Construção
Entrega da obra: 3 dicas para cumprir o prazo combinado
Você fica preocupado em conseguir cumprir os prazos combinados com os clientes? Acredita que seja desafiador estabelecer uma data certa para a entrega da obra? Então, esse post é para você!
Sabemos que o resultado de um ótimo trabalho são clientes satisfeitos e que a possibilidade deles nos recomendarem para conhecidos é enorme. Porém, por diversos fatores, é muito comum os tempos combinados extrapolarem.
Neste post reunimos informações para que você consiga cumprir a data combinada na hora do contrato. Então, siga conosco as dicas abaixo e veja como evitar o atraso na entrega de uma obra!
1. Seja profissional
Quando um cliente deseja contratar nossos serviços, o primeiro passo é analisar o projeto. Faça isso com muita calma e verifique todos os detalhes. Não queira passar um “valor por cima”, pois isso poderá lhe trazer problemas. Se for o caso, peça um tempo para analisar e poder fazer um orçamento e cronograma adequados.
Ao alinhar o projeto do cliente com as possibilidades reais, como encontrar mão de obra qualificada e materiais, a data que você estabelecerá será mais próxima possível da que conseguirá cumprir.
Se você está no início de sua carreira, é importante sempre estar atento ao tempo a ser aplicado em determinadas partes da obra. Essa experiência lhe trará mais segurança para estabelecer prazos certos. Então, esteja atento!
Também é muito importante manter o cliente sempre informado de como está o andamento do projeto. Se surpresas que resultarão em atrasos acontecerem no meio do caminho, deixe-o informado.
Você também pode se interessar por: O que você precisa saber sobre organização financeira para pedreiro.
2. Cumpra uma sequência
Após traçar o planejamento, é fundamental que você tenha uma sequência bem clara da execução da obra em sua cabeça.
É preciso estar sempre atento ao próximo passo e aos materiais que serão necessários para não perder tempo. Por exemplo: se, na semana que vem, você começará a mexer no telhado, é preciso verificar com antecedência se o material já estará na obra.
Ou seja, além do trabalho executado na prática, é preciso aprender a observar o projeto e ter cada etapa bem definida para não se perder. Por isso, preparamos uma sequência que pode ajudar:
- inicia-se pelas demolições, já que é preciso remover os entulhos e retirar todo o material que não será utilizado;
- reformas de estrutura: aumentar ou diminuir cômodos / construir ou demolir paredes;
- construir e/ou reformar as lajes e telhados;
- assentar as janelas e portas;
- instalar os encanamentos;
- fazer as instalações elétricas;
- construir e/ou reformar o forro;
- colocar pisos e azulejos;
- instalar as louças;
- fazer a pintura;
- instalar luminárias
- fazer a marcenaria.
3. Planeje a compra dos materiais
Para não atrasar a execução da obra, é fundamental ter uma organização em relação à compra dos materiais. Também é preciso saber a quantidade correta dos itens e ficar esperto em relação à qualidade deles.
Comprar itens baratos pode ser ruim pois, se o material não tiver qualidade, provavelmente você terá que refazer o serviço — o que implicará, com certeza, em atraso na entrega e gastos extras.
É importante lembrar que os fatores fundamentais para a compra de materiais são a quantidade correta, a qualidade do material e saber se ele estará na obra na hora certa.
Para ser um excelente pedreiro e ter clientes realmente satisfeitos, é fundamental cumprir os cronogramas estabelecidos para a entrega da obra. Afinal, quando uma pessoa compra um imóvel ou realiza uma reforma, o que ela quer é se mudar o mais rápido possível. Com planejamento adequado e ritmo, com certeza você conseguirá dar conta do recado e entregará o serviço dentro do tempo combinado!
Gostou das nossas dicas? Então curta a nossa página no Facebook e receba mais informações sobre construção diretamente no seu feed!