Revestimentos

Veja 12 tipos de revestimentos para modernizar sua churrasqueira 

churrasqueira

Acredite, o revestimento para churrasqueira faz toda diferença, esteticamente falando, no ambiente no qual ela fica instalada. Ter uma bela churrasqueira em casa é o sonho de muitas pessoas, afinal, nada melhor do que fazer um bom churrasco em um domingo com a família e amigos.

Desse modo, é muito importante que a churrasqueira seja bem construída e apresente uma aparência agradável e bonita, o que inclui a boa escolha entre os revestimentos para churrasqueira.

blank

Existem diversos tipos de revestimento para churrasqueira, feitos de inúmeros materiais como granito, porcelanato, tijolinho, cerâmica, entre muitos outros.

Continue a leitura para saber quais são os tipos mais comuns de revestimento para a área da churrasqueira, o que levar em conta na hora da escolha e exemplos de inspiração!

Conheça os tipos de revestimentos mais comuns nessas áreas

Agora, você deve estar se perguntando: afinal, qual o revestimento ideal para churrasqueira?

Antes de tudo, também é importante considerar fatores fora da parte estética, como a conexão com a decoração de outro cômodo ou o material que deve ser feito para aguentar altas temperaturas.

Listamos os oito tipos de revestimentos de churrasqueiras mais populares entre as pessoas, confira:

1. Tijolinho

O revestimento para churrasqueira feito em tijolinho é o modelo mais comum e, consequentemente, o mais escolhido pelo público. Além de ter um charme próprio, tem muita durabilidade e normalmente sempre combina com diversos estilos de decoração. 

2. Alvenaria

Esse tipo de revestimento para churrasqueira, especialmente o que tem acabamento em cimento queimado, está se popularizando cada vez mais. Estilos de decoração rústicos, modernos ou industriais são os mais indicados para se conectar com o revestimento de alvenaria. 

3. Cerâmica

O revestimento para churrasqueira feito em cerâmica é uma ótima alternativa, considerando o custo-benefício do material e os inúmeros modelos com cores, texturas, tamanhos e formas existentes no mercado, que permitem ter liberdade na criação de projetos. 

4. Porcelanato

Semelhante à cerâmica, o revestimento para churrasqueira feito de porcelanato está crescendo como escolha das pessoas. Isso acontece porque, apesar desse revestimento ser um pouco mais caro que a cerâmica, por exemplo, o porcelanato é um material versátil, que pode ser encontrado no mercado com acabamento que imita pedra, madeira e tijolinho, o que facilita na hora de encaixar com a sua decoração.

5. Ladrilho Hidráulico

O ladrilho hidráulico é feito a base de cimento, sendo assim, é muito durável, tendo uma vida útil de 100 anos ou mais, se for instalado da maneira correta. Além disso, esse material de revestimento para churrasqueira pode ser muito resistente a altas temperaturas, por isso passou a ser muito utilizado.

Seu acabamento pode ser estampado, variando entre tons neutros e coloridos. Esse material com certeza se destaca na decoração, pois sua varanda, terraço ou quintal com churrasqueira fica com um ar muito mais charmoso e aconchegante.

6. Pastilhas de vidro

As pastilhas de vidro como revestimento para churrasqueira podem aparecer em diferentes tamanhos, formatos, cores e materiais. Elas são opções muito flexíveis e criativas para a decoração da sua churrasqueira.

Essas pastilhas de vidro também se destacam devido à sua facilidade na limpeza e pelo acabamento alegre e moderno que deixam no local. Ao decorar com as pastilhas de vidro, é possível revestir a parede toda ou somente a parede de revestimento para churrasqueira, você também pode formar desenhos específicos ou apenas fixá-las formando uma faixa vertical ou horizontal.

7. Pedras

O revestimento para churrasqueira feito em pedras, além de garantir uma ótima harmonização e um acabamento muito bonito, dão um toque mais natural e rústico ao ambiente. Pedra ferro, pedra madeira e pedra canjiquinha são só algumas alternativas de pedras que podem ser usadas nesse revestimento.

A pedra canjiquinha, por exemplo, tem filetes que, quando usados no revestimento para churrasqueira, trazem um ar moderno ao ambiente, porém, atenção! Essa pedra pode exigir uma limpeza mais pesada, já que seu acabamento acumula gordura.

revestimento de churrasqueira
Imagem: Unsplash/Chris Lawton

8. Granito

O granito tem um alto teor de dureza e pode ser facilmente encontrado no Brasil, o que o configura como uma ótima opção de revestimento para churrasqueira. Ele também tem um bom custo-benefício comparado a outros materiais.

A variação de tons e pigmentação depende dos minerais presentes no granito, portanto há inúmeros tipos e estilos. Se a ideia é investir em um revestimento para churrasqueira moderno, existem opções de granito em verde ubatuba, granito marrom, vermelho, rosa, azul e até o granito preto, qualquer uma dessas irá se destacar na sua decoração.

blank

O que levar em conta na hora da escolha?

Na hora de escolher o melhor tipo de revestimento para churrasqueira para sua área, existem alguns fatores importantes que devem ser considerados. Veja:

  • A higiene no material: é fácil de limpar? acumula muita gordura?
  • A durabilidade do material;
  • O quanto esse material resiste a altas temperaturas;
  • Vai escolher um revestimento liso? Os indicados são de borda arredondada, para não impregnar sujeira;
  • A espessura entre o revestimento e o rejunte. Ela deve ser mínima e feita com um material de alta resistência, antimofo e impermeável;
  • Se aquela opção combina também com a decoração do local, para que não fique deslocada no ambiente e destoando das outras coisas. O revestimento para churrasqueira deve harmonizar e complementar.

Veja 12 exemplos para você se inspirar

Nada melhor para se inspirar do que ver alguns exemplos de revestimentos para churrasqueira na íntegra. O foco aqui sempre será beleza e praticidade!

Confira nossa lista de 12 exemplos de revestimentos para churrasqueira:

  1. Porcelanato;
  2. Ladrilho hidráulico alegre;
  3. Pastilhas;
  4. Coverlam;
  5. Pedras;
  6. Tradicional tijolinho;
  7. Porcelanato que imita madeira;
  8. Estampas geométricas;
  9. Revestimentos para churrasqueira no estilo rústico;
  10. Efeito marmorizado;
  11.  Pastilhas metalizadas;
  12. Tijolinho branco com madeira.
churrasqueira
Imagem: Freepik.

Gostou do nosso conteúdo sobre revestimento para churrasqueira? Confira muito mais no Amigo Construtor! Somos comprometidos em entregar conteúdos valiosos sobre decoração, arquitetura, curiosidades, entre outros.

Assuntos relacionados:
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Revestimentos