Segurança na Obra
Conheça os EPIs que são obrigatórios na obra
Todo mundo sabe o quanto os EPIs são importantes e totalmente essenciais para a rotina de trabalho de um Amigo Construtor, mas também é sabido que nem todos usam, pode ser por esquecimento ou porque realmente não entendeu o motivo dele ser tão importante. Por conta disso, resolvemos falar deles: os seus amigos inseparáveis da obra (ou que serão a partir de agora). Veja os EPIs obrigatórios na obra.
Capacete de segurança:
Protege a cabeça contra impactos causados pela queda de objetos e materiais
Protetor auditivo tipo plug:
Controla a exposição ao ruído.
Protetor auditivo tipo concha:
Tem a mesma função do protetor acima, mas esse é mais usado pelos profissionais que atuam na betoneira, ou que trabalham expostos à poeira e outros elementos que podem prejudicar a audição, pois dificulta a entrada de sujeira nos ouvidos.
Botas de segurança:
Protegem contra queda de objetos e evitam que o trabalhador seja vítima de escorregões.
Máscara para poeira:
Protege contra poeira proveniente de corte de tijolos, cerâmicas, etc.
Máscara para produtos químicos:
Usada para proteger todos os atingidos pelo pó de cimento e contra os químicos na pintura. Além de outros materiais que podem ser corrosivos e prejudiciais à saúde.
Cinto de segurança tipo paraquedista:
Protege em trabalhos que envolvam altura. Lembrando que trabalho em altura é todo trabalho acima de 2 metros (NR 35.1.2).
Luva de raspa:
Protege durante trabalhos onde haja risco de corte ou para trabalhos com risco de lesão. Exemplo: carregamento de ferros e vergalhões.
Luva de látex:
Evita contato com cimento, argamassa, etc.
Viseira de proteção:
Protege contra partículas em projeção. Exemplos: serras circulares, lixadeiras e policortes.
Você também pode se interessar por: EPIs: entenda mais sobre este assunto!
Óculos de proteção:
Tem a mesma função da viseira de proteção, porém, com uma desvantagem: as laterais dos óculos têm pequenos espaços pelos quais podem passar partículas
Protetor solar:
Ele não é EPI obrigatório, mas é fundamental para proteger contra os raios solares. Lembrando que as normas de segurança não exigem apenas EPI. Exigem que a empresa promova medidas de segurança, o protetor solar é uma delas.
Para finalizar, lembre-se de verificar a data de validade de seus EPIs! É isso mesmo: eles têm prazo de validade que muda de acordo com a função que você exerce na obra. Então, fique atento, pois não adianta usar luvas ou máscaras com prazo de validade ultrapassado.
Gostou de saber mais sobre os EPIs obrigatórios na obra? Então continue de olho no Amigo Construtor!