O que precisa ter no projeto hidráulico de banheiro?
Saiba o que é e quais são os itens necessários para você começar a planejar a sua instalação hidráulica no banheiro!
Para evitar problemas futuros, é necessário planejar cada detalhe na etapa da construção. O projeto hidráulico de banheiro é um desses pontos que merecem atenção e deixar de fazê-lo por economia pode sair muito mais caro em termos de qualidade.
O projeto hidráulico é o responsável por toda a distribuição e abastecimento de água da residência. Portanto, ele deve ser realizado com muito cuidado, pois, além disso, garante também água quente e outras funcionalidades essenciais para qualquer casa.
Continue lendo para conferir o que é projeto hidráulico e quais os itens essenciais para a instalação hidráulica do banheiro. Veja as melhores práticas para sua obra! Boa leitura.
O que é um projeto hidráulico?
O projeto hidráulico, também chamado de hidrossanitário, é um mapeamento completo de toda a tubulação da obra. Ele faz parte do planejamento que complementa uma edificação. Por isso, ele deve estar condizente com o projeto arquitetônico, estrutural e elétrico, para que não haja nenhuma interferência.
O seu objetivo é indicar cada um dos componentes da instalação, como bombas, válvulas, tubulações, sifões, além dos tamanhos e formas dos canos. Esse detalhamento é realizado através de uma planta hidráulica, que é um desenho específico com todas as dimensões e posição do encanamento, além de guiar os pontos de água e a rede de esgoto.
Para realizar um projeto hidráulico do banheiro, verifique todos os projetos e plantas da edificação. Com isso, é possível prever onde será cada ponto hidráulico do ambiente. Também deve ser anexado nele um memorial descritivo com todos os materiais e produtos utilizados.
É indicado contratar um especialista na área para que o planejamento esteja de acordo com as normas técnicas, além de usar materiais de qualidade. O projeto hidráulico de banheiro, quando bem realizado, garante o bom funcionamento do abastecimento, distribuição e escoamento da água da residência.
O projeto também ajuda a reduzir os gastos da obra com desperdício de materiais e ainda traz uma economia a longo prazo, já que grande parte dos problemas hidráulicos acontecem por causa de negligência durante as instalações.
Outro ponto a se destacar é a facilidade na hora de um reparo ou manutenção. Com a planta hidráulica em mãos, fica muito mais fácil localizar a tubulação e evitar acidentes como a perfuração dos canos, fator que torna o reparo ainda mais caro. Além disso, fornece uma economia de água por causa da distribuição controlada.
Principais itens para a execução do projeto hidráulico
Para executar o projeto hidráulico do banheiro, existem alguns itens essenciais, como caixa d’água, registros, tubulações, ralos, planta hidráulica e outros materiais. Conheça abaixo um pouco mais sobre cada um deles.
Caixa d’água
A caixa d’água é um reservatório de água localizado, geralmente, em cima da laje. Responsável pelo abastecimento da residência, o local ideal para a sua instalação é sempre no ponto mais alto do imóvel.
Ela deve ser escolhida com muita atenção e de acordo com a quantidade mínima de água consumida diariamente. É estimado que em uma residência o consumo de água por pessoa fique em torno de 150 litros por dia. Para dimensionar o tamanho da caixa d’água, você pode multiplicar a quantidade de moradores do local por 150.
Por exemplo, se em sua casa moram 5 pessoas, basta multiplicar 5 × 150 = 750. O ideal é que a caixa d’água atenda ao consumo da moradia por dois dias. Então, o indicado seria uma caixa d’água de, no mínimo, 1.500 litros.
Registros
A função do registro é controlar e bloquear o fluxo de água em um projeto hidráulico de banheiro. Disponível em diferentes modelos, o ideal é que cada cômodo com instalação hidráulica tenha o seu próprio registro, para que, no momento da obra, não seja necessário parar todo o abastecimento de água do local.
Tubulação
A tubulação é responsável por conectar a caixa d’água em todos os pontos de abastecimento no projeto hidráulico do banheiro. No projeto, deve constar todo o caminho percorrido pelos tubos e os seus diâmetros.
Ralos
Existem dois tipos de ralos mais utilizados: o seco, que tem escoamento mais rápido, indicado para chuveiros, e o sifonado, que filtra a passagem de resíduos, recomendado para os pisos dos ambientes. No projeto hidráulico de banheiro, os ralos devem estar conectados aos tubos de esgoto.
Planta hidráulica
A planta hidráulica deve mostrar todas as passagens, caminhos e dimensões das tubulações, identificar os registros e realizar os cálculos quantitativos. Os tipos de instalações hidráulicas que devem ser incluídas no projeto são: água fria, quente e rede de esgoto.
Outros itens importantes
Além dos materiais de construção como cimento, argamassa e tintas, outros itens serão necessários durante o projeto hidráulico de banheiro, como:
- Torneiras;
- Chuveiros;
- Pias e cubas;
- Vasos sanitários;
- Caixa sifonada;
- Grelhas;
- Sistemas de descargas;
- Tubos de PVC;
- Tubos de CPVC;
- Tubos de cobre.
Quais os riscos de não realizar o projeto hidráulico de banheiro?
Em algumas obras, o projeto hidráulico de banheiro e outros cômodos é deixado de lado. Sua ausência pode causar perfuração de canos e tubulações, vazamentos, pressão da água baixa, entre outros transtornos.
Os gastos para solucionar o problema decorrente da falta de um projeto hidráulico são muito mais caros que sua execução. A distribuição de água da residência deve ter pressão e quantidade adequada para a residência, o que só pode ser planejado de forma correta em um projeto hidráulico.
Portanto, para garantir que sua instalação hidráulica tenha bom funcionamento, é importante contratar um profissional especializado para a realização da planta hidráulica, para a execução do projeto e sempre escolher produtos de qualidade.
Se você mora em Belo Horizonte e região, na loja do Amigo Construtor você irá encontrar tudo para deixar o seu banheiro funcionando e do seu estilo! Compre agora mesmo e receba ofertas exclusivas. Acesse!