Construção
Locação de obras
O acabamento, a arquitetura, a praticidade e outros tantos detalhes chamam a atenção em uma obra pronta. Mas vale lembrar que, para chegar ao resultado final, muitas etapas são necessárias. É aí que entra a locação de obras.
Muitos acreditam que, com um bom projeto e com um bom orçamento, tudo é possível.
Se refletirmos, veremos que não é bem assim. Mesmo com um bom projeto e com um orçamento generoso, podemos ter muitos problemas em uma obra. O prolongamento do cronograma ou o orçamento que estoura podem transformar um sonho em um pesadelo. Ou ainda o pior, a soma dos dois problemas!
Para evitar equívocos e retrabalhos, é fundamental que a obra siga um projeto e um planejamento prévio. Afinal, as alterações durante a fase de elaboração não geram custos extras.
De posse do projeto, que deve conter todos os detalhes e soluções para diferentes desafios, iniciamos uma etapa que é fundamental para o sucesso: a locação da obra, que também é conhecida por marcação.
Nesta etapa, se realiza a marcação de todos os eixos da construção. O que permite o posicionamento correto e preciso de todos os elementos de fundação e, na sequência, das alvenarias.
Afinal, o que é Gabarito?
Também conhecido como “curral”, é o local onde fazemos as marcações e fixamos os pregos. Tudo para o posicionamento das linhas, que nos darão os alinhamentos de baldrames e alvenarias. Além do ponto correto para execução das fundações do tipo estaca, por exemplo.
Como fazer?
Deve ser montado considerando a face mais externa do bloco ou sapata de fundação, respeitando uma distância mínima de 1,5m ou mais. Assim, você permite a escavação e a circulação entre o bloco e o Gabarito de forma segura aos trabalhadores, além de garantir a estabilidade da estrutura, que não deve se movimentar em hipótese alguma.
Normalmente, a altura do Gabarito é de no mínimo 1m em relação a cota (nível) final da obra.
São utilizados pontaletes de seção quadrada de 9cm x 9m como escoras verticais e tábuas de 15 a 20cm como fixação na face lateral dos pontaletes.
Para garantir a estabilidade das tabeiras (tábuas laterais), os pontaletes devem ter espaçamento de aproximadamente 1,5m.
No topo dos pontaletes pode ser utilizada uma tábua de 15cm que é onde serão fixados os pregos-guia.
Em obras em que há entrada de equipamentos ou máquinas de grande porte para fundação, é importante prever uma parte móvel para o Gabarito. Nestes casos, sempre devemos dar preferência a construir a parte móvel em uma região que não possua eixos, ou que possua o menor número possível.
Ainda nestes casos, é fundamental que se criem pontos de referência para não haver dúvidas quanto à manutenção da localização dos eixos e reforçar que a retirada deve ser realizada com o acompanhamento do responsável pela obra e apenas pelo tempo necessário para a entrada ou saída dos equipamentos ou máquinas.
O gabarito deve ser executado mantendo-se o esquadro e o nivelamento perfeito.
Uma forma prática e confiável de garantir o esquadro é formar um triângulo com as seguintes dimensões: 3:4:5 ou se possível 6:8:10.
Uma técnica que contribui muito para a identificação dos eixos e marcações é a pintura prévia do Gabarito com tinta branca.
Como utilizar?
Em obras de grande porte, os eixos são locados com a utilização de equipamentos de topografia e por profissional da área.
Em obras de menor porte, este procedimento também pode ser utilizado. Entretanto, é muito comum a marcação com equipamentos simples como trena e mangueira de nível com água. Neste caso, é recomendável que a trena utilizada seja de aço, evitando-se a deformação da fita e consequentes erros de medida.
Uma vez tomadas as medidas entre eixos e feita a marcação na tábua, procede-se a fixação dos pregos que definem exatamente o local onde a linha ou o arame devem ser posicionados.
As marcações de estacas e/ou brocas devem ser realizadas com a transferência do cruzamento das duas linhas de marcação (eixo numeral e eixo alfabético) com o auxílio de prumo de centro.
No caso de obras que tenham a circulação de equipamentos sobre o terreno, deve-se abrir uma cova com 30 a 50cm de profundidade e cravada estaca de madeira sobre o ponto exato de locação da estaca. A cova deve ser preenchida com solo e receber uma boa quantia de água com cal para a fácil identificação na superfície.
Alguns outros pontos de atenção, que garantem a manutenção do gabarito, são:
- Evitar trânsito pesado próximo ao gabarito.
- Evitar estocar materiais próximos aos gabaritos.
- Evitar choques com equipamentos ou máquinas.
Benefícios da montagem do gabarito:
- Alinhamento e esquadros perfeitos.
- Redução de tempo com verificações e retrabalhos.
- Fundações atuando de forma adequada.
Gostou de saber mais sobre locação de obras? Então confira também nosso texto exclusivo sobre tipos de rejunte.