Meio Ambiente
6 práticas para um canteiro de obras mais sustentável
A consciência ambiental está em destaque nos últimos anos, tendo como prioridades as práticas que limitam o desperdício e aumentam a reutilização de recursos. Manter um canteiro de obras econômico e sustentável traz vantagens a todos os envolvidos, sendo frequentemente adotada em reformas ou construções de grande a pequeno porte.
Para você se adequar a essa questão, trouxemos neste artigo 6 práticas que tornarão sua obra mais verde e acessível. Acompanhe!
1. Separar os resíduos em categorias distintas
Os resíduos da obra podem ser subdivididos em 4 categorias de acordo com o tipo de material. Na categoria A incluímos alvenaria: fatura da obra.
3. Ter cuidado com a água
A utilização de água no canteiro é bem intensa, especialmente para preparação e cura do concreto. Para que não haja desperdício, sugerimos a instalação de restritores de vazão nas torneiras da obra. Outra maneira de se economizar é utilizando água de reuso em vez da água potável, que também torna o processo mais sustentável e ecológico.
Ainda, pode-se também proteger as bocas de lobo próximas à obra para que resíduos tóxicos não sejam levados pelo sistema de esgoto e contaminem o solo e os rios.
4. Detalhar o orçamento
Uma das melhores medidas a serem adotadas para um canteiro de obras sustentável é um orçamento detalhado, listando a quantidade de materiais com a maior precisão possível para que não haja excesso ou falta.
Não fazer isso acarreta, por exemplo, em custo adicional com mão de obra e transporte, queima de combustíveis fósseis e geração desnecessária de gases. A escolha de materiais de qualidade também é fundamental para evitar a necessidade de futuros retrabalhos.
5. Instalar um tubo metálico
Ao construir obras de muitos andares, sempre haverá muito entulho e poeira gerados a grandes alturas. Para que não sejam espalhados pelo vento ao serem transportados, recomendamos a instalação de um tubo metálico comum aos andares em construção com ligação térrea nas caçambas. Assim, acontecerá menor poluição local, facilitando a limpeza e preservando a saúde dos trabalhadores e vizinhos à obra.
6. Proteger as instalações do calor excessivo
Instalar películas de controle solar nos vidros das janelas nos edifícios temporários à obra, como almoxarifado e refeitório, auxilia no controle do calor e, consequentemente, na manutenção da temperatura interna. Isso gera melhor conforto térmico aos presentes e maior conservação dos materiais.
Outra técnica adotada é a de pintar as telhas de branco, para que haja menor absorção de calor a ser transportado às instalações.
Muitas empresas de engenharia têm se beneficiado da implantação de canteiro de obras sustentável ao longo dos anos, muitas delas conquistando selos de empresa compromissada com o meio ambiente.
Assim como as empresas, os profissionais do ramo precisam estar atentos às mudanças e práticas mais recentes. Você, como profissional atualizado e consciente, não pode ficar fora dessa, não é mesmo? Se gostou do artigo, não deixe de curtir e compartilhar com seus colegas de profissão!