco. Conheceremos as estacas moldadas in loco no próximo post do blog.

I. Estacas pré-moldadas em concreto: chegam prontas à obra, sendo cravadas por percussão, prensagem ou vibração. A escolha do método para cravar a estaca deve ser feita considerando a dimensão da estaca, as condições do solo em questão e o do solo vizinho, além das características do projeto. Sua cravação costuma causar grandes vibrações no solo, e as emendas são de difícil execução.

blank
Estacas pré-moldadas em concreto. Disponível em: <https://www.engeconfundacoes.com.br/estaca-pre-moldada>. Acesso em 03 nov. 2020.

II. Estacas metálicas: recebem o mesmo processo de cravação das estacas pré-moldadas em concreto, porém podem atingir maior profundidade, pois as emendas são executadas com maior facilidade. Normalmente são perfis ou trilhos e costumam ser protegidos com pinturas especiais.

blank
Estacas metálicas. Disponível em: <https://www.solucoesindustriais.com.br/empresa/maquinas-e-equipamentos/hammertec/produtos/maquinas-ferramenta/estaca-metalica-preco>. Acesso em 03 nov. 2020.

III. Estacas de madeira: são geralmente compostas por troncos de árvores e cravadas com uso de bate-estacas. Sua utilização é comum para obras provisórias, mas em caso de obras permanentes, elas precisam de um tratamento contra ataques de fungos, bactérias e outros organismos que possam deteriorá-las. Seu comprimento é limitado em 12 m.

blank
Estacas de madeira. Disponível em: <https://www.totalconstrucao.com.br/estaca-de-madeira/>. Acesso em 03 nov. 2020.

IV. Estaca de reação (ou estaca mega): estaca de concreto ou metálica introduzida no solo com uso de macaco hidráulico reagindo contra uma estrutura já existente ou criada para esta finalidade.

blank

Estaca de reação. Disponível em: <https://sites.google.com/site/geotecniaefundacaolan/139-estacas-mega>. Acesso em 03 nov. 2020.

A segunda parte da série Tipos de Fundação acaba aqui. Esperamos que você tenha gostado! No próximo e último post da série, continuaremos a falar sobre fundações profundas. Até lá!

Mariana Ribeiro – Consultoria Técnica InterCement Brasil



LEIA MAIS

Faça seu login para ler este conteúdo.
Não tem login? Faça seu cadastro aqui!



Mais Artigos Sobre Conteúdo Técnico