Cuidados com a Casa

Tipos de piso: como escolher o melhor para o seu animal de estimação 

blank

Muita gente quer ter um gato, cachorro ou outro animal para alegrar o ambiente. Mas existe um detalhe em que nem todo mundo pensa: existe um tipo de piso ideal para receber o seu animal de estimação?

Algumas pessoas esquecem que, além de levar em consideração a praticidade e a durabilidade do piso, também é preciso pensar na saúde dos pets, visto que um piso inadequado pode comprometer suas articulações e favorecer doenças parasitárias.

blank

Piso porcelanato: uma das melhores opções para dentro de casa

Para animais de estimação mais agitados, o melhor é optar pelo porcelanato nas áreas internas. Trata-se de um revestimento resistente às lavagens constantes e brincadeiras com seu bichinho, além de ser pouco poroso (difícil de manchar).

Sem falar que o acabamento acetinado é mais aderente às patinhas do seu animal, evitando que ele escorregue e, ao mesmo tempo, que acumule sujeira.

Piso para animal de estimação
Porcelanato acetinado. Fonte: https://construindodecor.com.br/wp-content/uploads/2014/01/Porcelanato-acetinado-fonte-Portobello.jpg

 

Piso cerâmico: um dos tipos de piso mais baratos para quem tem pet

Os pisos cerâmicos são uma opção mais em conta para áreas internas, porém são mais porosos que os porcelanatos, necessitando de cuidados redobrados com sua manutenção para evitar manchas. O ideal é buscar um tipo de piso com maior resistência à abrasão e acabamento acetinado.

 

Piso vinílico: vantagem para quem mora em apartamento

Entre os tipos de pisos, outra opção interessante para áreas internas é o piso vinílico, já que também apresenta efeito antiderrapante e sua limpeza é considerada fácil (pode ser ainda melhor se tiver ranhuras).

Outra vantagem desse material é que, por ser um piso quente, não ecoará o barulho das patinhas quando seu animal de estimação correr pela casa, o que pode ser benéfico no caso de apartamentos.

Piso para animal de estimação
Piso vinílico. Fonte: https://atelierevestimentos.com.br/blog/decoracao-2/piso-vinilico-e-o-revestimento-ideal-para-casas-com-pets/

 

Piso laminado: o menos indicado para casas com pets

Os pisos laminados são os menos indicados para quem tem animais de estimação. Por serem muito escorregadios, dificultam a movimentação dos bichinhos, levando-os à exaustão e podendo comprometer suas articulações.

Além disso, esse tipo de piso é mais suscetível a arranhões e manchas devido à absorção de líquido, podendo provocar até mesmo o inchaço do material.

Caso a sua casa tenha pisos laminados, uma boa opção para deixar o ambiente mais confortável para seu animal de estimação, é dispor de tapetes, pois eles facilitarão o deslocamento do seu pet.

Piso para animal de estimação
Fonte: https://www.amamoscachorros.com.br/chao-liso-perigo-para-cachorros/

 

Piso antiderrapante: o melhor tipo de piso para áreas externas

Para áreas externas, o melhor é investir em pisos antiderrapantes combinados à manutenção adequada. Pedras naturais, grama (a natural é mais recomendada que a sintética, por ser autolimpante) ou pisos com a tecnologia ABS (sigla para “aderência, beleza e segurança”) são boas opções.

blank
Fonte: https://assimeugosto.com/arquitetura/pisos-para-area-externa/

blank

Referências:
https://casavogue.globo.com/Interiores/Ambientes/noticia/2019/10/qual-o-melhor-piso-para-quem-tem-cachorros-ou-gatos.html

Mariana Ribeiro – Consultoria Técnica InterCement Brasil

Assuntos relacionados: , ,
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Cuidados com a Casa