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Aprenda as melhores práticas de atendimento pelo WhatsApp
Com o surgimento das mensagens instantâneas, cada vez mais as pessoas evitam falar ao telefone, dando preferência aos prestadores de serviço que realizam atendimento pelo WhatsApp. Sendo assim, para continuar por dentro no mercado, é importante estar antenado às novidades e buscar meios que facilitem o contato das pessoas com você.
Não basta apenas ter um telefone, um perfil cadastrado no aplicativo de mensagens e divulgar o seu número. Por isso, separamos aqui algumas estratégias que podem ser aplicadas para te ajudar a conquistar mais clientes!
Tenha um perfil apresentável
O WhatsApp é uma ferramenta que utilizamos para nos comunicar com nossos amigos e familiares e, por isso, é comum colocarmos fotos mais descontraídas no perfil, como em uma praia, festa etc. No entanto, quando o aplicativo também é usado para entrar em contato com clientes, é fundamental tomar cuidado para não expormos demais nossas vidas pessoais.
O indicado é colocar imagens que transmitam a ideia de profissionalismo. Para isso, vista sua melhor camisa e peça para que alguém tire uma foto para você. Além de demonstrar seriedade no trabalho, isso passa mais confiança para quem deseja contratá-lo.
Tome cuidado com as mensagens de texto
Se você não puder ter um número exclusivo para o atendimento pelo WhatsApp, é melhor tomar cuidado com as mensagens e sempre conferir o destinatário antes de clicar em “enviar”. Ao mandar mensagens indevidas, além de manchar a sua reputação, você pode acabar causando um grande desconforto entre vocês.
Mas não é só isso! Também é importante tomar cuidado para não passar a impressão errada e parecer uma pessoa grosseira com o cliente. Busque ser sempre bem-educado e informe apenas o que é necessário — nada de blocos de texto muito longos.
Evite o envio de áudios longos
Em alguns momentos, pode ser que você precise dizer algo que, se fosse para ser digitado, demoraria muito tempo e não tornaria a comunicação prática. Nesse caso, a gravação de um áudio parece mais viável, não é?
No entanto, enviar mensagens de voz muito extensas também pode ser um pesadelo para quem está ouvindo. Então, tente dividir as informações em diferentes áudios — o ideal é que eles não passem de 1 minuto.
Coloque na lista de transmissão somente quem autorizou
Ainda não é todo mundo que gosta de ser chamado no WhatsApp quando o assunto é trabalho. Por isso, antes de se comunicar com o cliente pelo aplicativo, não se esqueça de pedir a autorização para que a comunicação seja feita por ali.
Além de ser a atitude de um bom profissional, isso também demonstra que você respeita a privacidade do outro.
Responda as mensagens com agilidade
Imagine que você tenha mandado uma mensagem para alguém, e a pessoa demora horas para responder — bem frustrante, não é mesmo? Então, como diz o ditado: não faça aos outros o que você não quer que seja feito a você.
Confira sempre se há notificações de mensagens em seu smartphone ou, se preferir, determine horários de atendimento ao cliente (e não deixe de informá-los desse horário, é claro). Para facilitar, você pode utilizar o status do WhatsApp para informar os períodos em que estará on-line, por exemplo.
Aproveite os recursos do aplicativo
O WhatsApp oferece uma série de ações que podem ser usadas a seu favor. Você pode, por exemplo, usar a chamada de vídeo para mostrar para um cliente como andam as atividades na obra.
Enfim, as inovações tecnológicas nos oferecem diversas facilidades para o dia a dia, e o atendimento pelo WhatsApp é uma delas. Com ele, você se coloca a frente dos concorrentes, já que fica mais acessível para entrar em contato com os clientes. Então, aproveite o máximo possível essa ferramenta!
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