Estoque mínimo: entenda o que é e como calcular em sua loja de material de construção

Aprenda como gerenciar melhor o seu estoque para que não faltem produtos
Você já ouviu falar em estoque mínimo? Gerenciar uma loja de construção é uma tarefa desafiadora, mas que se torna mais simples quando há planejamento. Isso inclui fazer um controle contínuo das vendas e identificar os produtos que têm mais saída ou aqueles que oferecem um baixo retorno.
Ao fazer pedidos aos fornecedores de materiais de sua loja, é importante fazer essa leitura, tanto para conseguir descontos e fazer parcerias com bom custo-benefício, como também para manter o estoque sempre abastecido.
Neste conteúdo, você vai aprender o que é o estoque mínimo, como colocar em prática e evitar o desperdício de recursos, ou mesmo a perda de uma venda por não ter o item procurado pelo cliente. Continue a leitura e aprenda mais!
O que é estoque mínimo de uma loja?
O estoque mínimo pode ser definido como a quantidade mínima de produto que você deve ter na sua loja física ou online, até o momento em que for realizar uma nova compra com o fornecedor. Isso ajuda a evitar que itens importantes fiquem em falta ou que aqueles com menos procura, fiquem sobrando.
Para compreender qual o estoque mínimo ideal de um determinado produto, é necessário determinar a quantidade vendida por dia deste item, em média, e o tempo de entrega do fornecedor. Assim, toda vez que o estoque do produto da sua loja chegar nessa quantidade, isso indica que chegou a hora de fazer um novo pedido de entrega ao fornecedor.
O estoque mínimo é uma estratégia muito importante em sua loja de construção para não perder clientes. Afinal, nem todos os clientes podem ou querem esperar um produto em falta chegar, o que pode fazer com que eles procurem outros comércios do setor e não voltem mais.
Como encontrar o estoque ideal na loja de material de construção?
Ao gerenciar o estoque dos materiais de construção de forma efetiva, fica fácil identificar os prazos em que cada produto precisa ser reposto. Treine a sua equipe para que seja feito um monitoramento contínuo da quantidade de produtos que saem e entram na sua loja, evitando atrasos na reposição ou produtos estragados porque eles venceram, por exemplo.
O controle de estoque é necessário tanto em lojas físicas como online. Nas lojas online, por exemplo, um problema muito grande é quando são feitas vendas a mais do que a quantidade de produto disponível. Cancelar um pedido afeta a confiança do cliente na marca e pode prejudicar a sua reputação, assim como as prateleiras vazias também não passam muita credibilidade.
Faça um inventário dos produtos, mantenha o registro atualizado do número de vendas, identifique quais são os produtos que vendem mais e os que oferecem maior lucro. Leve em consideração, também, períodos nos quais já se espera uma alta nas vendas, como Black Friday, Natal e Dia das Mães. Como a data vai afetar as suas vendas depende também dos tipos de produtos disponíveis.
Fórmula para calcular estoque mínimo na loja de material de construção
Se quiser calcular o estoque mínimo, é preciso multiplicar a quantidade média de produtos vendidos por dia pelo número de dias que o fornecedor leva para entregar o seu pedido. O valor do consumo médio se dá ao dividir o número de produtos vendidos em um determinado período de tempo pelo número de dias.
Por exemplo, se na sua loja de construção são vendidos 360 sacos de cimento a cada 30 dias, a conta seria 360 dividido por 30, o que daria um consumo médio de 12 sacos de cimento por dia. Se o prazo de entrega do fornecedor é de 40 dias, o estoque mínimo seria 12 multiplicado por 40, que é igual a 480. Ou seja, o seu estoque mínimo é de 480 sacos de cimento.
Como calcular o estoque máximo?
Uma vez que você já tenha entendido a rotatividade de produtos na sua loja de construção e tenha um controle rígido de cada produto, fica mais fácil, inclusive, identificar novas oportunidades de negócios e investir para ampliar o seu portfólio, além de disponibilizar novos canais de venda.
Contudo, para isso, também é necessário entender como calcular o estoque máximo. Se o estoque mínimo é um planejamento que previne a escassez de produtos na sua loja, o estoque máximo irá ajudar a não comprar produtos em excesso, o que pode propiciar a perda deles por terem ultrapassado o prazo de validade.
A fórmula para calcular o estoque máximo é: nível de novo pedido + quantidade de novo pedido – (consumo mínimo x período de novo pedido).
Garantindo as melhores vendas com um estoque adequado
O gerenciamento de estoque traz inúmeros benefícios ao controle dos produtos e itens que chegam e saem. Da mesma forma, é uma maneira de ter visibilidade quanto aos gastos e melhorar a relação com o cliente.
Neste conteúdo, você aprendeu tudo sobre o estoque mínimo e máximo, como calculá-lo e quais as melhores estratégias para colocar em prática. Considere, assim, além disso, decidir por uma forma inteligente de se colocar no mercado e chegar aos consumidores da sua região.
Agora, aproveite que já aprendeu tudo sobre estoque mínimo e máximo para expandir suas vendas e comercializar seus produtos online. Cadastre sua loja no Amigo Construtor e venda muito mais!