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WhatsApp: como aumentar suas vendas pelo aplicativo?

O WhatsApp é um aplicativo que está na palma da mão de qualquer brasileiro. De acordo com uma pesquisa desenvolvida pelas empresas Panorama Mobile Time e OpinionBox, 99% dos celulares do Brasil têm o WhatsApp instalado. Por isso, é fundamental utilizar essa tecnologia também nos negócios, impulsionando a venda de materiais de construção.

Mas como aproveitar totalmente a plataforma na hora de vender? Antes de tudo, é fundamental criar um perfil para sua revenda. Esqueça aquele seu número pessoal quando for atender em nome da loja. O WhatsApp da revenda deve ser exclusivo para negócios, com seu logo como foto de perfil e descrição adequada para a marca. Para isso, crie o perfil via WhatsApp Business.

Uma vez criado, o WhatsApp Business permite o desenvolvimento de um catálogo de produtos, com dados como preço e descrição, que estará visível a quem falar com seu perfil pelo aplicativo. Para aprender a configurar o seu WhatsApp Business e aproveitar as ferramentas da plataforma para sua empresa, confira o Guia de Redes Sociais que desenvolvemos.

 

Faça anúncios periódicos

Uma boa forma de manter os clientes engajados com sua loja é realizar anúncios periódicos. Você pode enviar promoções dos seus produtos mais vendidos, anúncios de frete grátis ou até incentivos de reforço de marca. O ideal é que os anúncios sejam enviados por meio de imagens ou arquivos no formato PDF.

Também é importante indicar o caminho de compra, ou seja, como o cliente deve entrar em contato para adquirir o produto oferecido. O ideal é que você ofereça uma alternativa de delivery, em que o cliente possa pedir os produtos diretamente na conversa do WhatsApp. Se você ainda não possui essa modalidade de entrega, considere incluir em seu negócio, pois acaba oferecendo grande praticidade e velocidade à venda.

Quando for enviar as mensagens, não se esqueça de fazer isso por meio de listas de transmissão. Dessa forma, será como se sua empresa gerasse uma conversa com cada uma das pessoas, permitindo um atendimento individual. Jamais crie grupos com seus clientes, pois as mensagens sairão de seu controle. Além disso, muitos clientes sentirão suas privacidades invadidas e não interagirão com sua marca em um ambiente público.

 

Crie um script de venda

Na hora de atender clientes interessados em comprar, tenha um script, ou seja, um roteiro para seguir. Isso ajuda a obter todas as informações necessárias de uma vez, na mesma conversa, sem precisar contatar o cliente novamente depois de algumas horas.

Para elaborar o script, tenha em mente tudo que você precisa para captar os materiais no estoque, enviar até o local desejado e coletar o pagamento. Aqui, dados sobre os produtos, endereço completo, forma de pagamento, prazo de entrega e outras informações são fundamentais e devem estar claras de ambos os lados, para evitar problemas e reclamações no futuro.

 

Preste um bom atendimento

A cordialidade no atendimento aos clientes, mesmo no meio virtual, deve ser sempre mantida. Não se esqueça de manter um tom profissional e educado nas conversas. Tenha em mente que, uma vez aberta a troca de mensagens no WhatsApp, o caminho inverso também será usado, para dúvidas e reclamações dos clientes, por exemplo.

Outro ponto importante é evitar os áudios. Embora sejam maneiras práticas de enviar uma mensagem, muitas vezes o cliente não está em condições, seja por tempo curto, seja por local inapropriado, para ouvir seu áudio. Ele acabará deixando sua mensagem de lado e pode até se esquecer dela. Prefira sempre escrever suas mensagens, para facilitar a recepção do outro lado. Veja mais boas práticas que você pode adotar quando atender por WhatsApp clicando aqui.

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Se você quer dicas para atender os clientes no pós-venda, leia agora o texto que preparamos sobre esse assunto!

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