Ferramentas

Veja o tipo de broca ideal para a sua necessidade 

tipos de brocas

Ao manusear uma furadeira, uma das dúvidas mais comuns é a respeito de qual entre os tipos de brocas deve ser utilizado. Na maior parte das vezes, decidir entre uma variedade de tipos de brocas pode ser um grande desafio. Para te ajudar nesse momento, preparamos este artigo com os principais tipos de brocas e a funcionalidade de cada um deles. Confira!

Antes de prosseguirmos, saiba que a escolha da broca ideal entre todos os tipos de brocas faz muita diferença no resultado final do trabalho. Para escolher, a primeira dica é conferir o diâmetro do furo a ser aberto e o material que será perfurado pela furadeira.

blank  

Prossiga com a leitura para conhecer os tipos de brocas e acabar com as suas dúvidas relacionadas a esse assunto!

O que são brocas?

Antes de te apresentarmos os tipos de brocas, é preciso que você entenda o que são brocas. 

A broca consiste em um acessório feito de metal que é acoplado na ponta da furadeira para realizar furos cilíndricos em materiais diferentes. No geral, as brocas são ferramentas cortantes que possuem uma variedade de modelos. 

Mas lembre-se que, se você pretende fazer furos com o uso de uma furadeira, precisa estar atento à escolha entre todos os tipos de brocas disponíveis, levando em consideração o material e o tamanho do furo. No caso de parafusadeiras, considere o tamanho do parafuso e o material em que ele vai ser inserido. 

Agora você está ciente de que existem vários tipos de brocas e o que elas são. Que tal descobrir qual a finalidade das brocas? Entenda! 

Para que servem as brocas?

Se você está curioso para saber para que servem as brocas, tenha em mente que elas possuem uma série de funções e podem ser utilizadas em diversas situações. Portanto, se você quer instalar cortinas, pendurar quadros ou montar móveis, é preciso de uma broca. 

Como dissemos, com essa ferramenta dá para fazer muitas coisas. A broca possibilita a perfuração de madeira, metal, concreto e outros materiais. Ademais, usando as brocas de parafusadeira se tornam viáveis a montagem e a desmontagem de móveis.

É claro que entre uma série de tipos de brocas surgem dúvidas sobre a finalidade de cada um desses tipos de brocas. Quer conhecer mais sobre alguns tipos de brocas? Vamos lá! 

Quais são os tipos de brocas existentes?

Nesse tópico, iremos te apresentar os tipos de brocas existentes e a utilidade de cada um dos tipos disponíveis para uma furadeira. Assim, esperamos que você consiga fazer a decisão ideal para o seu trabalho entre os tipos de brocas citados. Descubra!

Brocas para madeira

Para te mostrar os tipos de brocas, primeiramente, trouxemos a broca de madeira, ou seja, exemplos daquela que pode ser utilizada para perfurar uma superfície de madeira. Encontre aqui os tipos de brocas que se adequam à perfuração da madeira!

Broca de 3 pontas

Essa broca também pode ser chamada de broca de aço carbono, visto que é, normalmente, fabricada em aço carbono. O aço carbono dá maior resistência ao calor gerado durante a perfuração. 

Entre os tipos de brocas, a broca de 3 pontas é indicada para a perfuração de muitos tipos de madeira. Além disso, a presença de 3 pontas na extremidade traz mais firmeza para o desenvolvimento do trabalho e um ótimo acabamento. 

Broca escariadora

A broca escariadora deve ser utilizada para escarear furos na madeira. Escarear significa abrir mais o diâmetro do furo já feito. O diferencial da broca escariadora em relação aos outros tipos de brocas é a possibilidade de furar e escarear com uma única ferramenta. 

Broca chata

A broca chata é indicada para fazer furos na madeira que não necessitam de um acabamento fino. Essa broca é formada por uma ponta central para posicionar e estabilizar a broca para o processo de furação. 

Broca serpentina

Esse é um tipo de broca que deve ser utilizado para fazer um furo mais profundo sem muito esforço e quando é necessário ter um acabamento sem arestas de corte ou sem lascas de madeira.  

Broca para concreto

Agora, veja as brocas usadas para a perfuração de concreto! A broca para concreto, na maioria das vezes, é composta de ligas mais duras que as de madeira, pois elas devem perfurar concreto, cerâmica e mármore. 

Nesse sentido, a furadeira é utilizada com o intuito de causar impacto e rachar a área, facilitando na abertura da perfuração. 

Broca de vídea

A broca de vídea pode ser considerada uma broca de parede, visto que ela é feita com um metal duro para a perfuração de materiais mais resistentes, como o concreto, o granito e o mármore. 

Broca SDS

A broca SDS é um dos tipos de brocas para concreto. Esses tipos de brocas são divididos em: SDS MAX e SDS PLUS. Ela traz como diferencial um sistema de encaixe especial na furadeira para prevenir deslizes durante a perfuração. 

Broca para metal

Em um trabalho com metal, é preciso conhecer os tipos de brocas, como também levar em consideração a velocidade a ser utilizada. Quando você utiliza uma velocidade muito alta, corre o risco de queimar a broca e perder o fio de corte. Diante disso, é fundamental ter atenção à velocidade ideal da broca para metal. 

Broca escalonada

A broca escalonada é utilizada para a perfuração de chapas de metal. Ela recebe esse nome porque possibilita escalar o furo, aumentando-o de acordo com o diâmetro desejado. A broca escalonada proporciona um ótimo acabamento e não aquece em excesso. 

Broca para vidro

O vidro é um material bastante delicado, logo, demanda o uso de uma broca chamada de broca diamantada. Essa broca tem a ponta revestida de diamante, oferecendo mais qualidade no acabamento, já que o diamante tem uma alta dureza. 

Como escolher a broca correta para o meu caso?

Se você está com problemas para escolher a broca correta para o seu caso, comece tendo noção do diâmetro do furo a ser aberto e do material a ser perfurado. A partir desses dois fatores, você terá uma base para adquirir a broca mais adequada para o seu trabalho. 

Agora que você conheceu os tipos de brocas, que tal aprimorar as suas habilidades no ramo da construção? Acesse o Amigo Construtor e conheça os nossos cursos e serviços! 

Assuntos relacionados:
Gostou? Compartilhe!
De um a cinco, que nota você dá para esse conteúdo?
E aí, ficou com alguma dúvida ou quer comentar algo sobre esse conteúdo?




    Mais Artigos Sobre Ferramentas